Design de Tipos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo da UC de Design de Tipos é conceber, desenhar e produzir um tipo de letra digital funcional:
- Conhecer e compreender a história da escrita ocidental — desde a origem da escrita simbólica, passado pelos modelos caligráficos e tipografia "a quente" e a "frio" — e a sua relação com a tipografia digital atual;
- Conhecimento da influência e expressão das ferramentas analógicas de desenho: aparos, tintas, posição e teoria do traço;
- Dominar a anatomia, terminologia e classificação tipográficas;
- Domínio das ferramentas digitais de design e produção de tipos digitais (em FontLab ou software profissional equivalente)
- Refletir acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para editorial, suas características e condicionantes;
- Desenvolver tipos de letra digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
Concluída a UC, estudante ficará preparado para:
- avaliar a qualidade de um desenho ou modelo tipográfico em contexto;
- conceber e desenhar um tipo de letra para diferentes contextos editoriais;
- produzir uma fonte variável digital funcional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa da UC está organizado em 2 módulos incrementais para que os estudantes adquiram o conhecimento empírico e teórico dos princípios e problemáticas adjacentes ao desenho de um tipo de letra em formato digital, de forma incremental:
1. Teoria da forma (introdução à história e técnica de desenho de tipos);
2. Desenho e produção de tipos (projeto).
No primeiro módulo são abordados a história do desenvolvimento da escrita ocidental até à tipografia digital atual. Desde a sua génese, passando pelos principais modelos gregos, italianos, germânicos, francos, germânicos e anglo-saxónicos. É clarificada a anatomia e terminologia essencial dos tipos de letra, bem como alguns sistemas de classificação tendo em conta a aquisição de léxico operacional e crítico, contextualizo na evolução sócio-tecnologica.
Os estudantes são ainda introduzidos à "Teoria do traço" de Noordzij para unificar o conhecimento teórico e consolidar a prática manual.
Do ponto de vista prático, no primeiro módulo os estudantes são ainda introduzidos à(s) ferramenta(s) de design e produção de tipos digitais criando uma display keyword. Abordam-se: princípios e técnicas de desenho de curvas, glifos e conjuntos de carateres, medidas e proporções, espaçamento, componentes e diacríticos, mestres e formatos de arquivos digitais.
No segundo módulo, os estudantes são confrontados com um desafio de produção e distribuição de um tipo digital para um contexto editorial.
Isto é concretizado no design e desenvolvimento de uma variable font para corpo de texto. E a sua respetiva demonstração na paginação e produção de um livreto de espécimen.
São contextualizados na problemática de design e desenvolvimento de uma estética digital, através da reflexão do conceito de Revival. E da respetiva avaliação do artefacto produzido no contexto mais amplo da produção cultural de design tipográfico e editorial.
Do ponto de vista prático, os estudantes complementam as competências de produção técnica, explorando o conjunto de carateres ocidental completo (Latin-1), variações de eixos OTVar, bem como o desenvolvimento de OpenType features e introdução ao kerning.
Bibliografia Obrigatória
Henestrosa, Cristóbal Meseguer, Laura Scaglione, José; Cómo Crear Tipografias: Del Boceto a la Pantalla, Tipo e Editorial, 2012. ISBN: 978-84-938654-1-2
Mediavilla, Claude; Caligrafía: del signo caligráfico a la pintura abstracta, Campgràfic, 2005. ISBN: 8493344680
McNeil, Paul; The visual history of type, Laurence King Publishing Ltd., 2017. ISBN: 1780679769
Unger, Gerard; Theory of Type Design, nai010, 2018. ISBN: 978-94-6208-440-7
Bibliografia Complementar
Amado, Pedro; Multilingual Typeface Anatomy Terminology, DAI.ESMAE.IPP, 2012. ISBN: 978-989-20-3439-3
Robert Bringhurst;
The^Elements of typographic style. ISBN: 978-0-88179-212-6
Cheng, Karen; Designing Type , Yale University Press , 2006. ISBN: 978-0300111507
Maier, Hans Eduard; The Development of Script and Type, Syntax Press, 1994. ISBN: 3-9520646-0-2
Pohlen, Joep Setola, Geert; Letter Fountain: The Anatomy of Type, Taschen GmbH, 2011. ISBN: 978-3836525091
Quelhas, Vítor; Design português de tipos digitais (1990–2010), Universidade de Aveiro, 2017
Samara, Timothy; Letterforms: Typeface Design from Past to Future, Rockport Publishers, 2018. ISBN: 978-1-63159-334-5
Observações Bibliográficas
Livros, artigos, teses e tutoriais adicionais a fornecer oportunamente, mediante as necessidades ou projetos individuais e de grupo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas de acompanhamento de projetos.
Nas aulas formativas expõem-se os principais conceitos e história. Mas também se recorre a exercícios e formações técnicas nas principais técnicas de desenho e ferramentas de design e produção.
Os exercícios visam a exploração, solidificação e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos. As formações têm como objetivo a aquisição de competências tecnológicas fundamentais.
As aulas de acompanhamento de projeto têm como objetivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procurar-se desenvolver a capacidade crítica dos alunos através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de design.
Software
Fontlab
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
53,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação média positiva nos exercícios e projetos desenvolvidos, e nos restantes parâmetros de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
- A classificação final é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas no projeto realizado em cada módulo:
Módulo 1: 30%. Módulo 2: 70%
- Serão avaliados os conhecimentos adquiridos, demonstrados pela resolução de exercícios e aplicados aos projetos a ser desenvolvidos;
- Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projetual e capacidade de adequação dos conhecimentos adquiridos à eficaz resolução de problemas de design, bem como a capacidade para comunicar os projetos em desenvolvimento;
- Será avaliada a integridade e responsabilidade dos estudantes, face à turma, aos projetos, e ao cumprimento dos prazos a estes associados.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da cadeira.