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Prototipagem e Implementação

Código: PRTI01     Sigla: PI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Especialização em Design de Interação, Web e Jogos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EspDIWJ 14 Plano de Estudos da Especialização em Design de Interação, Web e Jogos 1 - 6 36 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Introduzir os discentes a práticas de prototipagem

  • Dotar os discentes para capacidades procederem adequadamente à transição de protótipos de baixa fidelidade para protótipos de alta fidelidade

  • Introduzir os discentes a linguagens de programação para prototipagem funcional

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer e saber aplicar diferentes frameworks e métodos de prototipagem

  • Entender e saber aplicar os princípios-base da programação para web e para jogos

  • Saber implementar protótipos funcionais

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Programação para web e para jogos

  • Prototipagem horizontal, vertical

  • Prototipagem para web, apps e para jogos

  • Frameworks de prototipagem

Bibliografia Obrigatória

Bond, Jeremy Gibson; Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: From concept to playable game with Unity and C#, Addison-Wesley, 2018
Buxton, Bill; Sketching User Experiences: Getting the Design Right and the Right Design, Morgan Kaufmann, 2007
Krug, Steve; Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web and Mobile Usability, New Riders, 2014
Cooper, Alan, Robert Reimann, David Cronin, and Christopher Noessel; About Face: The Essentials of Interaction Design, Wiley, 2014
Fullerton, Tracy; Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games, Elsevier, 2008

Bibliografia Complementar

Adams, Ernest; Fundamentals of Game Design, New Riders, 2014
Co, Phil; Level Design for Games: Creating compelling game experiences, New Riders Games, 2016
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007
Caddick, Richard, and Steve Cable; Communicating the User Experience: A Practical Guide for Creating Useful UX Documentation, John Wiley & Sons, 2011
Lewis J. and Sauro J; The Factor Structure of the System Usability Scale, 2009
—; ISO/IEC 25062:2006 Preview Software engineering -- Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) -- Common Industry Format (CIF) for usability test reports (https://www.iso.org/standard/43046.html)
Dumas J. and Tullis T; Rating Scales: What the Research Says, 2009 (http://www.measuringux.com/Mini_UPA-Dumas-Tullis.ppt)
Hocking, Joe; Unity in Action: Multiplatform game development in C#, Manning Publications, 2018
Brooke John; SUS – A quick and dirty usability scale, Taylor and Francis, 1986 (In P. W. Jordan, B. Thomas, B. A. Weerdmeester, & A. L. McClelland. Usability Evaluation in Industry. . 1986 )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em laboratório, sendo este um local essencialmente operativo e de experimentação, onde os discentes desenvolverão projetos teórico-práticos, implementando os conteúdos científicos e consolidando competências de natureza técnica.

As aulas serão pontuadas por sessões de exposição e análise de material, por seminários, e por fóruns de discussão e apresentação de projetos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho laboratorial 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

* As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais atividades letivas: Participação Presencial (20%) + Trabalho laboratorial (80%).

* Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);

* Os projetos não acompanhados não serão motivo de avaliação;

* Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 20%, tendo que respeitar as datas estabelecidas para a entrega de trabalhos em atraso.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.
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