Você está em: Início > Notícias > Exposição de Escultura | Os estádios mercantis na selva: uma joia de autor baseada em técnica experimental no micro-ondas

Exposição de Escultura | 'Os estádios mercantis na selva: uma joia de autor baseada em técnica experimental no micro-ondas'

Da autoria de Paco Moreno

Exposição Paco
 Processo de Fundição por micro-ondas. Peças do autor em liga de latão.

O trabalho apresentado foi desenvolvido durante a tese de doutoramento em Artes e Humanidades da Universidade de La Laguna, Tenerife, intitulado: ‘Processamento térmico para revestimentos de joias usando tecnologia de micro-ondas.’ Essa investigação, focou uma alternativa aos métodos tradicionais de fundição de joias e arte contemporânea a partir do processamento térmico com micro-ondas. Os modelos e protótipos das obras apresentadas derivam da produção do autor da tese, na maioria dos casos utilizados para estudar, identificar e avaliar diferentes comportamentos de aquecimento de acordo com as morfologias das amostras expostas às micro-ondas, marcando o objetivo de aplicar o processo experimental estudados a casos específicos de criação artística.

The work presented was developed during the doctoral thesis in Arts and Humanities at the University of La Laguna, Tenerife, entitled: ‘Thermal processing for jewellery coatings using microwave technology.’ This investigation focused on an alternative to traditional jewellery casting methods and contemporary art from thermal processing with microwaves. The models and prototypes of the works presented derive from the production of the author of the thesis, in most cases used to study, identify and evaluate different heating behaviours according to the morphologies of the exposed samples to microwaves, marking the objective of applying the experimental process studied to specific cases of artistic creation.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA | 'Os estádios mercantis na selva: uma joia de autor baseada em técnica experimental no micro-ondas'

Patente de 02 a 09 de junho 2023

Horário: 9h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00

Sala 102, R/C, Pavilhão de Escultura Pintura, FBAUP

FRANCISCO MORENO CANDEL, nasce em Valência (1989) e atualmente reside nas Ilhas Canárias. Doutorado em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência (2022), especialização em Escultura. A sua produção artística conceptualiza a mercantilização da vida selvagem, tendo sido várias vezes premiada. A sua investigação científica incide na criação de peças em metal fundido, de pequeno formato, a partir da técnica experimental de micro-ondas, associado ao processo de fundição por cera perdida, tendo originado diversas publicações científicas. Realizou estadias internacionais na Universidade de Roma, Palermo, Porto e Lisboa.

FRANCISCO MORENO CANDEL was born in Valencia (1989) and currently resides in the Canary Islands. Doctorate in Fine Arts from the Polytechnic University of Valencia (2022), specialization in Sculpture. His artistic production conceptualizes the commodification of wildlife, having been awarded several times. His scientific research focuses on the creation of small-format cast metal parts, based on the experimental microwave technique, associated with the lost wax casting process, having originated several scientific publications. He held international stays at the University of Rome, Palermo, Porto and Lisbon.

CONTACTOS:
Professor Doutor António Rui Ferro Moutinho [UP]
Coordenador do Serviço Técnico e Oficinal de Modelação e Moldagem [FBAUP]
amoutinnho@fba.up.pt / up249117@g.uporto.pt
Técnico Superior Alcides Rodrigues [STOM&M - FBAUP]
arodrigues@fba.up.pt

ORGANIZAÇÃO:
Professor Doutor António Rui Ferro Moutinho [UP]
Coordenador do Serviço Técnico e Oficinal de Modelação e Moldagem [FBAUP]
Membro do Conselho de Departamento de Artes Plásticas [FBAUP]
Membro da Secção de Escultura do DAP [FBAUP]
Docente da Licenciatura em Artes Plásticas [FBAUP]