Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SEC1

Seminário de Escrita Científica

Código: SEC1     Sigla: SEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Educação Artística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DEA 12 Plano Oficial do ano letivo 2016 2 - 5 23 135

Língua de trabalho

Português
Obs.: Inglês

Objetivos

A UC de Seminário de Escrita Científica tem por objectivo trabalhar competências de escrita que permitam aos estudantes enfrentar a escrita da tese, mas também a publicação de papers ou capítulos de livros, a partir dos seus projectos de investigação. Assim, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:

- Pesquisar bases de dados internacionais de revistas, jornais e editoras que publicam nos campos temáticos que enquadram o projecto de cada estudante;

- Compreender as regras de publicação, referenciação e edição adequadas às diferentes plataformas de publicação pesquisadas;

- Estruturar um artigo ou um capítulo a partir do projecto de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

A abordagem de textos de um conjunto de autores que poderíamos considerar como fazendo parte de uma comunidade que, desde a segunda metade do século XX, se dedicou a pensar a construção do próprio saber a partir de um questionamento incessante das regras que o definem, permite iniciar os estudantes num processo de pensamento sobre o próprio pensamento. Sendo o objetivo da UC a produção de um texto de investigação capaz de se apresentar em fóruns internacionais, este é um trabalho que necessita de uma antecâmara em que se discutem os próprios processos de construção dos objetos textuais e artísticos. A produção do texto é abordada a partir da construção de uma problemática que se encontra na ativação de processos de leitura vocacionados não para a interpretação, mas antes para uma abordagem dos próprios modos de fazer que assentam, por sua vez, em mecanismos intertextuais. Deste modo, procura-se que entre os textos lidos e a escrita produzida se pensem, no campo de inscrição do próprio objeto de investigação, as relações estabelecidas com a herança que se imagina para esse mesmo problema de investigação, a partir dos autores que se lêem, e o trabalho criativo de produção de diferenças.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O seminário de Escrita Científica desenvolve-se curricularmente a partir do conhecimento das regras académicas exigidas na escrita de uma dissertação de doutoramento, situando a escrita como um processo de trabalho enquadrado em lógicas exteriores e formais, mas também pelo enfrentamento da escrita como um processo de trabalho sobre si, assente na construção de um problema de investigação pessoal, ultrapassando o puro exercício formal ou estético. Nesse sentido, trabalhando a partir dos centros de interesse de cada estudante, pretende desenvolver-se a capacidade de problematização e de síntese do objeto de investigação. O exercício da escrita será abordado na sua complexidade intertextual a partir de autores como Roland Barthes, Maurice Blanchot, Giorgio Agamben e Michel Foucault. Ao longo do semestre, os estudantes preparam a escrita de um artigo a enviar para publicação num(a) revista/jornal do campo da educação artística. O trabalho terá em conta a adaptação às normas específicas de cada fórum de publicação.

Bibliografia Obrigatória

Agamben, G. ; Bartleby/Escrita da Potência, Assírio & Alvim, 2007
Barthes, R.; O rumor da língua, Editora Brasiliense, 1988
Blanchot, M.; O livro por vir, Martins Fontes, 2005
Foucault, M.; O que é um autor?, Vega, 2002
Compagnon, A.; O trabalho da citação, Editora UFMG, 2007

Observações Bibliográficas

Todas as outras referências bibliográficas seão definidas no início do semestre e de acordo com os projectos de investigação de cada estudante.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas organizam-se em modo de seminário, o que significa uma forte opção por um modelo participativo em torno do comentário e debate sobre textos que constituem leitura obrigatória para esta UC. O objetivo maior deste seminário é o de iniciar os estudantes numa dinâmica de escrita partilhável, primeiro, no grupo doutoral, e, depois, em plataformas internacionais de discussão. O espaço de seminário é tomado a partir de Roland Barthes, como uma cumplicidade de linguagem em que o desejo se fixa no Texto. O seminário permite, ao nível do terceiro ciclo, a passagem de um modelo de transmissão de conhecimento a um outro de desenvolvimento de competências centradas nos próprios processos de construção dos objetos científicos/artísticos. A produção de um posicionamento e pensamento crítico exigem um confronto aberto no espaço de aula, capaz de proporcionar discussões e produção de pensamento crítico entre todos os intervenientes no seminário. A modalidade de seminário descentra uma ideia mais tradicional de aula, abrindo a possibilidade de fazer deste espaço-tempo um espaço de partilha de ideias e de confronto, devidamente argumentado, de posicionamentos diversos. É apenas neste lugar de troca que se imagina ser possível um trabalho analítico e meticuloso, necessariamente lento e, diríamos, quase artesanal, de produção de pensamento crítico e dissidente em educação artística. Deste modo, as metodologias de ensino adotadas exigem o confronto com o pensamento do outro no sentido de propiciar momentos de diálogo e de partilha de dúvidas e de experiências capazes de contribuir para posturas inovadoras e críticas nos contextos educacional, social, político, artístico, cultural, comunitário, e, também de investigação. Desta forma, as metodologias implementadas conduzem à produção de um objecto escrito para publicação.

Ao longo do semestre algumas aulas serão reservadas para a apresentação, pelos estudantes, do seu próprio trabalho de escrita (ainda que em processo) e discussão dos mesmos. Trabalho individual, debate em grupos e orientação tutorial.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Condições de Frequência: Participação qualificada nas sessões presenciais, trabalho autónomo de investigação, artigo final.

Fórmula de avaliação: Ponderação qualitativa entre a participação presencial e o trabalho autónomo (40%).

Classificação do trabalho final (60%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Frequência das aulas 17,00
Trabalho de investigação 60,00
Trabalho escrito 52,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas; realização dos trabalhos definidos; apresentação e discussão dos trabalhos; escrita de um artigo científico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Ponderação qualitativa entre a participação presencial e o trabalho autónomo (40%).

Classificação do trabalho final (60%)

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação, por inscrição e frequência, no ano seguinte.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 13:08:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias