Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > THP500

Teoria e História da Performance

Código: THP500     Sigla: THP

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 7 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 34 81
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Estudar uma selecção de artistas, de projectos e de teóricos que redefiniram a Performance como uma expressão artística, desde inícios do século XX até ao presente.

2. Examinar como a Performance participa da produção artística intermédia.

3. Motivar o desenvolvimento de capacidades associadas à criação conceptual e ao desenvolvimento de projectos de Performance, através da análise de como os projectos de Performance exploram ideias, propôem experiências, implicam audiências, investigam o local (directa e indirectamente) e alteram a percepção do tempo e/ou do espaço.

4. Favorecer a investigação de conceitos que sustentem uma introspecção crítica por parte dos discentes, relativamente aos projectos em que se envolvem.

5. Implementar a discussão de temas pertinentes no panorama da cultura contemporânea, que viabilize a efectiva participação dos discentes nos discursos artísticos e críticos da actualidade.

Programa

1. Antecedentes históricos da Performance.

2. Happenings e eventos nas décadas de 50 e 60 do século XX.

3. A Performance e a articulação com projectos que investigam o processo e o conceito.

3. Land Art, Instalação. O local.

4. Investigação de identidades. O contexto.

5. As relações da Performance com projectos de Multimédia e de Internet Art.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. A Língua usada na conversação é a Portuguesa.

2. A maior parte dos materiais didácticos são em Inglês.

3. Em cada aula estarão disponíveis todos os documentos pertinentes à análise e discussão dos diversos conteúdos programáticos.

4. Essa documentação será listada apensa à aula respectiva: os materiais disponíveis serão as referências das imagens e os textos usados nas aulas, e ainda os sumários que os acompanham. Os discentes podem contribuir voluntariamente para este acervo documental.

5. Será ainda indicada documentação específica e/ou temática, conforme as necessidades individuais expressas por cada discente, numa dinâmica de ensino que se pretende personalizada e dialogante.

6. As aulas serão desenvolvidas com base em métodos euríticos, que motivam o/a discente à descoberta, de modo a assegurar um ambiente de discussão e de crítica instrospectiva.

7. A adaptação de estratégias de ensino, a selecção da documentação (áudio-visual e escrita), a evolução dos conteúdos programáticos e as actividades extra-curriculares serão concordantes com as necessidades e especificidades globais e individuais dos discentes.

8. A articulação entre os conteúdos programáticos desenvolvidos nas aulas com os interesses de cada discente terá como base os diálogos desenvolvidos no horário de atendimento e na troca de correio electrónico (e porque o oficial tem problemas de funcionamento: mfgscc@gmail.com).

9. Entende-se ainda que a apresentação e a discussão dos projectos dos discentes poderá ser enriquecida com a participação de artistas exteriores à FBA, que poderão colaborar nas aulas apresentando projectos e discutindo interesses para que se estabeleçam laços inestimáveis entre os estudantes e uma comunidade artística mais abrangente.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

1. A assiduidade é avaliada de acordo com estabelecido no Regulamento do Regime de Estudos e Avaliação da FBA, onde se estabelece que os discentes terão que frequentar 75% das aulas leccionadas.





2. As actividades lectivas são regidas pela máxima pontualidade.



3. As unidades programáticas serão avaliadas em Exame Final (de consulta).




Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação formal será expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores e considera-se que esta Cadeira atribui 3 (três) Créditos Locais e 3 (três) ECTS.


A classificação final calcula-se de acordo com os seguintes parâmetros, numa escala de 0-20 valores:





1. Avaliação discente quanto à assiduidade, interesse e participação nas aulas: até 2 (dois) valores, o que se traduz em 10% da Nota Final.




2. Exame Final: 

a-) Com temas previamente preparados com a orientação da docente; 


b-) Com a consulta de documentação antecipadamente organizada;


c-) Qualquer plágio ou paráfrase não referenciada atribuirá ao trabalho e/ou ao exame a classificação de 0 (zero) valores.






3. Os discentes em mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus deverão prestar especial atenção ao calendário dos exames, de modo a esclarecerem dúvidas e a programarem as suas viagens concordantemente.


Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Através de Exame Final.

Observações

Atendendo ao não funcionamento do Sigarra, os discentes que necessitam ainda de consultar os Sumários e planeamentos da Cadeira devem contactar a professora para mfgscc@gmail.com.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 20:26:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias