O Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais tem como objectivo desenhar um território de captação abrangente e multidisciplinar. Assim, os seus destinatários, para além dos Licenciados em Design e em áreas de criação artística afins, estendem- se aos licenciados em áreas das Ciências Sociais e da Comunicação, oferecendo um programa de estudos avançados, vocacionado para a análise, crítica e investigação em redor do Design Gráfico e dos Projectos Editoriais. O curso de 2.º ciclo aqui descrito surge num processo de continuidade em relação ao 1º ciclo do Curso de Design de Comunicação.
O programa de Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais pretende ocupar uma área científica profissionalmente consolidada no panorama nacional e internacional, todavia dotada de uma oferta pós- Graduada ainda residual, assumindo-se o Curso ora proposto, como justificado, inovador e pioneiro, justamente numa área clássica do Design, contribuindo deste modo determinantemente para a afirmação desta área científica no contexto académico pós-graduado nacional.
Pretende-se abrir e consolidar plataformas entre a Investigação e Inovação Aplicada desenvolvida em ambiente académico e o mundo empresarial e a comunidade envolvente, através da criação de laboratórios de II&D em contexto empresarial, institucional e profissional, prevendo a possibilidade, ambição e consequência futuras em desenvolver Mestrados (futuros) dedicados ao Design Editorial, à Infografia, à Ilustração e à Tipografia.
O ciclo de estudos propõe e promove a inclusão de Unidades Curriculares em articulação com outros Mestrados da U.Porto, assim como a inclusão, através de colaborações docentes modulares, de profissionais de excelência nas áreas específicas.
Estrutura
O presente curso dá ênfase à mestria da profissão, potencia as capacidades narrativas, o pensamento estratégico em busca da resolução de problemas, assim como a capacidade para desenvolver soluções conceptuais inovadoras na área do Design Gráfico.
Na sua organização, este plano de estudos define-se, enquanto mapa científico, como uma plataforma de experiência e participação directa na relação com instituições.
Através desta relação directa entre a esfera académica e a empresarial, pretende-se questionar processos, procedimentos e projectos, de modo a constituir matéria de investigação tendo por base a componente operativa do processo. Deste modo, é repensado o Design, contribuindo assim para a pertinência da investigação desenvolvida a partir do Plano de Estudos do Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais aplicados à prática profissional. Neste sentido, há igualmente um contributo para a procura de um novo paradigma na reflexão e prática do design, atribuindo à prática do Design uma capacidade crítica e de colaboração no processo de comunicação.
Esta organização traduz-se numa estrutura curricular baseada em quatro vertentes interdependentes e inter-relacionadas: a Infografia, a Tipografia, a Ilustração e o Design Editorial.