Tecnologias de Produção Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DC |
51 |
Plano Oficial do ano letivo 2017 |
3 |
- |
4,5 |
45 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer, entender, produzir, coordenar e avaliar a produção gráfica de um serviço/projeto de design de comunicação.A produção gráfica é a última fase de qualquer projeto de design gráfico. Por outro lado é a área responsável de pôr à disposição do utilizador/consumidor o artefacto idealizado e produzido. Como tal, é nesta fase que se define a qualidade do projeto, que vai influenciar todas as decisões tomadas durante o processo.
Assim, nesta disciplina pretende-se demonstrar aos discentes tanto as capacidades de optimização de resultados como as possibilidades criativas que tem em si mesma as tecnologias de produção. Também é necessário assinalar a diferença processual que implica o uso das tecnologias analógico-mecânicas e digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
Obter adequados e sólidos conhecimentos em soluções e tecnologias de produção gráfica, nomeadamente na inter-relação das fases do design, da produção e da gestão de um serviço/projeto gráfico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Tipografia; Fotografia; Sistemas Informáticos.
Programa
Programa/Etapas):Pré-produção; Produção; Pós-produção
versus Planificação; Orçamentação e Controlo de Qualidade; Arquivo.
Componente teórica:— Introdução: contextualização histórica e fenomenologia tecnológica;
— Intervenientes principais:
designer, escritor, tradutor, revisor, editor, produtor, fotógrafo, ilustrador, impressor;
— Ciclo conceptual e produtivo de um serviço/projeto gráfico;
— Produção gráfica e serviços complementares;
— Soluções de impressão e Canais de publicação (3D, digital, verde, funcional; rotugalem e embalagem);
— Edição de texto e imagem: palete cromática, fotografia, ilustração, infografismo;
— Protótipagem: materiais/superfícies e tintas; pré-maqueta e maqueta; mono e provas de contrato;
— Arquivo; Auto-avaliação e Balanço final.
Componente prática:
— Projeto curricular (individual ou em equipa).
Bibliografia Obrigatória
Andrew Haslam; Lettering. Manual de producción y diseño, Editorial Gustavo Gili, 2011
Beth Grabowski; Bill Fick; Printmaking. A complete guide to materials and processes, Laurence King Publishing, 2009
Daniel Mason; Materiales y procesos de impresión, Editorial Gustavo Gili, 2007
Felix Brunner; A Handbook of Graphic Reproduction Processes, Arthur Niggli, 1962
Gavin Ambrose; Paul Harris; The Production Manual. A graphic design handbook, AVA Publishing, 2008
Giorgio Fioravanti; Diseño y reproducción, Editorial Gustavo Gili, 1984
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona: sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’; sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de prestadores de serviços gráficos, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,50 |
Estudo autónomo |
16,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos da cada aula. Considera-se que um discente cumpre a assiduidade da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (mais informações: ler o artigo 10.º do novo Regulamento de Avaliação dos Discentes da faculdade).
As componentes de avaliação são: assiduidade, participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação.
Fórmula de cálculo da classificação final
O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. O projeto final será apresentado, defendido, exposto, comentado, avaliado e discutido na última semana de aulas.
Melhoria de classificação
Sim, no ano letivo seguinte.