Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > F202

Fotografia I

Código: F202     Sigla: F 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 58 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender e dominar a gramática da luz e o seu significado na transformação da linguagem do objecto fotográfico; Analisar o espaço de representação a partir da ferramenta fotográfica; Adquirir um discurso fotográfico que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação visual; Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e design de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular pretende servir de reflexão em torno da importância que a fotografia adquiriu tanto nos projectos artísticos como de comunicação visual.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Partindo do conhecimento de uma base tecnológica, indispensável ao registo e utilização da fotografia, bem como a compreensão de linguagens que implícita ou explicitamente integrem a imagem fixa como principal forma de comunicação, espera-se obter respostas que constituam novas formas de pensar e agir em torno desta prática. O conteúdo científico apresentado no contexto da aula servirá de estímulo à capacidade de investigação, experimentação e reflexão de novas temáticas relacionadas com a utilização da fotografia aplicada ao desenvolvimento de exercícios/projectos a apresentar no decorrer do semestre.

Bibliografia Obrigatória

Adams Ansel; A cópia, ISBN: 85-7359-137-4
Adams Ansel; O negativo. ISBN: ISBN: 85-7359-144-7
Badger Gerry; The Genius of photography. ISBN: 978-1-84400-363-1
Barthes Roland; A câmara clara. ISBN: ISBN: 972-44-0076-X
Benjamin Walter; Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: SBN: 972-708-1770
Campany David; Art and photography. ISBN: ISBN: 0-7148-4286-9
Dubois Philippe; O acto fotográfico. ISBN: ISBN: 972-699-280-X
Flusser Vilém; Ensaio sobre a fotografia
Freund Giséle; Fotografia e sociedade
Krauss Rosalind; O Fotográfico. ISBN: ISBN: 84-252-1858-6
Sena António; História da imagem fotográfica em Portugal. ISBN: ISBN: 972-0-06265-7
Sontag Susan; On photography. ISBN: ISBN: 0-14-005397-2
Wells Liz; The Photography Reader. ISBN: ISBN: 0-415-30703-1
Adams Ansel; A câmera. ISBN: 85-7359-124-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas decorrerão em dois módulos distintos: o primeiro, corresponderá a uma exposição teórica, o segundo, a um modelo de carácter mais prático.

Conteúdo: Componente Teórica: História da imagem fixa: Dispositivos visuais (do analógico ao digital): Catalogação e funcionamento de diversos dispositivos visuais (imagem fixa): Registo (diafragma e obturador): Objectivas (distâncias focais): Profundidade de campo e velocidade de obturação: Captação: Escalas: Formatos: Digitalização: Composição: Técnicas de Produção e Pós-Produção de Imagens: Manipulação da Imagem: Técnicas de Impressão Conteúdo

Componente Prática: Possibilitar o conhecimento prático de uma correcta utilização dos itens acima referidos, através da utilização de equipamentos e produtos a eles associados, num contexto analógico e digital.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 16,00
Trabalho laboratorial 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

— Frequência das aulas;
— Desenvolvimento de exercícios e projectos;
— Acompanhamento de trabalhos;

Fórmula de cálculo da classificação final

Após a entrega de cada projecto os discentes serão classificados numa escala alfabética de A a F, que constituem uma avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (capacidade de domínio técnico). No fim da cada projecto as avaliações serão publicadas de forma a que o discente tenha conhecimento da sua classificação ao longo do semestre. Para além dos projectos desenvolvidos o docente avaliará a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas que ultrapassem o contexto da aula. Os projectos que não tenham sido devidamente acompanhados durante o decorrer do semestre não serão motivo de avaliação. Assim como os discentes que não frequentem pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Observações

Face ao actual contexto que conduziu à suspensão das aulas presenciais foi efectuada uma revisão das propostas de trabalho na UC de Fotografia 1. Inicialmente, estava previsto a realização de um trabalho focado na prática fotográfica em contexto analógico (Projecto 01) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo em Estúdio (Projecto 02). Estes projectos foram adaptados dando, assim, origem à proposta Ilustração Fotográfica (Projecto 01) e à construção de um livro de fotografia (Projecto 02). As aulas de exposição leccionadas em regime remoto seguiram os conteúdos teóricos previstos inicialmente. Serão mantidos os parâmetros de avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-17 às 18:33:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias