Apresentação Pessoal
Mestre em Artes Plásticas-Escultura pela FBAUP, desenvolveu o projeto Repetição: Moldes, Instrumentos e Ofício – O Passado Presente no Futuro, O vazio do molde como lugar do gesto de invenção do autor-técnico, uma escultura limiar, que foca a dialética entre o autor e técnico e a relevância das consequências da repetição no ofício técnico, para a interferência/transformação provocada na produção autoral escultórica. Neste projeto retomam-se dois velhos problemas da arte. O primeiro dirige-se à técnica da moldagem e questiona a sua utilidade no âmbito da difusão e treino dentro da prática artística contemporânea; o segundo reverte a perspetiva e coloca-a sob o prisma da utilidade para a prática autoral atual.
Destaca-se a dicotomia da arte/técnica, a par com a sobreposição de duas formas de agir e pensar distintas que concorrem num sujeito, que desdobra o conceito saber-fazer criativamente designado- autor-técnico para um mesmo objetivo- a transmissão eficaz da tradição de técnicas do corpo, que operam a produção escultórica. O molde é interpretado como o meio e o limiar escultórico da contração de dois tempos distintos, de duas existências contemporâneas descumpridas–o passado fixado do modelo de barro que é feito desaparecer com a execução do molde - o futuro patente na expectativa da execução da reprodução, que o surgimento deste molde anuncia, mas que fica por concretizar. Este jogo dialético é repetido e posto em marcha com base na referência à Diferença e Repetição de Gilles Deleuze, ganha corpo com a homeostasia de A Estranha Ordem das coisas de António Damásio e é rematado num gesto de dádiva do Ensaio sobre a dádiva de Marcel Mauss.
Trata-se de um percurso autoral que tomou forma na Licenciatura em Artes Plásticas–Escultura (FBAUP), mais tarde ampliado com o ingresso na vertente profissional técnica, através do qual se tem vindo a concentrar esforços na revitalização e transmissão de técnicas tradicionais caídas em desuso, com o intuito de divulgar o saber-fazer do trabalho do gesso que objetive “conhecer para preservar”.
A título tradicional têm-se reinventado os gestos dos antigos “formadores de gesso” na aplicação de processos e técnicas que usam matérias elementares de tiragem de moldes em gesso, nomeadamente na moldagem rígida com uso de gesso pelo método de “forma perdida”, tiragem de um só exemplar, nos moldes de correr/cércea/torno e na moldagem pelo método da divisão com tasselos, adequado à seriação. A título contemporâneo dá continuidade à aplicação e transmissão de um conjunto de técnicas muito próprias, com as quais se explora a versatilidade da borracha de silicone, do latex, das resinas ou mesmo dos silicones de vinil, aplicando-as a pequenos e/ou grandes formatos, participando no seu aperfeiçoamento e procurando que possam tornar-se gestos e técnicas consolidados na prática plástica e ou na matéria de investigação dos estudantes.
Numa vertente que se aproxima aos efeitos especiais, ao longo dos últimos anos, desenvolve a aplicação de um método de tiragem de moldes diretos de carácter parcial ou total com silicone especial sobre modelo vivo, que prima tanto pelo detalhe e qualidade dos resultados, quanto pela excelência de tratamento prestado ao modelo moldado.
Entre outras valências, possui formação em pintura e decoração cerâmica 2006-2007; formação em técnicas de sopro de vidro com e sem molde 2015; formação modular em escultura 2007-2011.
Tem produção autoral e colabora regularmente no desenvolvimento técnico de projetos de outros artistas.
Áreas de Interesse
- Humanidades > Artes
- Humanidades > Filosofia
- Ciências Sociais > Antropologia