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Técnicas de Fusão em Vidro

Código: TFV500     Sigla: TFV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 7 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pâte de verre.

Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.

Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.

Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.

Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes compreendem  a utilização do vidro enquanto material plástico para a realização e concretização de obras de arte contemporâneas no desenvolvimento de trabalhos individuais de cariz criativo e inovador.

As competências adquiridas pelos estudantes visam a compreensão e concretização das diversas técnicas apreendidas aplicando-as aos trabalhos individuais com originalidade e  rigor, onde se conciliam conhecimentos tecnológicos. Assim, os estudantes apreendem os conhecimentos técnicos que o material oferece dentro do âmbito das oficinas. Esses conhecimentos são depois englobados nos trabalhos desenvolvidos nos projetos de atelier (Pintura, Escultura e Multimédia)

Os estudantes aprendem também a trabalhar em grupo, num trabalho colaborativo de utilização dos equipamentos disponíveis nas oficinas.

Os estudantes compreendem a utilização e aplicação do vidro nas suas várias componentes, aliadas às artes plásticas, arquitetura, design e arte publica

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea

Panorama da arte em vidro na História da Pintura

Técnica da fusão e do slumping

Aperfeiçoamento do conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros

Elaboração de moldes

A técnica do kiln-casting

principais artistas e obras

Definição e conceitos

Projectos tridimensionais

O pâte de verre

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros

Elaboração de moldes

Colocação do vidro

Peças com talco e sem talco (exercícios)

Granulometrias

Realização de projectos de pequenas dimensões

O casting

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros

Concepção de moldes

Secagem dos moldes

Colocação do vidro

Realização de projectos de pequenas dimensões

vidro e o espaço

Realização de um projecto de relação entre o vidro e espaço

Realização de seminários e de workshops

 

Bibliografia Obrigatória

Henry Halem; Glass Notes, A reference for the glass artist, Library of Congress, 1996
Keith Cummings; Techniques of kiln- formed glass, A&C Black Publishers Limited, 1997
Dan Klein, Ward Lloyd, ; The history of glass, Crescent Book, 1984
Charles Bray; Dictionary of Glass – materials and techniques, A & C Black. Publishers , 2001
Philippa Beveridge; Ignari Doménech ; Eva Pascual; El vidrio, Parramón Ediciones SA, 2003
Keith Cummings ; ); A history of glassforming, A&C Black (Publishers) Limited , 2002
Susanne Frantz ; Stanislav Libensk/ Jaroslava Brychotová, 1994, 1994

Bibliografia Complementar

Charles Bray; Ceramic and Glass: A Basic Technology, Sheffield: Society of Glass , 2000
Maria Helena Fernandes; Introdução à ciência e tecnologia do vidro, Universidade Aberta, 1999
Susanne Frantz; Contemporary Glass, New York: Corning Museum of Glass, 1989

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: realização de moldes de gesso e sílica (técnica livre) para peças de pâte de verre , peças com talco e sem talco; estudo das diferentes granulometrias, peças ocas e maciças;  moldes para casting (moldes abertos e moldes fechados), técnica da cera perdida. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros (noção dos conhecimentos de COE).

Pare além destas novas técnicas, serão desenvolvidos exercícios de fusão e slumping num nível mais avançado tendo em consideração os conhecimentos adquiridos no primeiro nível (Vitral)

 

Serão realizados pelo menos 2 trabalhos onde serão aplicadas as duas técnicas aprendidas anteriormente nos exercícios realizados.

 

Técnica de pâte de verre

A fragilidade do vidro

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

 

casting

A variação da cor no vidro

Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar

 

Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente: fusão e slumping

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 


A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do vidro.


Conhecimento do património histórico do vidro/vitral.


Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.


Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.


 


 


Tipo de avaliação:


A avaliação é contínua


 


Condições de Frequência:


A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.


 


O relatório final deve conter:


 


Índice e bibliografia


Sinopse sobre os trabalhos desenvolvidos: motivação e conceito;


Artistas de referência;


Ideias, desenhos dos dois trabalhos que seriam realizados com as respetivas técnicas;


Fotografias da realização e evolução do trabalho prático, para uma melhor compreensão.


Fichas técnicas com temperaturas e fornos utilizados (podem utilizar a ficha técnica disponibilizada na aula)


 


 


 


 


 


 


 

Observações

 

 

 

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