Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > THF500

Teoria e História da Fotografia

Código: THF500     Sigla: THF

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 14 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 34 81
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O conhecimento da história e teoria da fotografia revela-se determinante na formulação de um novo paradigma do olhar, mediado pela imagem fotográfica, no actual contexto social, político, económico e científico.
Privilegiando o desenvolvimento das relações que a fotografia estabelece com as artes plásticas, serão analisadas as suas múltiplas infiltrações disciplinares, desde o seu aparecimento na década de 1830 até às recentes práticas que fotógrafos e artistas realizam no panorama artístico actual, valorizando e identificando figuras e formas de pensamento que estruturam a sua história.
Lugar também para caracterizar uma crescente autonomização da teoria da fotografia, analisando a sua importância na compreensão e divulgação da singularidade do meio fotográfico e do seu discurso próprio.
Serão incentivadas propostas de investigação que visam uma mais completa caracterização, interpretação e análise de autores que utilizam e/ou problematizam o meio fotográfico.

Programa

1.
HISTÓRIA(s) DA FOTOGRAFIA: Do arquivo histórico à narrativa ficcional – de Beaumont Newhall a "Shooting the Past".

2.
HISTÓRIA(s) DA FOTOGRAFIA PORTUGUESA: Olho de Vidro (António Sena e Margarida Gil, 1982), Colecção Nacional de Fotografia, Europália 91 e História da Imagem Fotográfica em Portugal 1839-1997 (António Sena, 1998).

3.
FOTOGRAFIA E CIÊNCIA: Contributos para uma cultura de observatório e arquivo.

4.
FOTOGRAFIA E CONFLITO: A Esteticização da(s) Guerra(s) e a necessidade de evasão e testemunho.

5.
FOTOGRAFIA HUMANISTA: Trocas e influências entre a fotografia americana, italiana e portuguesa.

6.
FOTOGRAFIA PORTUGUESA EM FILME: O documento fotográfico no cinema.

7.
FOTOGRAFIA E APROPRIAÇÃO: Como ser um apropriacionista – reproduzir
Benjamin, Barthes e os outros.

8.
FOTOGRAFIA EM LIVRO: Livros, álbum e outros objectos – o familiar na fotografia.

Bibliografia Obrigatória

LEMAGNY, JEAN-CLAUDE e ROUILLÉ, ANDRÉ; Histoire de la Photographie, Larousse, Paris, 1998 (Obra de consulta e história da Fotografia)
FREUND, GISÈLE; Fotografia e Sociedade, Vega. Lisboa, s/data
POIVRET, MICHEL; La photographie contemporaine, Flammarion, Paris, 2002
BARTHES, ROLAND; A Câmara Clara, Edições 70, Lisboa, 1981 ([La chambre claire].)
MORA, GILLES; Petites Rubriques pour un bon usage de Walker Evans, Centre National de Photographie, Ministère de la Culture et de la Communication, 1980
BENJAMIN, WALTER; A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica, in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, introdução de T. W. Adorno, Relógio D Água, Lisboa, 1992
DUCROS, FRANÇOISE e FRIZOT, MICHEL; Du Bon Usage de la Photographie, Centre National de la Photographie, Centre National de la Photographie, 1987
SONTAG, SUSAN; La photographie, Editions du Seuil, Paris , 1979
DUBOIS, PHILIPE; O Acto Fotográfico, Vega. Lisboa, 1991
BENJAMIN, WALTER; Pequena História da Fotografia, in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, introdução de T. W. Adorno, Relógio D?Água, Lisboa, 1992
DUCHAMP, MARCEL; Engenheiro do Tempo Perdido, entrevistas com Pierre Cabanne, , Assírio & Alvim, Lisboa, 1990
BENJAMIN, WALTER; Paris, Capitale du XIXème Siècle: le Livre des Passages, trad. de J. Lacoste segundo a edição original , Les Éditions du Cerf, Paris, 1989
PÉREZ, DAVID (coord.); La certeza vulnerable, cuerpo e fotografia en el siglo XXI, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2004
MARIEN, MARY WARNER; Photography a Cultural History, Laurence King Publishing, 2002 (Obra de consulta e história da Fotografia)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição, intercaladas com aulas de discussão crítica e apresentação de trabalhos.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 51,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. Média aritmética dos trabalhos de investigação propostos e/ou exame superior a dez.
2. Frequência de 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação dos trabalhos de investigação e/ou exame, ponderada com assiduidade e participação.
A avaliação é composta por 3 ensaios críticos, complementares aos conteúdos leccionados em aula.

Qualquer plágio ou paráfrase não referenciada atribuirá ao trabalho e/ou ao exame a classificação de 0 (zero) valores.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 15:23:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias