Critica Contemporânea da Arte
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo desta disciplina é, na sequencia do anterior Seminario elaborado pelo docente, familiarizar os estudantes com as principais correntes da Arte desde a Modernidade até ao Modernismo. Sobretudo apoiando-se, neste semestre, sobre uma releitura da matriz proposta por Kant em A Critica da Faculdade do Juizo (nomeadamente atraves da sua releitura por J. F. Lyotard), procurando entender como esses textos ajudaram a construir a subjectividade Moderna e o processo mental e cultural que designamos por Modernismo, que será estudado através dos seus principais textos críticos.
Programa
A matriz kantiana do Modernismo.
Hipoteses sobre a construçao da subjectividade nos textos do Roamntismo alemao.
Greenberg e Fried.
Modernismo e Modernismos.
O desfazer do Corpo no Modernismo.
A emergencia da carne na arte.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O semestre será leccionado em regime de Seminário, com leitura de textos programáticos, exposição de matéria e momentos de discussão com os estudantes.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Presença regular nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos resultados obtidos nas provas e dos restantes elementos de avaliação, como sejam frequência, assiduidade, intervenção activa, apresentação de trabalhos, etc.
Provas e trabalhos especiais
Nos casos em que se justifique os estudantes poderão apresentar trabalhos monográficos de investigação sobre temas do programa.
Observações
Bibliografia
Bibliografia Principal
Almeida, Bernardo Pinto de, O Plano de Imagem, Assírio e Alvim, Lisboa.
Quatro Movimentos da Pele, Campo das Letras, Porto.
Argan, Giulio Carlo, L'Arte Moderno 1770-1970, Sansoni, Firenze.
Argan, G. C., Arte e Crítica de Arte, ed. portuguesa Estampa, Lisboa.
Baudelaire, Charles, Oeuvres Complètes, Vol II, NRF Gallimard, Paris.
Benjamin, Walter, Paris - Capitale du XIXème Siècle, ed Cerf, Paris.
Francastel, Pierre, Études de Sociologie de l'Art, Gallimard, Paris.
Fried, Michael, Le Réalisme de Courbet, ed. Gallimard/NRF, Paris.
Gombrich, Ernst, The Story of Art, Phaidon, Londres.
Gombrich, E., Réflexions sur l'Histoire de l'Art, ed. J. Chambon, Nîmes.
Hauser, Arnold, História Social da Literatura e da Arte, ed. portuguesa Mestre Jou, S. Paulo.
Newhall, Beaumont, The History of Photography, Secker & Warburg, Londres.
Pleynet, Les Modernes et la Tradition, Gallimard, Paris.
Scharf, Aaron, Art and Photography, Penguin, Londres.
Schapiro, Meyer, Style, Artiste et Société, ed. francesa Gallimard, Paris.
Vv.Aa, Concepts of Modern Art, Thames and Hudson, Londres.