|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Vogal do Conselho Executivo | 2023-01-25 |
Membro do Conselho Cientifico | 2023-07-11 |
Membro Suplente do Conselho Coordenador para a Avaliação | 2023-02-02 |
Membro do Conselho de Departamento - Artes Plásticas | 2020-11-21 |
Membro da Comissão Cientifica - Mestrado em Design da Imagem | 2016-06-02 |
Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Fotografar Exposições | 2024-09-01 |
É Professora Associada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Fotografia e História da Fotografia. Doutorada em Comunicação e Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu a tese Fotografia-História, o pensamento em imagens. Contributos para a leitura de História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997 como um hiperdocumento (2016). Frequentou o programa Recherches Doctorales Libres (2010/2011) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e foi Visiting Researcher na George Eastman House, Rochester (2012). Em 1998, participou no programa Erasmus na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris.
É investigadora e membro integrado do I2ADS, onde integrou a equipa do projecto de investigação Bioimages: produção de imagens e seus dispositivos de captura através de processos ecológicos, coordenado por Tiago Assis, e actualmente lidera o projecto O que elas viram, o que nós vemos — mulheres fotógrafas em Portugal, 1860-1920. Coordenou o projecto Livros de Fotografia em Portugal, 1860-1910 no Instituto de História da Arte (FCSH.UNL).
É autora dos livros Ether: Um Laboratório de Fotografia e História (Dafne, 2018), Pó, Cinza, Nevoeiro: Um Ensaio Sobre a Ausência (2018), Lágrimas de Crocodilo: Fotografia e Crítica em Portugal, 1980-2000 (2022), e co-editora de Livros de Fotografia em Portugal: Da Revolução ao Presente (2023) e Pedagogy of the Streets, Porto 1977 (2019).
Tem participado em conferências e publicado artigos em revistas especializadas, destacando-se: O Grão da Montanha: Notas Sobre Fotografia e Extrativismo (2023), Images Postcoloniales: De la Révolution des ¼illets aux Processus d’Indépendance. Ouvrages de Propagande, de Résistance et de Liberté (1974-1984) (PERSPECTIVE, 2021, Institut National d’Histoire de l’Art, Paris), Imagens Fugazes e Triunfais: Fotografias e Filmes da Primeira Viagem Presidencial às Colónias, 1938/39 — Leitura Comparativa, Accattone/Pierrot le Fou: An Improbable Script (Centre Pompidou, 2019), e A Insubmissão da Pequena Escala: Auto-Edição e Micro-Edição Fotográfica em Portugal (Serralves, 2019).
A curadoria e a edição de livros têm sido os focos principais do seu trabalho artístico, com projectos como: Quem te Ensinou? — Ninguém, de Elvira Leite (Pavilhão de Exposições, FBA.UP, 2016); Galeria Portátil PLF (Criatório, 2018); Pedagogy of the Streets, Porto 1977 (Mishkin Gallery, Nova Iorque, 2019); Imagem/Técnica: Os Inventários de Emílio Biel (2019); Opacidade da Água (2021); Eternal Youth (2023); No Tempo dos Dias Lentos (Fundação Eugénio de Almeida, 2023); e Portugal Ano Zero (Centro de Arte Oliva, 2024).
Em 2014, co-fundou a editora Pierrot le Fou (www.pierrotlefou.pt).