Calendário: 06 maio a 17 junho 2014
Inscrições: Até 30 de abril de 2014
Formador: Ivo Garcia
Carga Horária: 30 Horas
Horário: Terça-feira e Quintas-feiras | Pós-laboral (19.00 – 22.00)
Créditos: 3 créditos ECTS
Destinatários:
Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitectura e Design. Público em geral com interesse pela modelação orgânica digital.
Candidaturas e Inscrição
Para se candidatar selecione a opção "CANDIDATURAS DE INGRESSO"
Prazo de candidatura: até 30 abril 2014
Prazo de inscrição (pagamento): 01 a 05 de maio 2014
Objetivos
Objetivos:
Analisar diferentes técnicas e metodologias para a realização de um modelo 3D em ZBrush, desde a criação do seu esqueleto passando pela sua pormenorização, texturização digital e renderização.
Optimizar a utilização do Zbrush, permitindo o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos e artísticos fundamentais para a obtenção de um modelo orgânico 3D com um nível de detalhe elevado.
Programa:
Introdução
- Sistema e Requisitos
- Preferências /configuração
- Plugins disponíveis
- Diretório de Ativos
- Wacom Tablets configuração
- Interface geral
- Documento Resolução da área de trabalho
- PC vs Mac
Iniciação ao Workflow
- Criando um Alpha
- Criando uma Macro
- Encontrar Texturas no disco
- Adicionando textura para Zbrush
- Textura com Alpha chanel activo
- Criação e edição de uma Máscara de Cavidade
- O Canvas e sua configuração
- Metodologias de criação e edição de uma entidade
Ferramentas 2D
- 2D Tools geral
- 2D Demonstração
- Recorte e aplicação em 3D
3D Tools
- Navegação em 3D
- Uniformização da Geometria importada
- Mover / Scale / Rotate
- Poly Mesh
- Escondendo e recortando a Geometria
- Manipular e Extrude
- Alpha para 3D
- 3D para Alpha
- Stencils – criação e ajuste
- Photoshop Alphas
- Alpha Ajustamento
- 2D e 3D Brush
- 3D Demonstração
Edição e manipulação
- Wrap Mode
- Back face Masking
- Brush Curves
- Edit Curve
- Criando um stencil
- Criando um brush
- Layers de Deformação
3D Luzes e Materiais
- Ajuste das sombras
- Matcaps importar e editar
- Material Atributos
- Material com textura
Zspheres
- Zspheres para esculpir
- Polygroups
- Esqueleto criação e edição
- Combinando Geometrias diferentes
- Subtools
- PolyMeshes
- Detalhes
- Topologia multi niveis
- Prática Anatomy
Textura
- Textura com UVs
- AUV GUV
- UV Workflow
- Zapplink
- Photoshop Workflow
- Esternal Mapping
Renderização e visualização
- Render passes configuração
- Turntable – criação
- Character Sheets
Informações
Inscrição: 25,00 Euros
Propina: Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/UP – 2 Prestações de 70,00 Euros
Público em Geral: 2 Prestações de 85,00 Euros
Seguro escolar: 2,00 Euros
Necessidade colmatada pelo formando: computador portátil
A realização do curso depende de um nº mínimo de 10 formandos inscritos e a inscrição só é considerada válida após o respetivo pagamento.
Após o término do prazo de candidaturas, os candidatos inscritos pela primeira vez num curso (Público em Geral), irão receber, por e-mail, informação do número de estudante e senha de acesso ao sistema de informação do portal da FBAUP.
Todos os estudantes inscritos poderão visualizar o valor da propina a pagar através da consulta na sua conta corrente.
Para efetuar pagamento por multibanco terá de gerar a referência SIBS, através da sua conta corrente, opção do menu lateral direito na sua área pessoal.