Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > DEOELDI2

Cursos

Design editorial online e a experiência de leitura digital interativa

Carga horária: 18 sessões | 54 horas de contacto
Calendário:
de 04 de fevereiro a 01 de julho de 2025 (TERÇAS-FEIRAS)
Horário:
19h00 > 22h00
Regime:
b-learning (27h em regime a distância | 27h em regime presencial)
Língua de comunicação:
Português (PT)

(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)

6 ECTS

Formador: Hugo Sá
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado


Destinatários:
Adultos exclusivamente maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.


Documentos necessários à candidatura (ligação em breve).

Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo (PC oun laptop) com colunas, microfone e câmara.
Computador (PC ou laptop) com software Photoshop instalado.


Objetivos

Dotar os formandos de competências técnicas e teóricas nos processos do design editorial numa estrutura cultural contemporânea; Introduzir os formandos à utilização de softwares específicos de gestão, edição, composição e publicação de conteúdos aplicados ao design editorial digital (Adobe InDesign); Dotar os formandos de competência de concetualização, design e produção de artefactos digitais editoriais — publicações de natureza estática ou interativa, fixa, ou fluída, para impressão ou consumo em dispositivos móveis ou desktop (ePubs); Articular e consolidar as estratégias e as ferramentas de desenvolvimento no design e produção de projetos editoriais digitais numa abordagem projetual holística.

Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estrutura e tecnologias de publicação online na Web;
- Técnicas e linguagens de edição e estruturação da informação no formato Web;
- Sistemas de gestão de conteúdos online (CMS), tipologias e vicissitudes.

Áreas de Especialização

Design Gráfico e Editorial, Webdesign

Competências Profissionais

  • Princípios de Design para Comunicação;
  • Ferramentas metodológicas e processuais para o desenvolvimento de projetos em equipas multidisciplinares;
  • Metodologias de design para as várias fases de projeto;
  • Metodologias de Design e Produção.

Saídas Profissionais

As áreas de comunicação, especialmente a digital, têm verificado a constante necessidade de profissionais da indústria. Dada a forte concorrência, tem-se registado um crescimento na procura de profissionais especializados, por parte de equipas de comunicação, nomeadamente em profissionais habilitados a fazer uma comunicação 360º das iniciativas, atividades e produção dos diferentes agentes comerciais e culturais, tanto nos setores público como privado. Desta forma, e dando resposta a esta necessidade, esta formação tem por objetivo capacitar os formandos a integrar equipas de design de comunicação e marketing nas diferentes vertentes — impressa e digital —, especialmente vocacionado para os setores culturais, mas aplicável também a agências de comunicação, empresas públicas e privadas, ou no setor industrial e de produto. Esta formação é também adequada a profissionais em nome individual e pequenas empresas de comunicação que pretendam desenvolver as competências dos seus profissionais, expandindo significativamente o campo de atuação dos designers de comunicação.

Informações

NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- LICENÇA DO SOFTWARE ADOBE CREATIVE CLOUD NO DISPOSITIVO PESSOAL (adobe creative cloud para estudantes)

Propinas:

1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 
220,05 Euros |


2. Alumni FBA/ ESBAP: 
2.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 
236,25 Euros |


3. Público em Geral:
3.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 
263,25 Euros |

Seguro Escolar: 02,00 Euros

Prazo para candidaturas à Unidade de Formação Individual:

- CANDIDATURAS 1.ª FASE: de 01 a 30 de Junho 
- CANDIDATURAS 2.ª FASE: de 01 a 15 de Setembro
- CANDIDATURAS 3.ª FASE: de 02 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025



VAGAS:
UNIDADES DE FORMAÇÃO INDIVIDUAL: 2 VAGAS

Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.


Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES  e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.


A presente edição da formação Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».


Contactos

Gabinete de Formação Contínua
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento

10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–

Dados Gerais

Sigla: DEOELDI2
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2023/2024
Duração: 54 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Design editorial online e a experiência de leitura digital interativa (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-17 às 16:46:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias