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Media

Código: M201     Sigla: M

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 59 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

* Fornecer uma introdução a um estudo e ecologia dos media, explorando a imagem fotográfica, o áudio e o vídeo digitais.

* Perceber e problematizar o papel transformador dos media no processo de comunicação;

* Perceber e problematizar o papel do aparato físico no processo de experienciação dos media, questionando os seus atributos formais, operativos e estéticos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os discentes terão concretizado um contacto informal com a imagem, o som e o vídeo digitais, que serão posteriormente estudados com maior protagonismo em unidades curriculares de natureza mais específica.

* Entendimento fundamental das características formais da imagem fotográfica, do som e do vídeo digitais, tendo em conta as suas manifestações sócio-culturais;

* Entendimento fundamental do contrato audiovisual;

* Entendimento fundamental sobre a relação entre estes media (áudio e imagem) e o aparato físico que os suporta;

* Desenvolvimento de competências genéricas de nível técnico para captação, produção e edição, sequenciação e samplagem de imagem e som.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desta unidade curricular distribui-se por três módulos. Focando-se na produção e manipulação do som e da imagem, serão abordados os seguintes media analógicos e digitais: 1) Fotografia, 2) Áudio, 3) Vídeo.
Serão realizados exercícios práticos de carácter experimental correspondendo a cada módulo de trabalho, tendo em conta as especificidades e características de cada media e os respetivos aparatos que os suportam.

Bibliografia Obrigatória

Belting, Hans; Antropologia da Imagem: para uma ciência da imagem, KKYM+EAUM, 2014
Chion, Michel; A Audiovisão: som e imagem no cinema, Texto & Grafia, 2011
McLuhan Marshall; The medium is the massage
Schafer, R. Murray; The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World, Destiny Books, 1999 (introdução: https://quote.ucsd.edu/sed/files/2014/01/schafer_1.pdf)
Truax, Barry (ed); Handbook For Acoustic Ecology, Simon Fraser University/ARC Publications, 1978 (Edição CD-ROM; 1ª edição em 1978; http://www.sfu.ca/sonic-studio/handbook/)
Voegeling, Salomé; Listening to Noise and Silence: Towards A Philosophy Of Sound Art, Continuum, 2011

Bibliografia Complementar

Augoyard, Jean-François/Torgue, Henry; Sonic Experience: A Guide For Everyday Sounds, McGill-Queen’s University Press, 2011
Carvalhais, Miguel, and Pedro Tudela (editors); Cochlear Poetics: Writings on Music and Sound Arts, 1 ed. Vol. 2, Mono. Porto, Portugal: NAi / i2ADS / FBA.UP, 2014. ISBN: 978-989-98745-0-3
Collins, Nicolas; Handmade Electronic Music: The Art Of Hardware Hacking, Routledge, 2009
David Pogue; Digital Photography The Missing Manual, O'Reilly Media, 2009
Everest, Alton F. and Ken C. Pohlmann; Master Handbook of Acoustics, McGraw-Hill, 2009. ISBN: 978-0-07-160333-1
Ferrington, Gary; On A Clear Day I Can Hear Forever (At http://dreamsteep.com/writing/media-arts-production/86-on-a-clear-day-i-can-hear-forever.html.)
Oliveros, Pauline; Deep Listening: A Composer's Sound Practice, iUniverse, 2005. ISBN: 0-595-34365-1
Schafer, R. Murray; A Sound Education: 100 Exercises in Listening and Soundmaking, Arcana Editions, 1992. ISBN: 1-895127-15-7
Schafer, R. Murray; A Sound Education: 100 Exercises in Listening and Soundmaking, Arcana Editions, 1992 (https://monoskop.org/images/7/7b/Schafer_R_Murray_A_Sound_Education_100_Exercises_in_Listening_and_Soundmaking.pdf)
Schaeffer, Pierre; Acousmatics (https://soundenvironments.files.wordpress.com/2011/11/02_acousmatics_schaeffer.pdf)
Truax, Barry; Soundscape Composition as Global Music, Sound Escape Conference: An International Conference on Acoustic Ecology, Peterborough, Ontario, Canada, 2000 (At http://www.sfu.ca/~truax/soundescape.html.)
Sonnenschein, David; Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema, Michael Wiese Productions, 2001. ISBN: 0-941188-26-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática, de forma a instituir um fórum de discussão permanente e o estabelecimento de fluxos transversais de informação no âmbito do grupo de trabalho.


A sala de aula será organizada segundo uma estrutura laboratorial de produção em design. Deste modo, será colocada em prática da ideia de laboratório como local de experimentação, operação e transformação, onde, coletivamente, os discentes desenvolverão projetos de carácter teórico-prático visando implementar os conteúdos científicos e consolidar competências de natureza técnica.

Software

Adobe Audition
Audacity
Adobe Premiere

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 27,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

* Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

*Realização obrigatória de todos os trabalhos teóricos e práticos previstos para os vários media, dentro dos prazos definidos.

(obs) o docente reserva-se o direito de diferenciar a classificação dos alunos de um mesmo grupo, em função da percepção factual do esforço devenvolvido por cada elemento.

Fórmula de cálculo da classificação final

* As classificações finais serão calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios, da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos discentes nas aulas e demais actividades letivas, e do trabalho escrito final;

* Os projetos não entregues serão classificados com 0 (zero);

* Os projetos não acompanhados não serão motivo de avaliação;

* Todos os projetos entregues fora dos prazos estabelecidos serão penalizados na sua classificação em 25%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Apenas pela frequência da disciplina no ano seguinte.

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