Design Editorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Design Editorial tem como objectivo instalar um laboratório operacional no espaço da unidade curricular. Pretende-se que o estudante actue como elemento catalisador da orgânica laboratorial adequando práticas do design editorial aplicados a desafios concretos, tendo como objectivo informar e comunicar. Através de um projecto de ciclo longo, pretende-se levar à prática noções fundamentais de manipulação e hierarquização gráfica dos elementos estruturais do projecto editorial, nomeadamente a interacções entre imagens + texto + suporte, assim como a aprendizagem de metodologias de projecto que conduzam à eficácia da resposta.
Programa
Recorrendo a uma publicação periódica de referência no panorama editorial português, o programa é aplicado tendo como objectivo a sua reformulação gráfica. Neste enquadramento o estudante operacionaliza o projecto na perspectiva do design editorial e do design estratégico, confrontando questões de conceito editorial com conceito gráfico. Esta metodologia permite a abordagem detalhada de temas como a tipografia, a infografia e o tratamento de imagens.
Bibliografia Obrigatória
ZAPATERRA, Yolanda; Editorial Design, London: Laurence King Publishing, 2007
HASLAM, Andrew; Book Design, London: Laurence King Publishing, 2006
WILSON, Adrian; The Design of Books, San Francisco: Chronicle Books, 1993
ROBERTS, Lucienne e THRIFT, Julia; The designer and the grid, New York: Rotovision, 2002
BOSSHARD, Hans Rudolf; The Typographic Grid, Zurich: Niggli, 2000
MULLER-BROCKMAN, Josef; Sistemas de grelhas, Um manual para desenhistas gráficos, GG: Barcelona, 1992
TSCHICHOLD, Jan; The Form of the Book, Washington: Hartley & Marks, 1991
BIRSALL, Derek; Notes on Book Design, New Haven & London: Yale University Press, 2004
Bibliografia Complementar
WHITE, Alex; The Elements of Graphic Design, Allworth Press: New York, 2002
BRINGHURST, Robert; Elementos do estilo tipográfico, São Paulo: Cosac Naify, 2005
ELAM, Kimberly; Typographic Systems, New York: Princenton Architectural Press, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões decorrerão em ambiente de atelier onde a experimentação se aplica a situações práticas consolidadas por componentes teóricas, constituindo-se deste modo uma plataforma de projectos de investigação aplicada.
Software
Quark XPress e InDesign
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será contínua. A classificação final será calculada com uma média aritmética da avaliação dos projectos executados/apresentados e das memórias descritivas desenvolvidas. Outro factor determinante será a assiduidade. O cumprimento dos prazos de entrega dos diferentes projectos e memórias, será tido em conta na avaliação final.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n/a
Melhoria de classificação
n/a
Observações
n/a