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Projeto

Código: P101     Sigla: P101

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 17 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 18 120 483

Língua de trabalho

Português

Objetivos

— Analisar a imagem para além da sua representação;
— Investigar e validar a imagem como unidade contemporânea de literacia;
— Reconhecer a importância da imagem a nível académico, cultural e profissional;
— Compreender a relevância das narrativas visuais em torno de projectos contemporâneos;
— Entender a importância de preservar documentais capazes de nos proporcionar uma visão do mundo a partir de um padrão individual, local, regional e mundial;
— Saber reconhecer um património visual transmissível de memória individual e coletiva;
— Trabalhar a imagem como entidade estruturante do design de comunicação e de múltiplos ramos de conhecimento;
— Desenvolver projectos de design sustentados pela utilização da imagem, cruzando áreas científicas crescentemente complexas.
— Produzir protótipos, modelos e projetos no campo do design de comunicação alargado, aplicados ao mercado e às respetivas necessidades dos seus públicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes obtenham as seguintes competências:

— Identificar e definir problemas de comunicação que os incentivem a interferir na sociedade contemporânea;
— Procurar outros ângulos para os problemas, repensando o papel do design e dos processos utilizados por designers a partir de metodologias menos óbvias;
— Relançar a relação do designer segundo uma perspetiva interdisciplinar e que promova a inovação social e a construção de uma cultura sustentável e resiliente;
— Desenvolver projetos de design sustentados pela utilização da imagem, cruzando áreas científicas crescentemente complexas, aplicados a contextos específicos e a respetivas necessidades dos seus públicos.
— Produzir protótipos, modelos e projetos no campo do design de comunicação alargado, aplicados a contextos específicos e às respetivas necessidades dos seus públicos.
— Combinar os interesses pessoais com áreas científicas de questionamento ético e social;
— Reconhecer a importância da imagem a nível social, cultural e profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Primeira Parte: Narrativa Fotográfica
Compreender a importância das relações entre imagens. Apresentação, análise e discussão de projetos fotográficos organizados em séries narrativas e temáticas. Criação de um repertório visual a partir de procedimentos tecnológicos relacionados com a preparação, formatação e produção de uma narrativa visual. 

Segunda Parte: Design Relacional
Apresentação de programas de comunicação visual sustentáveis e funcionais, implementados a partir de conceitos originais e a partir dos quais resultem mensagens, meios e dispositivos visuais numa relação face à qual o Design seja viável como contrato ético com a sociedade. Criação de um projeto visual sustentando por um campo de reflexão teórico aplicado a um contexto social específico.

Terceira Parte: Proposta de Projeto de Investigação
Analisar projetos de investigação aplicada, valorizando experiências inovadoras em contextos históricos e contemporâneos. Consciencializar e aprofundar dinâmicas e impactos múltiplos entre design, sociedade e cultura, capacitando e preparando estudantes para a investigação a nível teórico e prático que possibilite a ampliação de conhecimento em projetos que resolvam problemas contemporâneos efetivos. Desenvolver propostas de investigação que possibilitem a realização de produtos de comunicação visual que alternativos às soluções mais imediatas do mercado, cruzando interesses científicos com visões éticas e sociais e que permitam a criação de protótipos de comunicação que atuem em contextos locais, regionais mas, também, internacionais, potenciando parcerias com entidades cívicas, científicas e/ou empresariais. Elaboração de propostas de projecto de investigação a desenvolver no segundo ano curricular do curso.

Bibliografia Obrigatória

Alexandra Midal; Design by accident. ISBN: 978-3-956791-43-7
Alice Rawsthorn ; Hello World: Where Design Meets Life, Abrams Press;, 2014
Anthony Dunne; Speculative everything. ISBN: 978-0-262-01984-2
Deyan Sudjic; B is for Bauhaus. ISBN: 978-0-718-19951-7
Ezio Manzini e Rachel Coad; Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation (Design Thinking, Design Theory), The MIT Press, 2015
Gillian Rose; Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6
Graham Harman; Object-Oriented Ontology: A New Theory of Everything, Pelican, 2018
Helen Armstrong; Graphic design theory. ISBN: 978-1-56898-772-9
Marjanne van Helvertg; The^Responsible object. ISBN: 978-94-92095-19-0
Victor Papanek; Design for the Real World, Thames & Hudson, 2019

