Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso de Formação Contínua > FDCE

Cursos

Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência

O curso 'Fundamentos de Design para uma comunicação de excelência' é composto pelos seguintes módulos:

Módulo 1:
Criação de apresentações gráficas impactantes

Carga horária: 9 sessões | 27 horas de contacto
NOVO! Calendário: de 23 de novembro de 2023 a 01 de fevereiro de 2024
(QUINTAS-FEIRAS)
Horário:
19h00 > 22h00
Regime:
b-learning (12h em regime a distância | 15h em regime presencial)*
Língua de comunicação:
Português (PT)

(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)


3 ECTS

Formadora: Maria Isabel Quaresma
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira


-------

 
Módulo 2:
Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz

Carga horária:
9 sessões | 27 horas de contacto
Calendário:
de 15 de fevereiro a 18 de abril de 2024 (QUINTAS-FEIRAS)
Horário:
19h00 > 22h00
Regime:
b-learning (12h em regime a distância | 15h em regime presencial)*
Língua de comunicação:
Português (PT)

(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)


3 ECTS

Formadora:
Vânia Oliveira
Supervisão Científica: Professora Doutora Cristina Ferreira



NOVO! Prazo para candidaturas ao CURSO COMPLETO: até 11 de outubro de 2023

Submeta AQUI a sua candidatura ao CURSO COMPLETO.


Destinatários:
Adultos exclusivamente maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.
- Investigadores.

Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo com colunas, microfone e câmara.
Computador (PC ou laptop) com software Photoshop instalado.

Documentos necessários à candidatura


Número máximo de participantes:  20 (VINTE)


Apresentação:

 

Promover uma comunicação eficaz e inclusiva com o público é uma prioridade para as marcas, instituições culturais e centros de investigação. A ampla variedade de plataformas e canais de comunicação requer a criação e divulgação de mensagens que não apenas sejam eficazes e impactantes, mas também construam um vínculo de confiança entre o consumidor leitor e os conteúdos que lhe são apresentados. Para alcançar esse objetivo, é essencial desenvolver habilidades de comunicação e literacia visual, não apenas no contexto do consumo, mas sobretudo na capacidade de criar, editar e disseminar conteúdo de forma efectiva.


Objetivos

GERAIS:


A formação oferecida pela FDCE é de natureza teórico-prática, colocando uma ênfase especial na capacitação prática dos formandos. Foca-se em responder às necessidades de comunicação interna e externa das instituições públicas e privadas, entidades culturais contemporâneas (fortalecendo a sua presença e impacto no mercado) e centros de investigação (otimizando a comunicação entre os pesquisadores e o público) nos diferentes formatos e plataformas de media atuais.

As características e necessidades individuais de cada formando serão levadas em consideração, orientando-os na utilização de softwares específicos para gestão, edição, composição e publicação de conteúdos no contexto das apresentações gráficas, nomeadamente, na criação de comunicação (estáticas ou interactivas) no formato de uma publicação para as redes sociais, apresentação de diapositivos, graphical abstract ou poster científico.

De maneira abrangente, os formandos serão capazes de coordenar e fortalecer estratégias e recursos no design e produção de projetos editoriais, que englobam tanto os formatos impressos quanto os digitais. Essa abordagem projetual visa à gestão eficaz de projetos e equipas.

1 – Criação de apresentações gráficas impactantes

Capacitar os formandos a fazer apresentações de alta qualidade, impactantes, claras e objetivas para complementar a informação apresentada, em comunicações internas e externas; Fornecer resumos visuais e infográficos como parte da estratégia de marketing de conteúdo e comunicação de ciência (graphical abstracts e posters científicos), para comunicar ideias e conceitos, mas também em apresentações em sala de reuniões, relatórios anuais, formação interna de pessoal, seminários e conferências; Adquirir conhecimentos básicos sobre a utilização prática do Microsoft Power Point e ferramentas Adobe.

Conteúdos Programáticos:

- Competências técnicas e teóricas de design gráfico e design de informação visual para a comunicação interna e externa de entidades culturais, instituições publicas e privadas contemporâneas, e centros de investigação;

- Técnicas e estratégias de
>Organização da informação,
>Edição e tratamento de imagem bitmap e vetorial.             

Procura-se consolidar estas competências teórico-práticas com as estratégias de design e produção de projetos de comunicação institucional, cultural e de ciência numa abordagem projetual holística.

2 - Fundamentos de design gráfico e de comunicação visual eficaz

Fornecer aos formandos um conjunto essencial de estratégias da linguagem visual no campo do design de comunicação; habilitá-los a utilizar as principais ferramentas digitais de desktop publishing (DTP); estimular a concepção de abordagens de comunicação criativas e que aspirem à excelência no universo contemporâneo dos media atuais.

Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estruturas e estratégias editoriais numa lógica de comunicação editorial (apresentação de conteúdos de natureza instituiconal, cultural, publicitária, científica);
- Software de Desktop Publishing.


Áreas de Especialização

Design gráfico e editorial. Desktop Publishing (DTP).

