Prototipagem e Implementação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Introduzir os discentes a práticas de prototipagem
- Dotar os discentes para capacidades procederem adequadamente à transição de protótipos de baixa fidelidade para protótipos de alta fidelidade
- Introduzir os discentes a linguagens de programação para prototipagem funcional
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer e saber aplicar diferentes frameworks e métodos de prototipagem
- Entender e saber aplicar os princípios-base da programação para web e para jogos
- Saber implementar protótipos funcionais
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Programação para web e para jogos
- Prototipagem horizontal, vertical
- Prototipagem para web, apps e para jogos
- Frameworks de prototipagem
Bibliografia Obrigatória
Bond, Jeremy Gibson; Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: From concept to playable game with Unity and C#, Addison-Wesley, 2018
Buxton, Bill; Sketching User Experiences: Getting the Design Right and the Right Design, Morgan Kaufmann, 2007
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web and Mobile Usability, New Riders, 2014
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design, Wiley, 2014
Fullerton, Tracy; Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games, Elsevier, 2008
Bibliografia Complementar
Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design, New Riders, 2014
Co, Phil; Level Design for Games: Creating compelling game experiences, New Riders Games, 2016
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007
Caddick, Richard, and Steve Cable; Communicating the User Experience: A Practical Guide for Creating Useful UX Documentation, John Wiley & Sons, 2011
Lewis J. and Sauro J; The Factor Structure of the System Usability Scale, 2009
—; ISO/IEC 25062:2006 Preview Software engineering -- Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) -- Common Industry Format (CIF) for usability test reports (https://www.iso.org/standard/43046.html)
Dumas J. and Tullis T; Rating Scales: What the Research Says, 2009 (http://www.measuringux.com/Mini_UPA-Dumas-Tullis.ppt)
Hocking, Joe; Unity in Action: Multiplatform game development in C#, Manning Publications, 2018
Brooke John; SUS – A quick and dirty usability scale, Taylor and Francis, 1986 (In P. W. Jordan, B. Thomas, B. A. Weerdmeester, & A. L. McClelland. Usability Evaluation in Industry. . 1986 )
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrerão em laboratório, sendo este um local essencialmente operativo e de experimentação, onde os discentes desenvolverão projetos teórico-práticos, implementando os conteúdos científicos e consolidando competências de natureza técnica.
As aulas serão pontuadas por sessões de exposição e análise de material, por seminários, e por fóruns de discussão e apresentação de projetos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Trabalho laboratorial |
63,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Classificação igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
* As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais atividades letivas: Participação Presencial (20%) + Trabalho laboratorial (80%).
* Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);
* Os projetos não acompanhados não serão motivo de avaliação;
* Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 20%, tendo que respeitar as datas estabelecidas para a entrega de trabalhos em atraso.
Melhoria de classificação
Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.