Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > PPC

Cursos

Práticas Profissionais para Criativos: workshop de gestão para estudantes, artistas e freelancers no setor criativo

Calendário: 24 a 28 março 2014

Inscrições: prolongado o prazo de inscrição até  21 de março 2014

Formador: Inês Coelho

Carga Horária: 16 Horas

Horário: Segunda-feira a Quarta-feira | Pós-laboral (19.00 – 22.00)

               Quinta-feira e Sexta-feira | Pós-laboral (19.00 – 22.30)

 

Créditos:  2 Créditos ECTS  

 

 Destinatários:

Este curso destina-se a jovens profissionais e estudantes na área das artes e do design: artistas plásticos, designers, ilustradores, fotógrafos, actores, músicos, dançarinos, escritores, freelancers criativos, etc. Destina-se também a criativos activos que se queiram promover e gerir a sua carreira.

 

Candidaturas e Inscrição

Para se candidatar selecione a opção "CANDIDATURAS DE INGRESSO"

Prazo de candidatura: até 17 março 2014

Prazo de inscrição (pagamento):  18 a 21 de março 2014


Objetivos

Objetivos:

Todos os anos saem artistas e criativos para o mercado de trabalho que não dispõem das ferramentas necessárias nem os conhecimentos básicos do modo como este funciona. Esta situação necessita de ser invertida. É necessário dotar os mesmos de conhecimentos de práticas profissionais, para que assim possam desenvolver as suas carreiras com mais sucesso. Consequentemente, tal irá contribuir também, a longo prazo, para a melhoria do panorama da cultura em Portugal.

Programa:

O curso é composto por quatro módulos:

Módulo I: Planear e agir para uma carreira sustentável

  • O mito de Van Gogh: o papel do criativo na sociedade
  • Planear / Objectivos / Agir: criação de objectivos e concepção de um plano de acção

Módulo II: Ferramentas essenciais

  • Elevator pitch e Statement
  • Imagens e portfólio
  • Résumé, cartão de visita, website

Módulo III: Divulgação

  • Espaços e criação de oportunidades
  • Meios de comunicação e redes sociais
  • Mailing lists e press releases

Módulo IV: Sustentação da prática artística

  • Financiamento de projecto
  • Grant writing
  • Questões legais

Informações

Inscrição: 25,00 Euros
Propina:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP – 65,00 Euros;
Público em Geral – 80,00 Euros;
Seguro escolar – 2,00 Euros

Método de avaliação:

Serão utilizados variados métodos e técnicas pedagógicas. Na exposição dos conteúdos serão utilizados o método Expositivo e Interrogativo, e as técnicas da Exposição e da Formulação de Perguntas. Na parte prática iremos utilizar o método Activo e as técnicas do Brainstorming, Role-play, Ice breaker, Debate, Estudo de caso e Jogos pedagógicos.

A avaliação será feita em três momentos: inicial, contínua e final. A avaliação final será feita utilizando a técnica da formulação de perguntas escritas de resposta curta.

A avaliação da formação será feita utilizando um questionário. Estes dados serão analisados com vista a melhorar o desempenho futuro.


Competências Profissionais

Certificação

Estudantes com frequência do ensino superior ou com formação graduada será emitido:

- Um certificado de frequência quando não avaliados, embora a atribuição deste certificado dependa da frequência de pelo menos 75% do curso ou da unidade de formação;

- Um certificado de formação contínua a quem frequentou com avaliação e aprovação um curso de actualização de conhecimentos;

Ao público sem frequência universitária ou sem formação graduada é entregue um certificado de frequência como curso livre.


Informações

Inscrição: 25,00 Euros

Propina: Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/UP – 65,00 Euros

Público em Geral: 80,00 Euros

Seguro escolar: 2,00 Euros


A realização do curso depende de um nº mínimo de 10 formandos inscritos e a inscrição só é considerada válida após o respetivo pagamento.
 
Após o término do prazo de candidaturas, os candidatos inscritos pela primeira vez num curso (Público em Geral), irão receber, por e-mail, informação do número de estudante e senha de acesso ao sistema de informação do portal da FBAUP.
Todos os estudantes inscritos poderão visualizar o valor da propina a pagar através da consulta na sua conta corrente.
 
Para efetuar pagamento por multibanco terá de gerar a referência SIBS, através da sua conta corrente, opção do menu lateral direito na sua área pessoal.

 


Dados Gerais

Docente Responsável: João Rangel
Sigla: PPC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Actualização
Início: 2011/2012
Fim: 2014/2015

Planos de Estudos

Edições

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 00:42:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias