Teoria e História da Fotografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
10 |
Plano de estudos oficial 2011 |
4 |
- |
3 |
34 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
Se todas as fotografias são por natureza ‘de história’, a questão que se coloca, no âmbito da sua historiografia é, qual a natureza dessa História e que metodologias se adequam ao tratamento do seu extenso e ilimitado arquivo. De outra forma, quais os enunciados adequados para investigar a imagem fotográfica, a par da dispersão de técnicas, imagens e afinidades literárias e cientificas que a compõem.
O objectivo da unidade curricular de Teoria e História da Fotografia é o de introduzir uma leitura política, ética e crítica sobre a imagem fotográfica, que decomponha essa dispersão e, alternando e interrompendo a cronologia da sua História, contribua para ver e ler melhor fotografia.
Serão analisados os seus formatos de circulação (publicação, exposição, etc.), as lógicas de recepção e, em particular, as condições de produção que a definem, dentro e fora do contexto nacional.
Programa
Programa
1. Cronologias para a(s) história(s) da fotografia: máquinas ópticas, técnicas de impressão e outras afinidades disciplinares.
2. A História da Fotografia em Portugal: investigação e publicação.
3. Fotografia na Estante: o livro ilustrado antes e depois de 1839.
4. A edição fotográfica em Portugal: monografias, periódicos, editores e críticos.
5. Um livro para uma história: Lisboa, Cidade Triste e Alegre.
6. Fotografar a Guerra e a Revolução.
7. O espaço discursivo da exposição fotográfica.
8. Exposições, galerias e Encontros de Fotografia em Portugal, depois de 1974.
9. Fotografia no Cinema: Filmstill, fotografias filmadas e fotógrafos-cineastas.
10. Fotografia portuguesa no Cinema.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação apenas com exame final. Exame sem consulta.
Assiduidade. Frequência obrigatória mínima de 75% das aulas.
Observações
Selecção bibliográfica para leitura e visualização*
* Datas da primeira edição sem referência à editora ou local de edição.
Existem traduções para parte da bibliografia estrangeira, por favor verificar.
Bibliografia ordenada pelo ano de edição.
No âmbito das aulas será entregue bibliografia complementar para leitura e discussão.
William H. F. Talbot, The Pencil of Nature, 1844.
Charles Baudelaire, Le public moderne et la photographie, 1859.
Lewis Carrol, Alice’s Adventures in Wonderland, 1865.
Henry P. Robison, Pictorial Effect in Photography, 1869.
Editora Photographia Moderna — Arte Photographica, 1884-1885.
Siegfried Kracauer, Photography, 1927.
Laszlo Moholy Nagy, Malerei, Fotografie, Film, 1927.
Walter Benjamin, Kleine Geschichte der Photographie (Pequena História da Fotografia), 1931.
Walter Benjamin, Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit (A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica), 1936.
James Agee; Walker Evans, Let us now praise famous men, 1941.
Augusto da Silva Carvalho, Subsídios para a História da Introdução da Fotografia em Portugal, 1941.
Henri Cartier Bresson, L’instant decisif, 1952.
Robert Frank, Les Americains, 1958.
Vitor Palla; Costa Martins, Lisboa, Cidade Triste e Alegre, 1959.
Pierre Bourdieu, Photographie, un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie, 1965.
Helmut & Alison Gernsheim, The History of Photography 1685-1914, 1969.
William M. Ivins Jr., Prints and Visual Communication, 1969.
John Berger, Ways of seeing, 1972.
Giséle Freund, Photographie et societé, 1974.
Ando Gilardi, Storia Sociale de la Fotografia, 1976.
Larry Sultan, Mike Mendel, Evidence, 1977.
Carlos Oliveira, Finisterra, 1978.
Herberto Hélder, Photomaton & Vox, 1979.
Susan Sontag, On Photography, 1979.
Roland Barthes, La chambre claire. Note sur la photographie, 1980.
Beaumont Newhall, The History of Photography: from 1839 to the Present, revised and enlarged 5th edition, 1982.
Fernando Pessoa, O livro do desassossego, 1982.
John Tagg, The Burden of representation essays on photographic histories, 1988.
Richard Bolton (ed.), The Contest of Meaning: Critical Histories of Photography, 1989.
António Sena, Nível de Olho, Fotografia em Portugal anos 80, 1989.
Jorge Calado, 1839-1989, Um ano depois/ One year later, 1990.
Jorge Calado; António Sena, Portugal 1890-1990, 1991.
Pedro Miguel Frade, Figuras de Espanto, a fotografia antes da sua cultura, 1992.
Jean Rabb, Literature and Photography Interactions 1840-1990, 1995.
Eduardo Cadava, Words of Light, Theses on the photography of history, 1997.
António Sena, História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997, 1998.
Andrew Roth (Ed.), The Book of 101 Books: Seminal photographic books of the twentieth Century, 2001.
Barbara Maria Stafford; Francees Terpak, Devices of Wonder, from the world in a box to images in a screen, 2001.
Christopher Pinney; Nicholas Peterson, Photography’s Other Stories, 2003.
Stephen Shore, The Nature of Photography, 2007.
Richard Benson, The Printed Picture, 2008.
Vaclav Macek (Ed.), The History of European Photography (vol. 1) 1900-1938, 2011.