Código: | LSI202 | Sigla: | LSI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 65 | Licenciatura em Design de Comunicação | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Compreender o contexto histórico, social e técnico dos media digitais, particularmente na sua vertente audiovisual, de forma a integrar a prática expressiva e crítica individual. Desenvolver práticas experimentais com base nos fenómenos sonoros e visuais, com recurso a várias estratégias e métodos de investigação e concretização. Consolidar hábitos e métodos de documentação de projeto.
Enquadrar o entendimento das fronteiras dos média digitais dentro da prática individual de cada discente, seja enquanto recursos formais ou enquanto elementos de uma linguagem crítica; para esse fim, será necessária a familiarização com os mecanismos explícitos e implícitos dos média a trabalhar. As propostas de trabalho são direcionadas para a exploração direta e livre destes suportes.
A disciplina de Laboratório de Som e Imagem propõe uma abordagem aos fundamentos dos suportes digitais na sua forma mais essencial -- os circuitos eletrónicos; a partir da compreensão destes, será concretizada uma exploração dos fenómenos sonoros e visuais, e como os controlar e manipular com recurso aos média digitais. Enquanto que o termo “audiovisual” ou a expressão “som e imagem” são mais imediatamente associados à televisão, cinema, música, ou a expressões como “multimédia”, é pertinente considerar o fenómeno do som e o fenómeno da imagem nas suas formas mais elementares, para então compreender como eles se complexificam, combinam e acumulam para chegar às manifestações que conhecemos. Se pensarmos em termos de ferramentas digitais, trata-se de dar um passo atrás: em vez de pensar na imagem em movimento como resultado de captura e manipulações feitas com determinados dispositivos e/ou software, faz sentido considerar os elementos individuais que levam a esse resultado: o pixel, a cor, a "frame rate", como o sinal vídeo é transportado do computador para o ecrã são alguns exemplos. Através de experiências práticas no campo da electrónica e “physical computing”, será proposto isolar, identificar esses elementos numa primeira fase, para em seguida aplicar esses conhecimentos na idealização e concepção de mecanismos simples que possam ilustrar um ponto de vista crítico sobre os fenómenos da imagem e som. Serão propostas várias experiências e actividades onde serão explorados os conceitos acima mencionados, experiências essas que irão alimentar o reportório técnico dos e das discentes para que possam aplicar esses princípios na execução de novos objetos expressivos.
Serão abordadas estratégias como a manipulação, alteração e “détournement” de objectos existentes na forma do “circuit bending”, desconstrução e reconfiguração de objectos electrónicos manufacturados, “glitch art”, ou a alteração especulativa de mecanismos existentes de hardware e software. Os métodos de prototipagem serão especialmente aprofundados, bem como o processo de documentação das explorações e investigações dinamizadas pelos conteúdos curriculares.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 92,00 | 100,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Frequência das aulas | 92 | |
Total: | 92,00 |
As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas.
Todas as instâncias de estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) serão tratados caso a caso, sendo fundamental o contacto com o docente da disciplina com a maior brevidade.
Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.