Carga horária: 18 sessões | 54 horas de contacto
Calendário: de 04 de fevereiro a 01 de julho de 2025 (TERÇAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (27h em regime a distância | 27h em regime presencial)
Língua de comunicação: Português (PT)
(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)
6 ECTS
Formador: Hugo Sá
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado
Destinatários:
Adultos exclusivamente maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.
Documentos necessários à candidatura (ligação em breve).
Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo (PC oun laptop) com colunas, microfone e câmara.
Computador (PC ou laptop) com software Photoshop instalado.
Objetivos
Dotar os formandos de competências técnicas e teóricas nos processos do design editorial numa estrutura cultural contemporânea; Introduzir os formandos à utilização de softwares específicos de gestão, edição, composição e publicação de conteúdos aplicados ao design editorial digital (Adobe InDesign); Dotar os formandos de competência de concetualização, design e produção de artefactos digitais editoriais — publicações de natureza estática ou interativa, fixa, ou fluída, para impressão ou consumo em dispositivos móveis ou desktop (ePubs); Articular e consolidar as estratégias e as ferramentas de desenvolvimento no design e produção de projetos editoriais digitais numa abordagem projetual holística.
Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estrutura e tecnologias de publicação online na Web;
- Técnicas e linguagens de edição e estruturação da informação no formato Web;
- Sistemas de gestão de conteúdos online (CMS), tipologias e vicissitudes.
Áreas de Especialização
Design Gráfico e Editorial, Webdesign
Competências Profissionais
- Princípios de Design para Comunicação;
- Ferramentas metodológicas e processuais para o desenvolvimento de projetos em equipas multidisciplinares;
- Metodologias de design para as várias fases de projeto;
- Metodologias de Design e Produção.
Saídas Profissionais
As áreas de comunicação, especialmente a digital, têm verificado a constante necessidade de profissionais da indústria. Dada a forte concorrência, tem-se registado um crescimento na procura de profissionais especializados, por parte de equipas de comunicação, nomeadamente em profissionais habilitados a fazer uma comunicação 360º das iniciativas, atividades e produção dos diferentes agentes comerciais e culturais, tanto nos setores público como privado. Desta forma, e dando resposta a esta necessidade, esta formação tem por objetivo capacitar os formandos a integrar equipas de design de comunicação e marketing nas diferentes vertentes — impressa e digital —, especialmente vocacionado para os setores culturais, mas aplicável também a agências de comunicação, empresas públicas e privadas, ou no setor industrial e de produto. Esta formação é também adequada a profissionais em nome individual e pequenas empresas de comunicação que pretendam desenvolver as competências dos seus profissionais, expandindo significativamente o campo de atuação dos designers de comunicação.
Informações
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- LICENÇA DO SOFTWARE ADOBE CREATIVE CLOUD NO DISPOSITIVO PESSOAL (adobe creative cloud para estudantes)
Propinas:
1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 220,05 Euros |
2. Alumni FBA/ ESBAP:
2.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 236,25 Euros |
3. Público em Geral:
3.1 Candidatura à Unidade de Formação Contínua: 263,25 Euros |
Seguro Escolar: 02,00 Euros
Prazo para candidaturas à Unidade de Formação Individual:
- CANDIDATURAS 1.ª FASE: de 01 a 30 de Junho
- CANDIDATURAS 2.ª FASE: de 01 a 15 de Setembro
- CANDIDATURAS 3.ª FASE: de 02 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025
VAGAS:
UNIDADES DE FORMAÇÃO INDIVIDUAL: 2 VAGAS
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.
A presente edição da formação Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Contactos
Gabinete de Formação Contínua
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento 10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições Telefone: 22 519 24 16
E-mail:
formcontinua@fba.up.pt ——————————————–