Você está em: Início > Notícias > Seminário DRAWinU | DEPOIS DO DESENHO

Seminário DRAWinU | 'DEPOIS DO DESENHO'

Quarta-feira, 28 de junho, a partir das 10h00, na Aula Magna da FBAUP

No Seminário, serão debatidos os resultados do primeiro ano do projeto DRAWinU, tendo como base a reflexão sobre duas questões:
Com que desenhos aprendemos e ensinamos na Universidade?
Que futuro para o desenho nas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática?

No último ano, a equipa do projeto DRAWinU recolheu e identificou distintas atividades de desenho em vários centros e faculdades da Universidade do Porto: da medicina às ciências biomédicas, da biologia à bioquímica, do desporto à física, das ciências do território à matemática, das engenharias à arquitetura. Este reconhecimento é a base de um estudo longitudinal sobre os usos do desenho nas áreas CTEM do ensino superior (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Pretende-se assim compreender a agência construtiva do desenho não só como representação ilustrativa, mas como um elemento multifacetado do processo epistemológico da ciência. Nesse sentido, entende-se que este reconhecimento não pode ser desligado da perceção singular com que estudantes, investigadores e professores consideram a sua própria experiência de desenho, em relação aos resultados da aprendizagem, à construção do conhecimento e aos fenómenos observados.

O Seminário 'DEPOIS DO DESENHO' decorre no dia 28 de junho de 2023, a partir das 10h00, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com entrada livre, o Seminário é aberto à comunidade académica da Universidade do Porto e público em geral, um convite a todos que desejem participar.

A iniciativa visa perceber quais os obstáculos e incentivos ao ensino do desenho nas áreas CTEM, e que estratégias são necessárias para desenvolver a atividade do desenho numa estreita ligação com os conteúdos e práticas de cada área.

MANHÃ | 10h00 – 12h30

10h00 | Boas-vindas e apresentação da primeira fase do DRAWinU
Mário Bismarck, IR do projeto

10h25 | Objetivos do Seminário
Paulo Luís Almeida

10h30 | As práticas de desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto: método, investigação, teoria
Vítor Silva

10h45 | Organizar a complexidade. As anotações gráficas e verbais como recursos de sintetização e memorização
Cláudia Amandi

11h00 | A atual presença do desenho no contexto da medicina: desenhar para ensinar, estudar e comunicar
Marina Vale Guedes

11h20 | Intervalo para café

11h30 | Como fazer desporto com desenhos?
Paulo Luís Almeida

11h45 | Diagramas, esquemas e figuras. Visualização e representação de conceitos em Física e Astronomia
Jorge Marques

12h00 | Discussão
Moderação: Flávia Costa

12h30 | Intervalo de almoço

TARDE | 14h15 – 17h30

14h15 | Desenho criatividade e comunicação. A importância do desenho na engenharia
Sílvia Simões e Pedro Alegria

14h30 | Inquirir, provar e reconstituir: Apontamentos sobre o desenho na arqueologia
Vasco Cardoso

14h45 | Intervalo

15h00 | Desenhar para Visualizar na Matemática
Helena Mena Matos e Vasco Cardoso

15h15 | O uso do desenho nas áreas da biologia. Desenhar para aprender, desenhar para ensinar, desenhar para investigar, desenhar para comunicar
Mário Bismarck

15h30 | Discussão
Moderação: Flávia Costa

15h45 | Intervalo

16h00 | Apresentação do repositório online do projeto DRAWinU
Maria Catarina Silva

16h10 | Discussão: que futuro para o ensino do desenho entre as duas culturas da Universidade?
Moderação: Maria Manuela Lopes

16h45 | Intervalo para café

17h30 | Conclusão do Seminário

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas