Código: | INTP01 | Sigla: | INTP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 89 | Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 | 2 | - | 6 | 45 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 2 | 6,00 |
José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca | 1,00 | ||
Rodrigo Guerreiro Vaz Guedes de Carvalho | 5,00 |
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de conceber, desenhar e implementar artefactos digitais interativos recorrendo a programação gráfica.
Concretamente:
A UC tem por objetivo transversal explorar o código como um recurso para a criação ou personalização de ferramentas para diferentes contextos de design de comunicação: gráficos e impressão, animação e vídeo, e aplicações interativas.
A UC pretende fornecer competências fundamentais de programação para a criação visual, e produção ou personalização de ferramentas de design digital; permitir a compreensão dos sistemas digitais; e possibilitar a transição para outras linguagens de programação.
Procura também desenvolver capacidades de análise critica no campo do design e arte computacional e o seu respectivo enquadramento histórico.
Pretende-se que os estudantes ganhem autonomia na exploração de ferramentas digitais e computacionais para a criação de conteúdos visuais e interactivos, e que assim obtenham novos recursos úteis para utilizar em projectos de design de comunicação.
O programa da UC foca-se em torno de conceitos gerais de design e arte computacional:
- Repetição;
- Aleatoriedade;
- Interação;
- Transformação;
- Transcodificação.
Estes conceitos servem de pontos de partida para a introdução de uma série de fundamentos técnicos de programação:
- Variáveis;
- Estruturas lógicas;
- Estruturas de repetição;
- Estruturas de dados;
- Classes;
- Protocolos de comunicação (OSC/MIDI).
Os conceitos e fundamentos técnicos serão explorados em duas ferramentas distintas com diferentes abordagens à programação criativa:
- Processing (ambiente de programação criativa baseado em código Java);
- Touch Designer (ambiente de programação criativa baseado programação por nós);
UC teórico-prática que aborda o uso de programação criativa como ferramenta de criação visual. Consiste na exposição ao longo do semestre dos conteúdos programáticos que são acompanhados por exercícios de aula e por projectos práticos.
O uso de duas ferramentas distintas, Processing e TouchDesigner, permite aprender e explorar conceitos e fundamentos de design computacional com duas abordagens de programação distintas.
Os exercícios de aula visam acompanhar e consolidar conteúdos específicos e demonstrar habilidade para abordar as correspondentes competências técnicas.
Os projectos têm uma abordagem mais livre, promovendo assim a experimentação criativa e autonomia face aos conteúdos abordados ao longo do semestre.
A exposição oral, presente tanto nos exercícios práticos como no projecto pretende desenvolver capacidades de comunicação, criar dinâmicas de grupo na aula e capacidade de analise critica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 82,00 |
Total: | 162,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores
Cumprimento do critério de assiduidade, segundo o artigo 10º do RADFBAUP, nomeadamente não exceder o limite de 25% de faltas do número de aulas previstas.
A fórmula de avaliação consiste na avaliação ponderada dos dois módulos teórico-práticos em: