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Seminário de Design I

Código: SDI211     Sigla: SDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 23 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 4,5 64 121,5
4
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-16.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • entender, conceber, coordenar, produzir, gerir e apresentar um projecto editorial autóctone, autoral, autónomo e independente;



  • repensar o conceito do objecto livro, libertando-o da mera função de transmissor de conteúdos, escritos ou visuais, conferindo-lhe pertinência tanto como objecto artístico como emissor crítico;



  • criar, reciclar e inovar utilizando recursos e tecnologias sustentavelmente limitadas.

Resultados de aprendizagem e competências

A matéria desta unidade curricular incidirá sobre a evolução do objecto livro enquanto publicação e suporte destacado das maiores descobertas da humanidade; enquanto a escrita permitiu a difusão da comunicação o suporte papel permitiu a sua fixação para memória futura; partindo deste tema essencial e incontornável, do design e da cultura visual, os discentes serão confrontados e desafiados a conceber uma publicação, única e autónoma, de forma a testar tanto o conhecimento adquirido ao longo da sua formação académica, como a provocar ou recriar a memória existente deste objecto na nossa sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tema: objecto livro vs. marca/cultura portuguesa.

Sub-temas: experimental; guia; roteiro; manisfesto.

Suporte/género: o projecto poderá ser concebido e editado para qualquer dimensão (papel ou écran), tais como: blogue, webzine, instalação interactiva, infografismo, desdobrável, mapa cartográfico, folheto, jornal, revista, dicionário, glossário, enciclopédia, livro, múltiplo ou fanzine.

Bibliografia Obrigatória

Silva Artur Santos 080; Tarefas infinitas. ISBN: 978-972-8848-84-2
Hara, Kenya; Designing Design , Lars Muller Publishers, 2007
Bringhurst, Robert; Elementos do estilo tipográfico , Cosac Naify, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas assumirão uma abordagem expositiva e reflectiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade artística ou profissional intrinsecamente relacionada com o projeto curricular. 

Os discentes deverão trabalhar em grupo (até quatro elementos) sobre o tema e os subtemas propostos para esta  unidade curricular, com o objectivo de fundamentar a abordagem ao projecto escolhido, traduzindo-o no final num relatório teórico e num protótipo reladores de um conceito diferenciador, pragmático e funcional. Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 22,50
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

. Como unidade curricular preponderantemente expositiva, a avaliação do estudante decorrerá do relatório entregue (30%) e pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial na compreensão e validação da componente teórica e prática;

. Parâmetros específicos (qualidade do relatório e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação;

. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade);

. A aprovação naunidade curricular está condicionada à assiduidade, partipação nas aulas e à entrega do projecto curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

. Participação presencial (20%) + Relatório (30%) + Protótipo do projecto (50%);

. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.

Melhoria de classificação

Pela realização de trabalhos teórico e práticos.

Observações

Todos os trabalhos devem ser apresentados ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação.

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