O curso 'Fundamentos de Design para uma comunicação de excelência' é composto pelos seguintes módulos:
Módulo 1:
Criação de apresentações gráficas impactantes
Carga horária: 9 sessões | 27 horas de contacto
NOVO! Calendário: de 23 de novembro de 2023 a 01 de fevereiro de 2024 (QUINTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (12h em regime a distância | 15h em regime presencial)*
Língua de comunicação: Português (PT)
(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)
3 ECTS
Formadora: Maria Isabel Quaresma
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira
-------
Módulo 2:
Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz
Carga horária: 9 sessões | 27 horas de contacto
Calendário: de 15 de fevereiro a 18 de abril de 2024 (QUINTAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (12h em regime a distância | 15h em regime presencial)*
Língua de comunicação: Português (PT)
(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)
3 ECTS
Formadora: Vânia Oliveira
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira
NOVO! Prazo para candidaturas ao CURSO COMPLETO: até 11 de outubro de 2023
Submeta AQUI a sua candidatura ao CURSO COMPLETO.
Destinatários:
Adultos exclusivamente maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.
- Investigadores.
Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo com colunas, microfone e câmara.
Computador (PC ou laptop) com software Photoshop instalado.
Documentos necessários à candidatura
Número máximo de participantes: 20 (VINTE)
Apresentação:
Promover uma comunicação eficaz e inclusiva com o público é uma prioridade para as marcas, instituições culturais e centros de investigação. A ampla variedade de plataformas e canais de comunicação requer a criação e divulgação de mensagens que não apenas sejam eficazes e impactantes, mas também construam um vínculo de confiança entre o consumidor leitor e os conteúdos que lhe são apresentados. Para alcançar esse objetivo, é essencial desenvolver habilidades de comunicação e literacia visual, não apenas no contexto do consumo, mas sobretudo na capacidade de criar, editar e disseminar conteúdo de forma efectiva.
GERAIS:
A formação oferecida pela FDCE é de natureza teórico-prática, colocando uma ênfase especial na capacitação prática dos formandos. Foca-se em responder às necessidades de comunicação interna e externa das instituições públicas e privadas, entidades culturais contemporâneas (fortalecendo a sua presença e impacto no mercado) e centros de investigação (otimizando a comunicação entre os pesquisadores e o público) nos diferentes formatos e plataformas de media atuais.
As características e necessidades individuais de cada formando serão levadas em consideração, orientando-os na utilização de softwares específicos para gestão, edição, composição e publicação de conteúdos no contexto das apresentações gráficas, nomeadamente, na criação de comunicação (estáticas ou interactivas) no formato de uma publicação para as redes sociais, apresentação de diapositivos, graphical abstract ou poster científico.
De maneira abrangente, os formandos serão capazes de coordenar e fortalecer estratégias e recursos no design e produção de projetos editoriais, que englobam tanto os formatos impressos quanto os digitais. Essa abordagem projetual visa à gestão eficaz de projetos e equipas.
1 – Criação de apresentações gráficas impactantes
Capacitar os formandos a fazer apresentações de alta qualidade, impactantes, claras e objetivas para complementar a informação apresentada, em comunicações internas e externas; Fornecer resumos visuais e infográficos como parte da estratégia de marketing de conteúdo e comunicação de ciência (graphical abstracts e posters científicos), para comunicar ideias e conceitos, mas também em apresentações em sala de reuniões, relatórios anuais, formação interna de pessoal, seminários e conferências; Adquirir conhecimentos básicos sobre a utilização prática do Microsoft Power Point e ferramentas Adobe.
Conteúdos Programáticos:
- Competências técnicas e teóricas de design gráfico e design de informação visual para a comunicação interna e externa de entidades culturais, instituições publicas e privadas contemporâneas, e centros de investigação;
- Técnicas e estratégias de
>Organização da informação,
>Edição e tratamento de imagem bitmap e vetorial.
Procura-se consolidar estas competências teórico-práticas com as estratégias de design e produção de projetos de comunicação institucional, cultural e de ciência numa abordagem projetual holística.
2 - Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz
Fornecer aos formandos um conjunto essencial de estratégias da linguagem visual no campo do design de comunicação; habilitá-los a utilizar as principais ferramentas digitais de desktop publishing (DTP); estimular a concepção de abordagens de comunicação criativas e que aspirem à excelência no universo contemporâneo dos media atuais.
Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estruturas e estratégias editoriais numa lógica de comunicação editorial (apresentação de conteúdos de natureza instituiconal, cultural, publicitária, científica);
- Software de Desktop Publishing.
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- computador (PC ou laptop) com o software PHOTOSHOP instalado (adobe creative cloud para estudantes)
Propinas:
1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 219,00 Euros |
2. Alumni FBA/ ESBAP:
2.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 237,00 Euros |
3. Público em Geral:
3.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 264,00 Euros |
Seguro Escolar: 02,00 Euros
CANDIDATE-SE AO CURSO COMPLETO AQUI
PARA SE CANDIDATAR AOS MÓDULOS DE FORMA SINGULAR, VEJA O SEPARADOR UNIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PÁGINA CURSOS/CE.
NB: PARA SE CANDIDATAR AO MÓDULO 2 TEM DE CONCLUIR COM SUCESSO O MÓDULO 1.
Bolsas apenas para candidatos ao CURSO COMPLETO ( constituído pelos módulos 1 e 2).
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.
Despacho Abertura de Concurso BOLSAS DE FORMAÇÃO
Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤200,00 (duzentos Euros)
A atribuição de bolsa está dependente do número mínimo de candidatos para a abertura do curso.
CANDIDATURA ÀS BOLSAS:
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=31002
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.
A presente edição da formação Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Gabinete de Formação Contínua
Pavilhão Central - sala PC103
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento
10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–
Sigla: | FDCE |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 54 Horas |