Módulo 1: Introdução ao design editorial
Carga horária: 12 sessões | 36 horas de contacto
NOVO! Calendário: de 21 de novembro de 203 a 05 de março de 2024 (TERÇAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (18h em regime a distância | 18h em regime presencial)*
Língua de comunicação: Português (PT)
(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pela formadora)
4 ECTS
Formadora: Mariana Simões
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado
----------
Módulo 2: Design editorial online e a experiência de leitura digital interativa
Carga horária: 18 sessões | 54 horas de contacto
Calendário: de 19 de março a 23 de julho de 2024 (TERÇAS-FEIRAS)
Horário: 19h00 > 22h00
Regime: b-learning (27h em regime a distância | 27h em regime presencial)*
Língua de comunicação: Português (PT)
(*o calendário das sessões presenciais e das sessões a distância será apresentado pelo formador)
6 ECTS
Formador: Hugo Sá
Supervisão Científica: Professor Doutor Pedro Amado
Destinatários:
Adultos exclusivamente maiores de 23, em vida ativa ou desempregados, com ou sem competências específicas em Design de Comunicação, com capacidade para frequentar o Ensino Superior:
- Técnicos de Comunicação, Relações Empresariais, Jornalismo e Assessoria de Imprensa, e Museologia.
Pré-requisitos:
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.
Possuir competências de utilização de computadores na ótica do utilizador.
Ligação eficiente à internet.
Dispositivo (PC oun laptop) com colunas, microfone e câmara.
Computador (PC ou laptop) com software Photoshop instalado.
Documentos necessários à candidatura
Número máximo de participantes: 20 (VINTE)
Apresentação:
Estabelecer uma boa comunicação e interação com o público — alcançando todos os estratos de forma inclusiva — é uma prioridade para as marcas e instituições. Mas, o ecossistema de media editorial é hoje mais diversificado e complexo do que nunca. Conhecer e explorar as potencialidades dos meios de comunicação estáticos e dinâmicos é uma prioridade e requer competências teóricas e técnicas específicas que as instituições culturais e marcas procuram.
A formação DEGPCO é de natureza teórico-prática, mas com especial ênfase na componente de capacitação prática dos formandos. Especializa-se na promoção da aquisição de conhecimentos e competências em Design Gráfico e Editorial, aplicado especialmente às estruturas e artefactos de comunicação cultural contemporâneas.
Serão tidas em conta as particularidades e necessidades de cada formando, introduzindo-os à utilização de softwares específicos de gestão, edição, composição e publicação de conteúdos aplicados ao design editorial digital, de natureza estática ou interativa, fixa, ou fluída, para impressão ou consumo em dispositivos digitais, suportados pelo standard de publicação na indústria gráfica atual — Adobe InDesign. Bem como na subsequente concetualização, design e produção e publicação de artefactos digitais editoriais online na Web através das principais tecnologias e linguagens standard atuais — HTML5 e CSS3.
E, de uma forma global, os formandos serão capazes de articular e consolidar as estratégias e as ferramentas de desenvolvimento no design e produção de projetos editoriais impressos e digitais numa abordagem projetual que visam a gestão de projetos e de equipas.
Resultados de aprendizagem:
A aquisição e operacionalização destas competências é relevante para os formandos na medida em que permite, por um lado, poder assumir diferentes papeis e responsabilidades em equipas de pequena ou média dimensão, nomeadamente articulação simultânea de competências de gestão e de produção editorial. E, por outro lado, poder avaliar e ser mais criterioso com a seleção e aprovação de materiais editoriais, ou de gestão de recursos humanos e competências profissionais em equipas de maior dimensão. Em ambos contextos, a relevância será evidente através da proficiência editorial adquirida através do conhecimento empírico do processo de design editorial.
- Competências técnicas e teóricas de design e produção editorial contemporânea;
- Técnicas de gestão e edição das publicações;
- Técnicas e estratégias de composição, paginação e publicação de conteúdos de design editorial estáticos (impressos) e digitais (ecrãs).
Módulo 2 - Conteúdos Programáticos:
- Tipologias, estrutura e tecnologias de publicação online na Web;
- Técnicas e linguagens de edição e estruturação da informação no formato Web;
- Sistemas de gestão de conteúdos online (CMS), tipologias e vicissitudes.
Design Gráfico e Editorial. Webdesign.
As áreas de comunicação, especialmente a digital, têm verificado a constante necessidade de profissionais da indústria. Dada a forte concorrência, tem-se registado um crescimento na procura de profissionais especializados, por parte de equipas de comunicação, nomeadamente em profissionais habilitados a fazer uma comunicação 360º das iniciativas, atividades e produção dos diferentes agentes comerciais e culturais, tanto nos setores público como privado. Desta forma, e dando resposta a esta necessidade, esta formação tem por objetivo capacitar os formandos a integrar equipas de design de comunicação e marketing nas diferentes vertentes — impressa e digital —, especialmente vocacionado para os setores culturais, mas aplicável também a agências de comunicação, empresas públicas e privadas, ou no setor industrial e de produto. Esta formação é também adequada a profissionais em nome individual e pequenas empresas de comunicação que pretendam desenvolver as competências dos seus profissionais, expandindo significativamente o campo de atuação dos designers de comunicação.
NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES (sessões online):
- Ligação eficiente à internet;
- dispositivo com colunas de som, microfone e câmara funcionais;
- computador (PC ou laptop) com o software PHOTOSHOP instalado (adobe creative cloud para estudantes)
Propinas
1. Estudantes, Docentes e Funcionários UP/ FBAUP:
1.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 366,75 Euros |
2. Alumni FBA/ ESBAP:
2.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 393,75 Euros |
3. Público em Geral:
3.1 Candidatura ao CURSO COMPLETO: 438,75 Euros |
Seguro Escolar: 02,00 Euros
NOVO! Prazo para candidaturas ao CURSO COMPLETO: até 11 de outubro de 2023
Submeta AQUI a sua candidatura ao CURSO COMPLETO.
PARA SE CANDIDATAR A MÓDULOS DE FORMA INDIVIDUAL, VEJA O SEPARADOR UNIDADE DE FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PÁGINA CURSOS/CE
Bolsas apenas para candidatos ao curso COMPLETO (módulos 1 e 2).
Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Incentivo à (Re)qualificação e Atualização de Competências no Âmbito das Formações não Conferentes de Grau da Universidade do Porto, ao abrigo do Programa «Impulso Adultos» do PRR: vide Regulamento n.º 634/2022, publicado em Diário da República a 13 de julho.
Despacho de Abertura de Concurso BOLSAS DE FORMAÇÃO
Número (máximo) de bolsas a atribuir | 10 bolsas individuais para estudantes inscritos no curso
Valor pecuniário da bolsa individual | ¤300,00 para cada bolsa
A atribuição de bolsa está dependente do número mínimo de candidatos para a abertura do curso.
CANDIDATURA ÀS BOLSAS:
https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=31002
Proteção de dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online conta com a colaboração de SYMINGTON FAMILY ESTATES e ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PORTO.
A presente edição da formação Design, Edição e Gestão de Publicações Digitais e Comunicação Online é financiada pelos fundos do programa «NextGeneration EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Gabinete de Formação Contínua
Pavilhão Central - sala PC103
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto, Portugal
——————————————–
Horário de Atendimento
10.30 – 12.00 | 15.00 – 18.00
——————————————–
Informações e Inscrições
Telefone: 22 519 24 16
E-mail: formcontinua@fba.up.pt
——————————————–
Docente Responsável: | Pedro Amado |
Sigla: | DEGPDCO |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2022/2023 |
Duração: | 90 Horas |