Competências Profissionais

Competências na utilização de ferramentas- Aptidão para utilizar software gráfico e de desktop publishing.

Competência no Design de layout- Desenhar layouts impactantes e organizados para apresentações gráficas, considerando a disposição do texto, imagens e gráficos.

Competências na utilização da cor- Seleção de cores apropriadas que se alinhem com a mensagem e aidentidade visual da instituição.

Competências na utilização da tipografia- Saber fazer a gestão da tipografia, ser de capaz de selecionar fontes adequadas, estabelecer hierarquia tipográfica e obter uma legibilidade eficaz.

Competências na integração de elementos visuais- Incorporar imagens, ilustrações e gráficos de maneira significativa para aprimorar a compreensão do conteúdo.

Competências de multimédia- Criar apresentações gráficas que funcionem em diferentes formatos, como impressão, projeção digital e dispositivos móveis.

Competências na comunicação visual da marca ou instituição- Compreender e aplicar os princípios de comunicação institucional para representar graficamente a marca ou a identidade da organização em questão. 

Competências de comunicação científica- Ter conhecimento das melhores práticas na apresentação de informações científicas, incluindo gráficos de dados, tabelas e visualizações.

Competências relativas ao contexto cultural- Considerar as nuances culturais e a sensibilidade cultural ao criar elementos gráficos para audiências diversas.

Competências de storytelling visual- Desenvolver habilidades para contar histórias visualmente, estruturando o conteúdo de forma lógica e envolvente.

Competências de apresentação- Conseguir apresentar o conteúdo de forma clara e cativante, seja pessoalmente, seja por meio de recursos online.

Competências de crítica e análise- Ser capaz de receber feedback, rever e melhorar o projeto de design com base em críticas construtivas.

Competências de gestão do projeto- Domínio de metodologias projetuais em Design e Produção de materiais de comunicação. Ser capaz de organizar o trabalho de design, estabelecer prazos e gerir recursos para concluir os projetos de apresentações gráficas com sucesso.



Sublinha-se que o ênfase nas competências específicas pode variar de acordo com o público-alvo e os objetivos do curso.

Saídas Profissionais

Especialista em Design de Apresentações- Concentrar-se na criação de apresentações visuais de alta qualidade para empresas, conferencistas, consultores e instituições que desejam transmitir informações de forma envolvente.

Especialista em Apresentações Científicas- Trabalhar com pesquisadores e instituições académicas para criar apresentações visuais de alta qualidade para conferências, publicações académicas e relatórios de pesquisa. No caso de ser investigador realizar as sua próprias apresentações.

Editor de Desktop Publishing- Trabalhar em editoras, empresas de produção de conteúdo ou departamentos de comunicação para projetar e produzir materiais impressos, como livros, revistas, jornais e brochuras.

Especialista em Comunicação Institucional- Trabalhar em departamentos de comunicação de instituições, empresas ou organizações sem fins lucrativos, criando materiais de comunicação interna e externa que representem a identidade da marca e comuniquem eficazmente com o público.

Consultor de Design de Comunicação- Oferecer serviços de consultoria em design de comunicação, auxiliando empresas a melhorar sua presença visual e as suas estratégias de comunicação.

Designer de Materiais Educativos- Colaborar com instituições educacionais para criar materiais de aprendizagem visualmente atraentes, como livros didáticos, recursos de e-learning e materiais de treinamento.

Especialista em Marketing Digital- Usar habilidades de design para criar conteúdo visual impactante para campanhas de marketing digital, incluindo anúncios, media social e marketing de conteúdo.

Informações

NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- computador (PC ou laptop) com o software PHOTOSHOP instalado (adobe creative cloud para estudantes)


Propinas:

 1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO:
219,00  Euros |


2. Alumni FBA/ ESBAP: 
2.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO:
237,00 Euros |


3. Público em Geral:
3.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO:
264,00 Euros |

Seguro Escolar: 02,00 Euros

CANDIDATE-SE AO CURSO COMPLETO AQUI

PARA SE CANDIDATAR AOS MÓDULOS DE FORMA SINGULAR, VEJA O SEPARADOR UNIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PÁGINA CURSOS/CE.

NB: PARA SE CANDIDATAR AO MÓDULO 2 TEM DE CONCLUIR COM SUCESSO O MÓDULO 1.



Bolsas apenas para candidatos ao CURSO COMPLETO ( constituído pelos módulos 1 e 2)
.
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR
: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.

Despacho Abertura de Concurso BOLSAS DE FORMAÇÃO

Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤200,00 (duzentos Euros)

A atribuição de bolsa está dependente do número mínimo de candidatos para a abertura do curso.

CANDIDATURA ÀS BOLSAS:
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=31002


Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.


Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência 
conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES  e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.


A presente edição da formação Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência  é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».



 


Contactos

 

Gabinete de Formação Contínua
Pavilhão Central - sala PC103
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento

10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–

Dados Gerais

Docente Responsável: Cristina Ferreira
Sigla: FDCE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2022/2023
Duração: 54 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Fundamentos de Design para uma Comunicação de Excelência (6 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 07:15:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias