Objetivos
Objetivos
— Valorização social, cultural e histórica pela imagem;
— Expansão do campo da imagem pela tecnologia;
— Contribuição para a literacia visual;
— Potenciação da imagem documental em projetos de investigação aplicada.
Áreas de Especialização
Áreas de Projeto
— A imagem da transgressão e da singularidade;
— Visibilidade de heranças culturais;
— Contra- cultura;
— Design de cidadania e desenvolvimento social;
— Memória futura;
— Novos monumentos;
— Imagem participativa;
— Inovação pela tecnologia;
— Food design;
— Design thinking;
— Design de informação.
Competências Profissionais
Propomos
— O reconhecimento da área nos contextos académico, cultural e profissional portugueses e internacionais;
— O crescimento da literacia visual em contextos culturais e sociais, num mundo cada vez mais pós-linguístico e sobreabundante de estímulos visuais;
— A inovação pela potenciação dos processos contemporâneos de reconfiguração da imagem a nível cultural e tecnológico;
— A consolidação de uma herança histórica actuante através do uso de sistemas visuais em contínuo processo de actualização;
— A realização destes objectivos através de projetos de investigação aplicada, desenvolvidos em rede de parcerias, relevantes e transformadores da sociedade, da cultura e da arte;
— A criação de contextos de visibilidade através de dispositivos mediáticos, exposições, programas de desenvolvimento, projectos editoriais, e programas de educação e literacia.
Informações
Organização
— 4 semestres (120 ECTS) confere Grau de Mestre;
— 1º Ano - Unidades Curriculares, total 60 ECTS.
— 2º Ano - Metodologias de Projecto e de Investigação II (6 ECTS);
Dissertação original de trabalho projeto ou de um relatório de estágio (54 ECTS).
Especialização em Design da Imagem (66 ECTS): 1º ano (num total de 60 ECTS) e Metodologias de Projecto e de Investigação II (6 ECTS)
Dados Gerais
Planos de Estudos
Diplomas
Áreas Científicas Predominantes