Contexto do Design de Interação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
. Perceber a complexidade do campo do design de interação;
. Perceber a relevância do design de interação no campo alargado do design, na cultura e na sociedade contemporâneas;
. Identificar Metodologias e filosofias de projeto, de documentação, e de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
. Contextualizar o IxD até à atualidade. Autores e ideias-chave; Contextualizar o histórico e evolução do IxD na realidade contemporânea;
. Interpretar conceitos de usabilidade, experiência de uso e princípios de design de interação;
Identificar conceitos, ferramentas e exemplos relacionados com a metodologia Centrada no Utilizador.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1ª Parte
. Definição de IxD;
. Objetivos do IxD;
. A multidisciplinaridade;
2ª Parte
. Contexto histórico;
. Atualidade/Desafios do IxD;
. Usabilidade e UX;
3ª Parte
. O Design Centrado no Utilizador (contexto, ferramentas, exemplos);
. Orientação para o trabalho final.
Bibliografia Obrigatória
Cooper, A., Reimann, R., Cronin, D., & Cooper, A.; About face 3: the essentials of interaction design, Indianapolis, IN, Wiley Pub., 2007
Preece, J., Sharp, H. and Rogers, Y. ; Interaction Design, Chichester (West Sussex, United Kingdom): Wiley, 2017
Shneiderman, B.; Designing the user interface, Boston: Pearson., 2018
Norman, D.; The Design of Everyday Things, New York: Basic Books, 2013
Bibliografia Complementar
Kaptelinin, V. and Czerwinski, M.; Beyond the desktop metaphor, Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007
Tidwell, J.; Designing interfaces, Sebastopol, CA: O'Reilly., 2011
Moggridge, B.; Designing interactions, Cambridge, Mass.: MIT Press., 2007
Draper, S. and Norman, D.; User centered system design, Boca Raton, FL.: CRC Press, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e "insight" sobre a área do Design de Interação. Para tal, para além das aulas expositivas capazes de promover o diálogo e troca de ideias entre todos os intervenientes, propõe-se o desenvolvimento de um ensaio escrito e introspectivo sobre um produto/serviço que considere:
. Apresentação de funcionalidades;
. Alternativas (vantagens e desvantagens);
. Identificação dos princípios de Design, Usabilidade e UX;
. Proposta (low-fi) para melhoria da solução.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
3,00 |
Frequência das aulas |
9,00 |
Trabalho escrito |
4,50 |
Total: |
16,50 |
Obtenção de frequência
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com um ensaio final
Condições de Frequência: Participação ativa nas aulas e na elaboração dos projetos, e presença e participação nas apresentações dos mesmos.
Os trabalhadores estudantes e equivalentes que tenham limitações na assistência às aulas do módulo devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos.
Fórmula de avaliação: CF = 0,2 x AP + 0.8 x E
em que:
AP = Assiduidade e Qualidade da Participação
E = Ensaio
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: CF = 0,2 x AP + 0.8 x E
em que:
AP = Assiduidade e Qualidade da Participação
E = Ensaio
Melhoria de classificação
n/a