Design e Som
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta é uma unidade curricular introdutória ao som no design que pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre um universo expressivo que, apesar de certamente muito familiar, é ainda largamente desconhecido — de um ponto técnico e teórico — para os estudantes. Assim, a unidade curricular assume-se como fundamentalmente teórico-prática, desenvolvendo competências técnicas em simultâneo com o conhecimento crítico do campo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Perceber as affordances do som como meio, interface e ferramenta para o design e arte.
- Desenvolver o sentido crítico e estético em relação à utilização do som em artefactos artísticos e comunicacionais.
- Desenvolver competências técnicas básicas para a criação de som para audiovisuais e meios computacionais.
- Adquirir o vocabulário técnico e artístico básico do design de som.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os principais pontos do programa são:
- Introdução, exploração e análise do som e do design de som como meio e ferramenta artística e de design.
- Fomentar a consciencialização do som nos meios e na nossa vida quotidiana.
- Exploração e aprendizagem de algum equipamento usado para a produção e registo de som.
- Exploração de software e competências para a produção de som em audiovisuais e meios computacionais.
- Introdução ao vocabulário técnico e artístico do design de som.
- Projetar a comunicação e a retórica através do jogo.
Bibliografia Obrigatória
Michel Chion;
L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9
Daniels, D., Naumann, S., & Thoben, J. (Eds.); See This Sound. Audiovisuology. Compendium: An Interdisciplinary Survey of Audiovisual Culture, Walther König, 2010
Bibliografia Complementar
Cobussen, Marcel (Ed.); The Routledge Companion to Sounding Art, 2020
Douglas Kahn;
Noise, water, meat. ISBN: 0-262-61172-4
Roads, Curtis; The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996
Schafer, R. M.; The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World, Destiny Books, 1977
True, B.; Acoustic Communication, Ablex, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular será conduzida através da articulação de aulas expositivas, workshops técnicos e o desenvolvimento de exercícios práticos e de reflexão teórica. As aulas expositivas pretendem comunicar os principais conceitos do programa da unidade curricular, ilustrando-os com casos de estudo que serão discutidos com a turma. Os workshops técnicos introduzirão os estudantes às ferramentas indispensáveis para a produção e registo de som, enquanto que os exercícios práticos, sempre acompanhados de reflexão teórica, permitirão que os estudantes apliquem de forma crítica os conhecimentos adquiridos. Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
72,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva em todas as componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incidirá sobre a participação nas aulas (10%), os exercícios práticos desenvolvidos (60%) e os documentos escritos entregues (30%).