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Desenhos do Corpo

Código: DSC500     Sigla: DSC

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Desenho e Geometria
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 9 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina de carácter teórico-prático tem como pretexto privilegiado o corpo humano na dupla qualidade de matéria e instrumento do desenho.
Partindo do rico património fornecido pela história do desenho, trata-se aqui de equacionar ?o que fazer hoje do velho Apolo?, isto é, de colocar como questão central de que modo(s) pode ser hoje entendido, produzido, revisitado e reinventado as imagens do corpo.
No cruzamento entre as ?velhas? e ?novas? anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo das diferentes representações do corpo, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa selecções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo

Programa

1. O corpo como matéria. O estudo do corpo humano.
o estudo das proporções. Sistemas e cânones.
A estrutura e volumetria do corpo humano. Estudo geral e particular.
A anatomia aplicada: osteologia e miologia. O desenho de anatomia.

2. O corpo como instrumento. Os desenhos através do corpo.
Os meios e modos do desenho. Taxionomia e funções do desenho.
O vocabulário especifico.

Bibliografia Principal
BAMMES, G. (1990). L'étude du corps humain. Paris, Dessain et Tolra.
BOWEN, Ron, Drawing masterclass. The Slade School of Fine Art. Boston, Toronto, London; Bulfinch Press Book, 1992
GOLDSTEIN, Natham , Figure Drawing. New Jersey, Prentice Hall, 1992.
MASSIRONI, Manfredo, Ver pelo desenho. Lisboa: Edições 70, 1982
HALE, R. B. (1985). Master Class in Figure Drawing. New York, Watson Guptill.

Bibliografia Complementar
BARCSAY, J. (1982). Anatomie artistique. Paris, Berger-Levrault.
BORDES, J. (2003). História de las teorias de la Figura Humana. El dibujo, la anatomia, la proporcion, la fisiognomia. Madrid, Cátedra
HALE, R. B. (1964). Drawing Lessons from the Great Masters. New York, Watson Guptill.
HALE, R. B. (1977). Anatomy Lessons from the Great Masters. New York, Watson Guptill
BOREL, F., , (1990). Le modèle ou l' artiste séduit. Genéve, Skira.
DESCARGUES, P. and J.-L. BINET (1980). Dessins et traités d'anatomie. Paris, Ed. du Chêne.
DIDI-HUBERMAN, G. (1999). Ouvrir Venus. Paris, Galimard.
GIL, J. (1997). Metamorfoses do corpo. Lisboa, Relogio d'agua.
(1995). Identity and alterity. Figures of the body 1895/1995 Venezia. l. B. d. Venezia, Marsilio Ed.
KEMP, M. and M. WALLACE (2000). Spectacular bodies. London. H. Gallery, University of California Press.
MOLINA, J. J. G., L. CABEZAS, et al. (1989). Fortuny - Picasso y los modelos académicos de enseñanza, Junta de Castilla y Leon.
MOREAU, A. (1988). Anatomia artística. Madrid, Ediciones Norma.
MUYBRIDGE, E. (1955). The human figure in motion. New York, Dover Publ.
O?MALLEY, C. and C. M. SAUNDERS (1543). The anatomical drawings of Andreas Vesalius. New York, Bonanza Books, 1982.
REGOLI, G. D. and C. RAGGHIANTI (1975). Firenze 1470-1480 Disegni dal modello, Universitá di Pisa, Istituto di Storia dell?Arte.
SILVA, P. C. (1995). O lugar do corpo. Faculdade de Ciências do Desporto. Porto.
STRAUSS, W. L. (1972). The human figure by Albercht Dürer. New York, Dover Publications.
TAVARES, E. (1994). Anatomia artística. Porto, Asa.
TOLNAY, Charles, History and Technique of Old Masters Drawings. New York, Hacker Art Books, 1983. KRAUSS, R. and AAVV (1994). Robert Morris. the mind/body problem. New York, Guggenheim.
WALLER, S. (2006). The invention of the model. Artists and models in Paris, 1830-1870. Aldershot, England; Burlington, USA, Ashgate Publishing
WEIERMAIR, P. (1998). Ideal and reality; the image of the body in20th century art from Bonnard to Warhol. Salzburg, Salzburger Landessammlungen für modern und zeitgenössische Kunst Rupertinum.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 126 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
68 Horas de Contacto Semestral (HCS)(± 15 aulas 4h/s), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes ?HTS? (58h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação a, no minimo, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.
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