Código Oficial: | 6269 |
Sigla: | MADEP |
Descrição: | O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Arte e Design para o Espaço Público oferece alternativas de prosseguimento de estudos para alunos provenientes dos diversos cursos de Arte, Design e/ou Arquitetura, existentes nesta e noutras Faculdades, num âmbito de trabalho que possui o Espaço Público nas suas diferentes vertentes (sociais, políticas, urbanas e mesmo virtuais) como foco de intervenção. |
Pretende-se incentivar a reflexão e experimentação continuadas, de natureza variada de acordo com os objectivos particulares de cada estudante, dirigidas à experimentação e concretização de intervenções no espaço público entendidas na sua mais lata operatividade, desde por exemplo intervenções pontuais de carácter temporário, ao estudo do impacto urbano e social da arte no espaço público, passando pelo entendimento do espaço electrónico informacional como arena de intervenção sobre um espaço social. A unidade curricular supõe o desenvolvimento de um trabalho de natureza projectual consistente e amadurecido em coadjuvação com as restantes unidades curriculares, procurando por um lado, incentivar a autonomia do estudante, e por outro, instigando momentos de investigação colectiva e colaborativa. Os resultados da unidade curricular serão por isso, de natureza variada, podendo consistir tanto em momentos de experimentação em escala reduzida, como em trabalhos interventivos reais ou virtuais, em qualquer dos casos conducentes, preferencialmente, à realização de uma mostra pública no final.
A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos de operatividade da arte e do design, da comunicação e da cultura visual, ancorada no estudo do pensamento crítico da contemporaneidade a partir do final do séc. XX e tendo em conta as contaminações mútuas entre todos aqueles campos. Suportada pela ideia de que não existe território de visualidade fora do cultural e do político, a unidade curricular pretende-se como instigadora de uma pesquisa interdisciplinar no entendimento da cultura contemporânea de forma multifacetada e dinâmica. Os estudantes serão incentivados a investigar temas e a delimitar o seu campo de pesquisa, desenvolvendo conteúdos (artigo/ensaio/capítulo) de acordo com os seus interesses de investigação.
- Contribuir para optimizar as competências do desenho na recolha de informação e análise de conteúdos;
- ajudar a formar imagens e conceitos adequados à realização de diferentes exercícios e projectos;
- contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de projecto;
- promover a reflexão e espírito critico;
- promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre os alunos, e entre estes e as diferentes unidades curriculares.
1. Fornecer uma compreensão básica sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Artes Plásticas e Estudos da Arte;
2. Familiarizar os alunos com conceitos, problemas centrais, teorias e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação e à lógica da investigação empírica;
3. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na identificação de uma ideia e formulação de um problema, numa argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa e organização da informação e na comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objectivos, métodos, resultados e fontes utilizadas;
4. Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico sobre artes.
Contribuir para optimizar as competências do desenho nas diferentes fases da formalização de um problema prático (projecto);
Contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de projecto / desenvolvimento projectual;
Ajudar a formar imagens e conceitos adequados que suportem o desenvolvimento e a formalização do projecto;
Promover o espírito critico;
Promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre alunos (respectivas vertentes académicas e práticas profissionais), assim como entre os alunos e as diferentes unidades curriculares.
Aprofundar, através de investigação e elaboração de projecto os conhecimentos e competências nas áreas previstas nos objectivos do Ciclo de Estudos.
Desenvolver temas pertinentes a uma ou outra área de especialização que possam constituir um contributo para a área respetiva.
Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico e teóorico-ptrático em curso bem como nas práticas profissionais actuais.
Esta Unidade Curricular pretende abordar o campo disciplinar múltiplo que caracteriza a área de operação do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, instituindo-se como um espaço de investigação com cariz laboratorial em que são testados os pressupostos de investigação projetual individuais. A UC pretende assegurar o desenvolvimento de uma cultura de atelier indispensável à gestão e implementação da prática projetual, ao mesmo tempo que efetua a articulação com a componente de recensão ao conhecimento artístico e espacial e com a componente escrita da investigação.