Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LSI202

Laboratório de Som e Imagem

Código: LSI202     Sigla: LSI

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 71 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Realizar uma introdução ao som e à sua fenomenologia, dotando os alunos de um entendimento do som enquanto fenómeno físico, psicofísico, acústico e psicoacústico.
Partir para a percepção sonora a partir da sua relação com as imagens e da articulação audiovisual, concretizando de forma criativa em pequenos projectos estas relações.
Fornecer conhecimentos de carácter tecnológico, específicos da imagem e do som, criando contextos para a sua análise e contextos para o seu cruzamento de forma criativa, fundamentada e inovadora.

Programa

Esta unidade curricular servirá de veículo à experimentação nos domínios do som e da imagem, tratando a sua especificidade e o seu cruzamento. Explorará através de exercícios práticos de carácter experimental, diversas teorias relativas ao uso expressivo do som em conjugação com imagens em diferentes contextos e manifestações artísticas.
A partir do desenvolvimento de competências relacionadas com a análise, reflexão e discussão de relações de interdependência entre som e imagens, serão realizados exercícios práticos envolvendo trabalho de campo nas áreas de produção e pós-produção de som e imagem.

Bibliografia Obrigatória

Michel Chion; Audio-vision: sound on screen, Columbia University Press, 1993. ISBN: 0231078994
Michel Chion; El Sonido, Paidós Ibérica, 1999. ISBN: 8449307031
Michel Chion; La Música en el Cine, Paidós Ibérica, 1985. ISBN: 8449304474
Rick Altman (editor); Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579
Larry Sider (Editor), Diane Freeman (Editor), Jerry Sider (Editor); Soundscape, The School of Sound Lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003. ISBN: 1903364590

Bibliografia Complementar

Rick Altman; "Introduction: Four and a Half Film Fallacies", in AAVV, Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579 (texto)
Rick Altman; "Introduction: Sound?s Dark Corners", in AAVV, Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 0415904579 (texto)
Michel Chion; "The Three Listening Modes" (http://helios.hampshire.edu/~hacu123/papers/Chion_Three_Listening.doc)
Gary Ferrington; "Take A Listening Walk and Learn To Listen" (http://interact.uoregon.edu/MediaLit/WFAE/readings/listenwalk.html )
Gary Ferrington; "On A Clear Day I Can Hear Forever" (http://interact.uoregon.edu/medialit/WFAE/readings/clearday.html)
Walter Murch; "Stretching Sound to Help the Mind See", 2000 (http://www.filmsound.org/murch/stretching.htm)
Walter Murch, Tom Kenny; The Search for Order in Sound & Picture, Interview by Tom Kenny (http://www.filmsound.org/murch/waltermurch.htm)
Walter Murch; "Dense Clarity - Clear Density" (http://www.ps1.org/cut/volume/murch.html)
Douglas Kahn; "Audio Art in the Deaf Century" (http://www.soundtoys.net/a/journal/texts/kahn.html)
Luísa Ribas; "Sobre o papel do Som no Audiovisual", 2002 (Dissertação - Provas de Mestrado em Arte Multimédia)
Barry Truax (editor); Handbook For Acoustic Ecology (http://www2.sfu.ca/sonic-studio/handbook/)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão, por parte de docentes e discentes, de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.

A colocação em prática da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, desenvolvendo, de forma individual ou colectiva, pequenos projectos de carácter prático e teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada dois projectos será publicada a respectiva avaliação numa escala qualitativa de A a F (A > F). Esta avaliação será subdividida em avaliação do projecto e, quando aplicável, da sua sustentação escrita.

As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada destas avaliações e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades lectivas.

O docente reserva-se o direito de recusar avaliar e classificar projectos que não tenham sido acompanhados no decurso das aulas, nestes casos será atribuída a classificação "F" ao projecto.

Os projectos não entregues serão classificados com 0 (zero).

Todos os projectos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 25%.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 03:41:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias