Código: | SEC1 | Sigla: | SEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Doutoramento em Educação Artística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DEA | 12 | Plano Oficial do ano letivo 2016 | 2 | - | 5 | 23 | 135 |
A UC de Seminário de Escrita Científica tem por objectivo trabalhar competências de escrita que permitam aos estudantes enfrentar a escrita da tese, mas também a publicação de papers ou capítulos de livros, a partir dos seus projectos de investigação. Assim, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:
- Pesquisar bases de dados internacionais de revistas, jornais e editoras que publicam nos campos temáticos que enquadram o projecto de cada estudante;
- Compreender as regras de publicação, referenciação e edição adequadas às diferentes plataformas de publicação pesquisadas;
- Estruturar um artigo ou um capítulo a partir do projecto de investigação.
O seminário de Escrita Científica desenvolve-se curricularmente a partir do conhecimento das regras académicas exigidas na escrita de uma dissertação de doutoramento, situando a escrita como um processo de trabalho enquadrado em lógicas exteriores e formais, mas também pelo enfrentamento da escrita como um processo de trabalho sobre si, assente na construção de um problema de investigação pessoal, ultrapassando o puro exercício formal ou estético. Nesse sentido, trabalhando a partir dos centros de interesse de cada estudante, pretende desenvolver-se a capacidade de problematização e de síntese do objeto de investigação. O exercício da escrita será abordado na sua complexidade intertextual a partir de autores como Roland Barthes, Maurice Blanchot, Giorgio Agamben e Michel Foucault. Ao longo do semestre, os estudantes preparam a escrita de um artigo a enviar para publicação num(a) revista/jornal do campo da educação artística. O trabalho terá em conta a adaptação às normas específicas de cada fórum de publicação.
As aulas organizam-se em modo de seminário, o que significa uma forte opção por um modelo participativo em torno do comentário e debate sobre textos que constituem leitura obrigatória para esta UC. O objetivo maior deste seminário é o de iniciar os estudantes numa dinâmica de escrita partilhável, primeiro, no grupo doutoral, e, depois, em plataformas internacionais de discussão. O espaço de seminário é tomado a partir de Roland Barthes, como uma cumplicidade de linguagem em que o desejo se fixa no Texto. O seminário permite, ao nível do terceiro ciclo, a passagem de um modelo de transmissão de conhecimento a um outro de desenvolvimento de competências centradas nos próprios processos de construção dos objetos científicos/artísticos. A produção de um posicionamento e pensamento crítico exigem um confronto aberto no espaço de aula, capaz de proporcionar discussões e produção de pensamento crítico entre todos os intervenientes no seminário. A modalidade de seminário descentra uma ideia mais tradicional de aula, abrindo a possibilidade de fazer deste espaço-tempo um espaço de partilha de ideias e de confronto, devidamente argumentado, de posicionamentos diversos. É apenas neste lugar de troca que se imagina ser possível um trabalho analítico e meticuloso, necessariamente lento e, diríamos, quase artesanal, de produção de pensamento crítico e dissidente em educação artística. Deste modo, as metodologias de ensino adotadas exigem o confronto com o pensamento do outro no sentido de propiciar momentos de diálogo e de partilha de dúvidas e de experiências capazes de contribuir para posturas inovadoras e críticas nos contextos educacional, social, político, artístico, cultural, comunitário, e, também de investigação. Desta forma, as metodologias implementadas conduzem à produção de um objecto escrito para publicação.
Ao longo do semestre algumas aulas serão reservadas para a apresentação, pelos estudantes, do seu próprio trabalho de escrita (ainda que em processo) e discussão dos mesmos. Trabalho individual, debate em grupos e orientação tutorial.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final
Condições de Frequência: Participação qualificada nas sessões presenciais, trabalho autónomo de investigação, artigo final.
Fórmula de avaliação: Ponderação qualitativa entre a participação presencial e o trabalho autónomo (40%).
Classificação do trabalho final (60%).Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Frequência das aulas | 17,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Trabalho escrito | 52,00 |
Total: | 135,00 |
Fórmula de avaliação: Ponderação qualitativa entre a participação presencial e o trabalho autónomo (40%).
Classificação do trabalho final (60%)