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Estruturas e Sistemas Narrativos I

Código: ESN202     Sigla: ESNI

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 64 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Objectivos
Estruturas e Sistemas Narrativos pretende ser uma disciplina teórica-prática. Recorrendo a aulas de exposição, com exercícios de carácter prático. Promove a reflexão em torno de questões ligadas ao Design.

Programa


Programa
O programa será suportado em sessões comentadas de material audiovisual. Tendo como objectivo integrar e articular as estruturas curriculares, a matéria teórica que se apresenta irá ter na disciplina nuclear, do mesmo ano lectivo, um reflexo prático.
O semestre decorrerá subordinado aos seguintes pontos:
Análise de situações complexas de texto, levantamento, comparação, experimentação em objectos vários como revistas, livros, desdobráveis...
Aumentar o vocabulário e consciencializar para a modelação de mensagens complexas.
Da imagem ao signo, através dos tempos, áreas, famílias, códigos de representação, contemporaneidade, suportes,...
O pictograma, íconograma, cartograma, diagrama, ideograma, logograma, tipograma, fonograma.
Pensamento paralelo e pensamento vertical. Geração de alternativas, Desafiar as premissas, Suspensão do juízo de valor, Ideias dominantes e factores cruciais, fraccionamento, método da inversão.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Bibliografia principal
KINDERSLEY, Dorling, A Escrita, Verbo, 1993
BLANCHARD, Gérard, La Letra, ceac, 1988
BAINES, Phil; HASLAM, Andrew, Type & Typography, Laurence King Publishing Ltd, 2002
CHENG, Karen, Designing Type, Laurence King Publishing Ltd, 2006
HARRIS, David, The Art of Calligraphy, Dorling Kindersley Ltd, 1995
BLACKWELL, Lewis, 20th Century Type, Laurence King Publishing Ltd, 1998
SAKAMOTO, Tomoko / PRAT, Japan Graphics, Ramon, Actar, 2002
CAPLIN, Steve, Diseño de Iconos, Gustavo Gili, 2001
SOLAS, Javier González, Identidad Visual Corporativa, Editorial Sintesis, 2002
KINDERSLEY, Dorling, A Escrita, Verbo, 1993
IGARASHI, Takenobu / BURNS, Diane, Designers on Mac, Graphic-sha, 1992
AICHER, Otl / KRAMPEN, Martin, Sistemas de signos en la comunicación visual, Gustavo Gili, 1979
BLANCHARD, Gérard, La Letra, ceac, 1988
ROOJEN, Pepin Van, Signs & Symbols, Agile Rabbit Editions, 2000
KLANTEN, Robert, DSOS1, Die Gestalten Verlag, 2001
ROSENTSWIEG, Gerry, The new logo from California, Madison Square Press, 1993
KLANTEN, Robert, Los Logos, Die Gestalten Verlag, 2002
ROOJEN, Pepin Van, Transport Pictures, Agile Rabbit Editions, 1999
SMEETS, René, Signos, Símbolos & Ornamentos, Tecnoprint, 1982
MOLLERUP, Per, Marks of Excellence, Phaidon, 1997
KLANTEN, Robert, Type One, Die Gestalten Verlag, 2004
THALER, Peter / DENICKE, Lars, Pictoplasma, Pictoplasma Publishing, 2006
EDWARD DE BONO, Pensamento Lateral Um Manual de Criatividade, Ed Pregaminho Lda, 2005

Modo de Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e resultará do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo aluno no decorrer do ano lectivo, tendo em vista a concretização dos objectivos propostos.
Na sua componente conceptual/teórica, a apresentação do projecto realizar-se-á individual e oralmente na sala de aula, sendo, deste modo, avaliados o conteúdo e a forma do discurso. Numa perspectiva mais ampla, será dada especial atenção à capacidade de reflexão gerada no interior da turma.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Modo de Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e resultará do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo aluno no decorrer do ano lectivo, tendo em vista a concretização dos objectivos propostos.
Na sua componente conceptual/teórica, a apresentação do projecto realizar-se-á individual e oralmente na sala de aula, sendo, deste modo, avaliados o conteúdo e a forma do discurso. Numa perspectiva mais ampla, será dada especial atenção à capacidade de reflexão gerada no interior da turma.

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de Avaliação
O processo de avaliação será contínuo e resultará do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo aluno no decorrer do ano lectivo, tendo em vista a concretização dos objectivos propostos.
Na sua componente conceptual/teórica, a apresentação do projecto realizar-se-á individual e oralmente na sala de aula, sendo, deste modo, avaliados o conteúdo e a forma do discurso. Numa perspectiva mais ampla, será dada especial atenção à capacidade de reflexão gerada no interior da turma.
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