Bibliografia Complementar

Adam Greenfield; Radical technologies. ISBN: 978-1-78478-045-6
Audrey Bennett e Steven Heller; Design Studies: Theory and Research in Graphic Design, Princeton Architectural Press, 2006
Beatriz Colomina e Mark Wigley; Are We Human? Notes on an Archaeology of Design, Lars Müller Publishers, 2017
Bruce Sterling; Shaping Things, The MIT Press, 2005
Lois Tyson; Critical theory today: A user friendly guide, Routledge, 2014
Marcus Banks; Visual Methods in Social Research, SAGE Publications Ltd, 2015
Peter G. Rowe; Design Thinking in the Digital Age, Sternberg Press, 2017
R. Buckminster Fuller; Manual de instruções para a nave espacial Terra
Ruben Pater; The Politics of Design, Ruben Pater e BIS Publishers, 2016
Victor Papanek; Arquitectura e design. ISBN: 972-44-0968-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino sustentadas no seguinte modelo: aulas em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica; o segundo, a um modelo de caráter mais prático.

A demonstração da coerência das metodologias de ensinos será testada no decorrer do semestre, através da preparação e análise dos projetos em curso. Desta forma, pretende-se discutir com os estudantes todas as fases do processo de trabalho, segundo os seguintes parâmetros:

— A lógica das metodologias deve ser coerente com as características científicas, os objetivos e as condicionantes de cada projeto;
— A coerência dos métodos utilizados estará relacionada com consequência aplicada dos resultados de cada projeto;
— Pertinência do estudo e das soluções encontradas;
— Dar visibilidade às questões de partida que tornem coerente o plano de investigação inerente a cada projeto;
— Equilíbrio entre enquadramento teórico e o plano prático do desenvolvimento experimental e laboratorial;
— Gestão e planeamento da investigação e a produção de trabalhos apresentados no decorrer do semestre

A avaliação será contínua e distribuída ao longo do semestre sem exame final. Será contemplada a originalidade do processo e a qualidade das metodologias utilizadas bem como a pertinência do seu resultado no campo do Design e da Imagem.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de projeto 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

— Assiduidade;
— Acompanhamento de projetos;
— Participação;
— Apresentação de trabalho;
— Desenvolvimento de exercícios e projetos;
— Curiosidade científica;
— Domínio tecnológico;
— Utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada.

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada exercício ou projeto os estudantes serão classificados numa escala alfabética de A (nota máxima) a F (nota mínima). No final da cada exercício ou projeto as avaliações serão divulgadas pelos estudantes. Para além dos exercícios ou projetos desenvolvidos será avaliado o acompanhamento de projetos, assiduidade, participação e apresentação de trabalho, curiosidade científica e domínio tecnológico, será ainda relevante a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada. A participação e o envolvimento dos estudantes em atividades letivas que ultrapassem o contexto da aula poderá ser motivo de avaliação. Os exercícios ou projetos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o semestre não serão avaliados. Os estudantes que não frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas não serão avaliados.

Componentes de Avaliação

Participação presencial — 25%
Trabalho de investigação — 25%
Trabalho prático ou de projeto — 50%

Total: — 100%

Os estudantes serão avaliados no final do 1º semestre de forma quantitativamente, de 0 a 20, ainda que a nota final do ano não seja reflexo de uma média aritmética.

Observações

Face ao atual contexto pandémico é imprevisível assegurar o funcionamento de um semestre letivo em modo presencial. Em todo o caso, está prevista a realização de três projetos: um projeto focado na prática fotográfica (Projeto 01), um segundo projeto de design relacional, cruzando disciplinas que integrem preocupações sociais (Projeto 02) e um terceiro projeto que servirá de identificação e preparação para a proposta de investigação a desenvolver no segundo ano letivo (Projeto 03).

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