Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Conferência RAMPA | Voz e resistência, por Xavier Recio e Gina Arizpe

Notícias

Conferência RAMPA | 'Voz e resistência', por Xavier Recio e Gina Arizpe

Quinta-feira, 01 de junho 2023, 16h00, na Aula Magna da FBAUP

O México vive uma diversidade de problemáticas, de entre as quais se destacam a violência e a insegurança.

Esta realidade é prenúncio de um constante estado de crise: a criminalização dos migrantes, a perseguição e o desaparecimento de pessoas, que, no México superaram a centena de milhar em 2022. As várias formas de violência são prova da normalização associada à decomposição do tecido social, e a impunidade face a casos de violação dos direitos humanos. No entanto, problemas como a pobreza e a marginalização extrema são condições de um sistema económico que não se circunscreve a este país.

'Voz y resistencia', tem como objetivo dar visibilidade ao que é ignorado. Os artistas incluídos partilham uma perspetiva sobre este tema, que põe a nu a invisibilidade das falhas estruturais dos nossos sistemas sociais e económicos

Gina Arizpe aborda fenómenos como o feminicídio, a precaridade laboral e a pobreza, enquanto que Hernan Gonzalez reflete sobre os estereótipos sociais associados à violência e as narrativas que a excluem e celebram. Finalmente, Fabiola Rayas colabora no seu trabalho de ativista com organizações defensoras dos direitos humanos e que denunciam os desaparecimentos forçados.

O impacto visual e emocional das diversas obras – que tanto comovem como provocam a indignação – representam uma forma de resistência às atuais condições de impunidade. Perante o silêncio, os artistas são o canal para expressar a indignação de outros. Apesar da dor, mas com esperança, reinventam a levantam a sua voz para evitar a repetição.

A conferência será seguida da abertura da exposição ‘Voz e Resistência’, comissariada por Xavier Recio e com obras de Gina Arizpe, Hernán González e Fabiola Rayas. O evento terá lugar na RAMPA, situada no Porto. 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Conferência RAMPA | ‘Voz e resistência’, por Xavier Recio e Gina Arizpe

Quinta-feira, 01 de junho 2023, 16h00

Aula Magna, FBAUP

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Xavier Recio Oviedo, estudou Comunicação na Universidad Iberoamericana, México. É Mestre em Administração de Artes Visuais na Universidade de Nova York, com uma bolsa Fulbright. Foi coordenador de exposições na White Box Gallery (Nova York) e assistente geral no Dumbo Arts Center em Brooklyn. Coordenou exposições, seminários, conferências e programas educativos em Puebla, México, relacionados com a gestão cultural. De 2003 a 2010 foi coordenador da galeria de arte IBERO Puebla, bem como da Bienal de Artes Visuais. Foi membro do júri do Bolsas de Pós-Graduação em Estudios en el Extranjero Fondo Nacional para la Cultura y las Artes - CONACyT. Coordenou a graduação em Arte Contemporânea e a pós-graduação em Gestão Cultural da Universidad Iberoamericana. Liderou a publicação de um livro e uma exposição participativa sobre a fotografia do início do século XX no México, para a Fundação Espinosa Rugarcía e o Centro de Estudos Espinosa Yglesias (CEEY). Atualmente, é diretor do Departamento de Arte, Design e Arquitetura da Universidad Iberoamericana.

A obra de Gina Arizpe (Ciudad de México, 1972) centra-se na pesquisa e no questionamento dos limites físicos e sociais a que o corpo está submetido nas sociedades contemporâneas. A partir de uma posição sociopolítica, a sua produção explora contextos sociais periféricos. Integrou o coletivo mexicano marcelaygina (1997 – 2010) durante mais de 13 anos, onde delineou as principais estratégias artísticas que continuam a definir o seu trabalho: afastar-se do atelier como plataforma de trabalho e reflexão, para explorar diversos contextos sociais e produzir ações. Desde 2010, iniciou a sua produção a solo. Em 2001, recebeu o título de Mestre em Artes pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Autónoma de Nuevo León.

O seu trabalho foi exibido individual e coletivamente em vários museus e centros culturais no México, Estados Unidos, América do Sul e Europa. Entre as suas exposições mais recentes estão: “Nos gustarı́a contestar algunas preguntas”, Museo de Arte de Monterrey (Mty. Mx. 2022), “Sin Huella”, Museo Universitario del Chopo, (CdMx, Mx. 2022), “A ras de suelo” Museo de la Ciudad de Querétaro y Nave Generadores, CONARTE, (Mty, Mx. 2021), “Disipaciones”, LZ46, Freijo Gallery, (Madrid, Es. 2019),“Desplazamientos”, The Bassement, (Viena, Aus. 2019), “Cuestión de Tiempo”, SAPS (CDMX, Mx. 2018), “Desaparecer”, Scheifmühlgasse 12 – 14 Contemporary, (Viena, Aus. 2017), “Below the Undergraound: Renegade Art and Action in 1990´s Mexico”. Armory Center of the Arts, (Pasadena, Ca. E. U. A. 2017), “Tramas de revelación”, Museo de Arte Carrillo Gil, (CDMX, Mx. 2015). O seu trabalho tem sido alvo de reconhecimentos como os prémios aquisição na “Bienal de las Fronteras”, (Matamoros, Mx, 2015), “Arte Emergente, Bienal Nacional”, (Monterrey, Mx. 2008), a “Reseña de la Plástica de Nuevo León (2006), recebendo ainda uma Menção Honrosa na Bienal de Yucatán, (Mérida, Mx.2014).

Recebeu a bolsa Jóvenes Creadores da FONCA, CONACULTA (Mx. 2003) e a bolsa Sistema Nacional de Creadores FONCA, CONACULTA (Mx. 2010 e 2018). Obteve o Primeiro Prémio Tequila 1800 Colección, na edição 2020 da Zona Maco; Em 2021, conquistou o Primeiro Lugar na 8ª Bienal Internacional de Arte Universitária e o Segundo Prémio Aquisição na segunda edição do Prémio de Arte do Estado de Nuevo León convocado pelo CONARTE. Foi recentemente galardoada com o Prémio UANL para as Artes, na categoria de Artes Visuais. A sua obra faz parte de coleções públicas e privadas.

Conferência RAMPA - Xavier Recio e Gina Aripze

Logos Conarte

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 23:40:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias