Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDIPDE

Projeto/Dissertação/Estágio

Código: MDIPDE     Sigla: PDE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 21 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 2 - 54 1080 1458

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês para estudantes internacionais

Objetivos





— Aprofundar metodologias de investigação que dotem os estudantes de pensamento crítico sobre projectos de índole visual a realizar ao longo do semestre;
— Investigação e validação da imagem como unidade contemporânea de literacia;
— Desenvolver interesses científicos que se cruzem com projectos de investigação capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva;
— Compreensão de gramáticas relacionada com a imagem no contexto contemporâneo, tanto a nível cultural como tecnológico.





Resultados de aprendizagem e competências





— Aptidão para a organização da informação visual geradora de uma campo expandido de conhecimento centrado nas imagens capazes de formar uma produto intelectual de sabedoria.
— Resolução de problemas de informação no espaço público no campo da cultura e do mercado.
— Ser capaz de desenvolver programas de comunicação visual sustentáveis e funcionais, implementados a partir de conceitos originais e a partir dos quais resultem mensagens, meios e dispositivos visuais numa relação face à qual o Design seja viável como contrato ético com a sociedade.
Adequar e suportar o processo do design visual a uma estrutura operativa, assim sequenciada:Compreender e definir um problema de comunicação segundo objetivos tangíveis e que superem as suas condicionantes.Observar e conhecer os utilizadores no terreno.Sintetizar e equacionar as alternativas para a solução de uma necessidade.Prototipar com esboços, esquemas, modelos ou um storyboard.Realizar e produzir produtos de comunicação visual.





Modo de trabalho

Presencial

Programa





Projecto de Investigação

A demonstração da coerência dos conteúdos programáticos será testada no decorrer do ano lectivo através da análise do projeto de investigação formulado inicialmente. Desta forma, pretende-se discutir o progresso da investigação através de uma calendarização atribuída a cada uma das fases do trabalho.





Bibliografia Obrigatória

CRESWELL, John W. ; Research Design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks, age Publications., 1994
GRAY, C., MAILIS, Jullian; Visualizing Research. A guide to the Research Process in Art and Design, shgate Publishing Limited, 2004
HOLLY, Michael Ann; What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute, 2009
Graphic Design Theory: Readings from the Field. Nova Iorque:; Armstrong, Helen, 2009. ISBN: Princeton Architectural Press,
Banks, Marcus; Visual Methods in Social Research, SAGE Publications, 2009
Mirzoeff, Nicholas; The Visual Culture Reader, Routledge, 2009
Mitchell, W. J. T; What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, The University of Chicago Press, 2005
Rancière, Jacques; The Future of the Image, London and New York: Verso, 2007
Sterling, Bruce; Shaping Things, Massachusetts: The MIT Press, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





Neste caso particular, é concedida aos estudantes a responsabilidade de trabalharem o seu tema da forma que julgarem mais apropriada, seguindo a sua opinião, ritmo e até instintos pessoais desde que em ajam de acordo os objetivos da unidade curricular, demonstrando que sabem aplicar conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do ciclo de estudos.
Compete aos orientadores acompanhar o trabalho em curso de forma a evitar que os estudantes se afastem do essencial e se percam em aspetos menores, garantindo que o plano de trabalhos é cumprido. Para isso, os docentes efetuam o acompanhamento da investigação, tanto no formato individual como em grupo, e fomentam apresentações de trabalho regulares onde é incentivada a participação de todos os estudantes.





Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova pública

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-17 às 13:17:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias