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Laboratório de Animação

Código: LA01     Sigla: LA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 12 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 3 - 6 45 162
4
DC 18 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 3 - 6 45 162
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprofundamento na aprendizagem da animação convencional ou experimental e afirmação de um discurso autoral. Iniciação às regras básicas de elaboração de um projeto de fílmico: guião, narrativa, imaginário, personagens e expressão animada. Percorrendo as três fases essenciais que caracterizam a conceção e realização de uma animação: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação a contextos de trabalho de carácter profissional e artístico, na produção de storyboards, animatics, character design, art direction e mapas de produção.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção de animação: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

São abordadas várias aplicações da animação: filmes de autor, animação experimental, séries de animação, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário. Nos projetos acentua-se a componente de produção e pós-produção\edição digital. Pretende-se desenvolvimento de um projecto na aproximação à animação experimentando: 1. Concepção e realização. Organização da pré-produção, produção e pós-produção. Aspetos essenciais da expressão animada - duração, movimento, tempo e metamorfose. 2. Aspetos técnicos e tecnológicos. Animação em stop motion ou frame a frame convencional e digital. Registo e edição vídeo e aúdio. 3. Análise do vídeo e do cinema de animação. Metamorfose. Plano e continuidade. Cenografia e iluminação. Montagem. Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica). 4. Introdução à história da animação e a diferentes técnicas de filmes de animação. A experiência da imagem-movimento e da imagem-tempo. A narrativa, o imaginário fílmico e a expressão animada.

Bibliografia Obrigatória

Gilbert, Wayne; Simplified Drawing for Planning Animation, Anamie, 1999
Purves, Barry J.C.; Stop Motion: Passion, Process and Performance, Focal Press, 2007
White, Tony; Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator, Focal Press, 2006
White, Tony; How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation, Focal Press, 2009
Williams, Richard; The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet, Faber & Faber, 2002
Wright, Jean Ann; Animation Writing and Development: From Script Development to Pitch, Focal Press, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas de aprofundamento ao discurso fílmico e à história da animação. Aulas práticas onde se desenvolve um projeto autoral artístico de animação, e técnicas de produção fílmica nomeadamente: filmagem, escrita cinematográfica, edição, realização e produção.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção dos trabalhos propostos.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte

Observações

Nesta cadeira subentende-se que o estudante já tem alguma experiência na área por isso deverá percorrer a pré-produção, a produção e a pós-produção com uma maior autonomia e capacidade de organização.

O desenvolvimento de projectos é orientado, por um lado, para um aprofundamento na aprendizagem da animação, mas também, por outro, para a experimentação num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica, justificando abordagens de complementaridade curricular e de carácter artístico.

O contexto cultural da turma poderá acarretar aulas com palestras nas duas linguas: inglês e português.

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