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Seminário de Design II

Código: SDII211     Sigla: SDII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 10 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes devem ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados; Promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural. 

Resultados de aprendizagem e competências

O objectivo da unidade curricular é fornecer os instrumentos conceptuais para avaliar de forma crítica a complexidade crescente da actividade projectual. Pretende-se reforçar a capacidade para problematizar e debater os desafios que o Design enfrenta, bem como promover a aquisição de competências de âmbito estratégico ao nível da abordagem ao projecto. Desenvolvimento de capacidades comunicativas a nível oral e escrito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Investigação aplicada num projecto prático em área a definir com os estudantes

Apresentação do trabalho desenvolvido por etapas de investigação na aula e comentadas pelos colegas com moderação do docente.

Revisão da literatura. Definição do conceito. Metodologia. Trabalho de campo. Resultados. Análise/ Discussão. Conclusões

Bibliografia Obrigatória

—; Blender 2.6 User Manual (At http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.6/Manual.)
Bastos, Pedro; Produção 3D com Blender de personagens bípedes, FCA, 2011. ISBN: 978-972-722-693-1
Flavell, Lance; Beginning Blender: Open Source 3D Modeling, Animations, and Game Design, APress, 2010. ISBN: 978-1-4302-3126-4
Solarski, Chris; Drawing basics and video game art: Classic to cutting-edge art techniques for winning video game design, Watson-Guptill, 2012. ISBN: 978-0-8230-9848-4
Totten, Chris; Game Character Creation with Blender and Unity, John Wiley & Sons, Inc., 2012. ISBN: 978-1-118-17272-8
Williams, Richard; The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators., Faber and Faber, 2001. ISBN: 978-0-86547-897-8 (1st ed. 2001; eBook/iOS app. 2013.)

Bibliografia Complementar

—; Blender, Floss Manuals (At https://www.flossmanuals.net/blender/.)
—; Blender 3D: Noob to Pro, Wikibook (At http://en.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro.)
Bacone, Victor Kuller; Blender Game Engine: Beginner's Guide, Packt Publishing Ltd., 2012. ISBN: 978-1-84951-702-7
Bastos, Pedro; Produção 3D com Blender - para arquitectura e personagens, FCA, 2010. ISBN: 978-972-722-652-8
Felinto, Dalai & Mike Pan; Game Development with Blender, Cengage Learning PTR, 2013. ISBN: 978-1-4354-5662-4
Simonds, Ben; Blender Master Class: A Hands-on Guide to Modeling, Sculpting, Materials, and Rendering, No Starch Press, 2013. ISBN: 978-1-59327-477-1
Wartmann, Carsten; Blender Game Kit 2nd Edition, 2011 (At http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.4/Books/Blender_Game_Kit_2nd_Edition.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A partilha de conhecimento será transversal e não hierárquica. A quantidade de informação relevante ditará que os participantes na unidade curricular assumam não só o papel de informadores mútuos, mas também um papel de filtragem contínua e recíproca. O professor será, acima de tudo, moderador e condutor de um processo de aprendizagem individual, simultaneamente apoiado em investigação própria e em partilha de experiências. 

 

Software

Indesign

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 31,50
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Exige-se como pré-requisito o cumprimento da assiduidade (de acordo com os critérios definidos pela Universidade do Porto, tal exige a presença a um mínimo de 75% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação na aula 30%; Desenvolvimento do projecto 30%; Qualidade do trabalho escrito 40%.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.
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