Introdução Ao Design
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design de Comunicação |
Ocorrência: 2010/2011 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Introdução ao Design propõe como objectivos principais:
1 - a investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, estimulando uma abordagem laboratorial dos processos e a reflexão e crítica dos resultados.
2 - o desenvolvimento de exercícios que procurarão questionar os meios de comunicação visual, assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos.
3 - a experimentação de metodologias tendo por base uma abordagem especulativa do Design de comunicação, assim como o simulacro em contextos reais.
4 - o desenvolvimento e pesquisa de uma expressão gráfica alicerçada na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo.
5 - a discussão sobre o papel do design na sociedade, subscrevendo temas que exploram a articulações entre Design e diferentes audiências ou Design e ética.
6 - a articulação com as diferentes áreas de expressão promovendo a colaboração com outras unidades curriculares através de projectos transdisciplinares.
Programa
A unidade curricular de Introdução ao Design pretende:
1 - promover a investigação e a experimentação como matrizes para o desenvolvimento de todo o trabalho processual.
2 - uma abordagem introdutória a diferentes áreas e tecnologias que influenciam ou integram a gramática do Design de comunicação, passando pela sua compreensão histórica e diferentes correntes estéticas, nomeadamente a análise de conceitos e objectos (gerais e particulares) da própria comunicação.
3 - a integração de conteúdos e ferramentas de outras unidades curriculares como complementos na prática do Design.
4 - trabalhar três grandes áreas de estudo, que compreendem a imagem, o texto e o espaço, procurando reflectir questões que passem pelo estudo de por questões formais e conceptuais entre os quais o processo, a composição, a narrativa, a percepção e suportes, o espaço público ou privado.
5 - reflectir a inserção do Design e do designer num contexto histórico e contemporâneo
6 - incentivar a aquisição de repertórios visuais e tecnológicos, assim como procurar a expressividade própria dos materiais, dos instrumentos e das tecnologias tanto analógicas como digitais.
7 - privilegiar a clareza do discurso gráfico e a realização de objectos comunicantes a uma escala que integre o universal e o particular, assim como a gestão do processo operativo.
Bibliografia Obrigatória
FERRAND, Maria/ BICKER, João Manuel; A Forma das Letras , Almedina, Coimbra , 2000
BARNARD, Malcolm ; Graphic Design as Communication, Routledge, New York, 2005
ESKILSON, Stephen J.; Graphic Design: A New History, Yale University Press, 2007
Moura Mário;
Design em tempos de crise
Meggs Philip B.;
A history of graphic design. ISBN: 0-442-31895-2
Spiekermann Erik;
Stop stealing sheep & find out how type works. ISBN: 0-672-48543-5
Blackwell Lewis;
Subj. ISBN: 1-85669-092-X
Lupton Ellen;
Design writing research. ISBN: 0-7148-3851-9
Baines Phil;
Type & Typography. ISBN: 1-85669-437-2
Kress Gunther;
Reading images. ISBN: 0-415-10600-1
Foster Hal;
Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
Heller Steven 340;
The education of a graphic designer. ISBN: 1-880559-99-4
Pipes Alan;
Production for graphic designers. ISBN: 1-85669-458-5
Satué Enric;
El diseno gráfico
Lupton Ellen;
Thinking with type. ISBN: 1-56898-448-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O espaço de trabalho será organizado segundo uma estrutura laboratorial, onde o papel da experimentação e da investigação pessoal serão factores privilegiados em oposição à sistematização do conhecimento.
A sala de aula será entendida como um território de investigação e trabalho, cuja ocupação e utilização assídua é fundamental.
A existência de duas turmas não pressupõe a separação de métodos e objectivos de trabalho, visto que a apresentação dos projectos assim como prazos e entrega final dos mesmos será coincidente, procurando uma articulação e trabalho colectivo em diferentes etapas.
O docente terá um papel activo como orientador e o discente deverá atingir um grau de auto-conhecimento e procura de um discurso através da sua própria investigação.
No decorrer do ano lectivo, serão facultadas ao aluno propostas de trabalho, cuja discussão e fundamentação será realizada durante o período de aulas.
A apresentação dos projectos pelo aluno deverá ser consciente, acompanhada, se necessário, de uma justificação teórica fundamentada na história, na crítica, na ordem de pensamento e nas ferramentas/ tecnologias utilizadas. Pretende-se que os projectos apresentados não sejam apenas uma simulação do trabalho real, mas um meio de experimentação e investigação.
Será incentivada a divulgação de trabalho individual ou colectivo através da criação de plataformas tais como blogues, fanzines ou cartazes.
Será promovida o trabalho de equipa onde a análise e discussão dos projectos ao longo do ano será um exercício colectivo.
Software
Illustrator, Photoshop
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
336,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Classificação final igual ou superior a 10 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
A unidade curricular de Introdução ao Design, sendo anual pressupõe dois momentos de avaliação, o primeiro correspondendo a uma nota qualitativa (entre A e E) para o primeiro semestre e uma nota quantitativa (0 a 20) para o final do ano lectivo. O cálculo da nota final não será uma equação aritmética dos dois semestres, mas uma consequência dos resultados obtidos e da evolução do estudante.
São utilizados os métodos de avaliação previstos pelo Regime Geral de Avaliação da UP assim como a assiduidade e a participação efectiva nas diferentes etapas de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
não aplicável
Melhoria de classificação
apenas por frequência