Desenhos do Corpo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.
Programa
O corpo como matéria. O estudo do corpo humano.
O estudo das proporções. Como medir.
Imagem ótica e imagem cognitiva. Ver e reconhecer.
A estrutura e volumetria do corpo humano. Estudo geral e particular.
A anatomia aplicada: osteologia e miologia. O desenho de anatomia.
Estrutura e superfície. Modelação e “tramas”.
Análise de desenhos. O vocabulário especifico.
Bibliografia Principal
BAMMES, Gottfried (1982). Der_nackte_Mensch. Dresden, Veb Verlag der Kunst,
BAMMES, Gottfried (1989). Wir zeichnen den Menschen. Berlin, Volk und Wissen Volkseigener Verlag.
BAMMES, Gottfried (1990). L'étude du corps humain. Paris, Dessain et Tolra.
GOLDSTEIN, Natham , Figure Drawing. New Jersey, Prentice Hall, 1992.
HALE, R. B. (1985). Master Class in Figure Drawing. New York, Watson Guptill.
Bibliografia Complementar
BARCSAY, J. (1982). Anatomie artistique. Paris, Berger-Levrault.
BORDES, J. (2003). História de las teorias de la Figura Humana. El dibujo, la anatomia, la proporcion, la fisiognomia. Madrid, Cátedra
HALE, R. B. (1964). Drawing Lessons from the Great Masters. New York, Watson Guptill.
HALE, R. B. (1977). Anatomy Lessons from the Great Masters. New York, Watson Guptill
BOREL, F. (1990). Le modèle ou l' artiste séduit. Genéve, Skira.
DESCARGUES, P. and J.-L. BINET (1980). Dessins et traités d'anatomie. Paris, Ed. du Chêne.
DIDI-HUBERMAN, G. (1999). Ouvrir Venus. Paris, Galimard.
GIL, J. (1997). Metamorfoses do corpo. Lisboa, Relogio d'agua.
(1995). Identity and alterity. Figures of the body 1895/1995 Venezia. l. B. d. Venezia, Marsilio Ed.
KEMP, M. and M. WALLACE (2000). Spectacular bodies. London. H. Gallery, University of California Press.
MOLINA, J. J. G., L. CABEZAS, et al. (1989). Fortuny - Picasso y los modelos académicos de enseñanza, Junta de Castilla y Leon.
MOREAU, A. (1988). Anatomia artística. Madrid, Ediciones Norma.
MUYBRIDGE, E. (1955). The human figure in motion. New York, Dover Publ.
SILVA, P. C. (1995). O lugar do corpo. Faculdade de Ciências do Desporto. Porto.
STRAUSS, W. L. (1972). The human figure by Albercht Dürer. New York, Dover Publications.
TAVARES, E. (1994). Anatomia artística. Porto, Asa.
TOLNAY, Charles, History and Technique of Old Masters Drawings. New York, Hacker Art Books, 1983.
WALLER, S. (2006). The invention of the model. Artists and models in Paris, 1830-1870. Aldershot, England; Burlington, USA, Ashgate Publishing
WEIERMAIR, P. (1998). Ideal and reality; the image of the body in20th century art from Bonnard to Warhol. Salzburg, Salzburger Landessammlungen für modern und zeitgenössische Kunst Rupertinum.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 126 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
68 Horas de Contacto Semestral (HCS)(± 15 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (58h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação a, no minimo, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.
Melhoria de classificação
Mediante frequência do ano lectivo seguinte.