Laboratório de Som e Imagem
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Realizar uma introdução ao som e à sua fenomenologia, dotando os alunos de um entendimento do som enquanto fenómeno físico, psicofísico, acústico e psicoacústico.
Partir para a percepção sonora a partir da sua relação com as imagens e da articulação audiovisual, concretizando de forma criativa em pequenos projectos estas relações.
Fornecer conhecimentos de carácter tecnológico, específicos da imagem e do som, criando contextos para a sua análise e contextos para o seu cruzamento de forma criativa, fundamentada e inovadora.
Programa
Esta unidade curricular servirá de veículo à experimentação nos domínios do som e da imagem, tratando a sua especificidade e o seu cruzamento. Explorará através de exercícios práticos de carácter experimental, diversas teorias relativas ao uso expressivo do som em conjugação com imagens em diferentes contextos e manifestações artísticas.
A partir do desenvolvimento de competências relacionadas com a análise, reflexão e discussão de relações de interdependência entre som e imagens, serão realizados exercícios práticos envolvendo trabalho de campo nas áreas de produção e pós-produção de som e imagem.
Bibliografia Obrigatória
Michel Chion; Audio-vision: sound on screen, Columbia University Press, 1993. ISBN: 0231078994
Michel Chion; El Sonido, Paidós Ibérica, 1999. ISBN: 8449307031
Michel Chion; La Música en el Cine, Paidós Ibérica, 1985. ISBN: 8449304474
Rick Altman (editor); Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579
Larry Sider (Editor), Diane Freeman (Editor), Jerry Sider (Editor); Soundscape, The School of Sound Lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003. ISBN: 1903364590
Bibliografia Complementar
Rick Altman; "Introduction: Four and a Half Film Fallacies", in AAVV, Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579 (texto)
Rick Altman; "Introduction: Sound?s Dark Corners", in AAVV, Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579 (texto)
Michel Chion; "The Three Listening Modes" (http://helios.hampshire.edu/~hacu123/papers/Chion_Three_Listening.doc)
Gary Ferrington; "Take A Listening Walk and Learn To Listen" (http://interact.uoregon.edu/MediaLit/WFAE/readings/listenwalk.html )
Gary Ferrington; "On A Clear Day I Can Hear Forever" (http://interact.uoregon.edu/medialit/WFAE/readings/clearday.html)
Walter Murch; "Stretching Sound to Help the Mind See", 2000 (http://www.filmsound.org/murch/stretching.htm)
Walter Murch, Tom Kenny; The Search for Order in Sound & Picture, Interview by Tom Kenny (http://www.filmsound.org/murch/waltermurch.htm)
Walter Murch; "Dense Clarity - Clear Density" (http://www.ps1.org/cut/volume/murch.html)
Douglas Kahn; "Audio Art in the Deaf Century" (http://www.soundtoys.net/a/journal/texts/kahn.html)
Luísa Ribas; "Sobre o papel do Som no Audiovisual", 2002 (Dissertação - Provas de Mestrado em Arte Multimédia)
Barry Truax (editor); Handbook For Acoustic Ecology (http://www2.sfu.ca/sonic-studio/handbook/)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, análise e discussão, por parte de docentes e discentes, de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.
A colocação em prática da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma individual ou colectiva, pequenos projectos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Após a entrega de cada dois projectos será publicada a respectiva avaliação numa escala qualitativa de A a F (A > F). Esta avaliação será subdividida em avaliação do projecto e, quando aplicável, da sua sustentação escrita.
As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada destas avaliações e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas.
O docente reserva-se o direito de recusar avaliar e classificar projectos que não tenham sido acompanhados no decurso das aulas, nestes casos será atribuída a classificação "F" ao projecto.
Os projectos não entregues serão classificados com 0 (zero).
Todos os projectos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 25%.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.