Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AMI

Atelier I - Multimédia

Código: AMI     Sigla: AMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2019/2020 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 32 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
André Rangel Macedo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,00
André Rangel Macedo 8,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver competências aplicadas à manipulação, separação, combinação e modificação de diferentes conceitos, matérias e técnicas, que tornem os estudantes em catalisadores e/ou agentes transformadores de meios, de espaço e de tempo.

Potenciar o impacto que a prática reflexiva tem no conhecimento dos estudantes, e simultaneamente, aumentar o reconhecimento que esta tem enquanto protocolo curricular no contexto académico.

Compreender as propriedades e características dos conceitos, dos materiais e das técnicas como componente fundamental da produção artística contemporânea.

Combinar a poiesis e a aesthesis em processos e sistemas artísticos onde o pensamento e a reflexão sejam indissociáveis da acção, ou seja, em que a teoria seja indissociável da prática, afirmando, precisamente a unidade (união), a amplitude e a reciprocidade da teoria e da prática.

Demonstrar e experimentar a variabilidade, intermedialidade e transmedialidade dos processos de criação artística contemporânea.

Experimentar e discutir as novas formas de expressão híbridas que não se constrangem a géneros convencionados e reconhecidos como instalação sonora, instalação vídeo, instalação interactiva, performance, entre outros.

Resultados de aprendizagem e competências

No Atelier Multimédia I, os estudantes devem dominar e divulgar a fusão de diferentes técnicas de apresentação, de representação e de transmutação – digitais e analógicas – bem como a dinâmica das mudanças e transformações que alteram a forma e a função dos meios existentes explorando a sua elasticidade e plasticidade. Desta forma, fomentando a pesquisa em acção e a investigação pela prática num processo criativo, possibilita-se a construção, aquisição e transmissão de conhecimento numa linguagem híbrida.

Os estudantes devem demonstrar o domínio de actividades processuais e transformativas das quais resultem obras de arte contemporânea capazes de provocarem movimentos de diversas qualidades e que amplifiquem a acção humana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Filosofia da arte, teoria e prática, prática reflexiva.

- Desambiguação dos conceitos Mixed Media, Intermedia, Multimédia, New Media, Hypermedia e Moistmedia.

- Arte e multimédia, resenha histórica e antecedentes.

- Arte contemporânea. Comentário e discussão de obras artísticas de Autores contemporaneos reconhecidos.

- As  tecnologias e as técnicas, enquanto meios indispensáveis ao processo de criação artística, bem como a sua importância do ponto de vista epistémico, na percepção e na construção de conhecimento.

- Combinações de quaisquer meios disponíveis para expressão artística – biológicos, analógicos, electrónicos e/ou digitais.

- O potencial semântico dos conceitos, materiais e técnicas com que se concretizam as obras de arte contemporânea e a dialética inerente ao diálogo do artista com os conceitos e materiais que utiliza ou rejeita no ‘fazer’ das suas experiências artísticas.

- Formas de expressão híbridas e a fluidez na fusão de meios analógicos e digitais.

- Será facilitado aos estudantes o acesso a modernas linguagens de programação, de computadores e de microcontroladores, para que estas também possam ser utilizadas como meios no processo de criação artística multimédia.

Bibliografia Obrigatória

Kahn, D.; Noise, Water, Meat: A History of Sound in the Arts, MIT, 1999

Bibliografia Complementar

Baker, G.; Entr’acte, 2003
Barton, B.; Subjectivity [] Culture [] Communications [] Intermedia: A Meditation on the“ impure interactions” of Performance and the“ in-between” Space of Intimacy in a Wired World., 2008
Bennett, P., & O’Modhrain, S. ; Towards Tangible Enactive Interfaces, 2007 (In Proceedings of ENACTIVE/2007)
Benjamin Walter; The^work of art in the age of mechanical reproduction. ISBN: 978-0-141-03619-9
Bongers, B.; Interactivation - Towards an E-cology of People, Our Technological Environment, and the Arts., 2006
Breder, H., & Busse, K.-P. (Eds.); Intermedia: Enacting the Liminal. , Books On Demand., 2005
Christensen, R. C.; The Art of Noise after Futurism, Nordic Network of Avant-Garde Studies.
Cseres, J.; In Between as a Permanent Status: Milan Adamčiak’s Version of Intermedia., Leonardo Music Journal, 2009
Corrigan, R. W.; The First Ten Years. The Tulane Drama Review, 10(4), 1966
Eskilson, S.; Thomas Wilfred and Intermedia: Seeking a Framework for Lumia, Leonardo, 2003
Foster, H.; Dada Mime., 2003
Frank, P.; The Arts in Fusion: Intermedia Yesterday and Today, H. Breder & K.-P. Busse , 2005
Glusberg, J.; From Leonardo to Intermedia Revolution, 1980
Foster, S.; The Signifying Body: Reaction and Resistance in Post-modern Dance., Theatre Journal, 1985
Fornäs, J.; Passages Across Thresholds: Into the Borderlands of Mediation., 2002 (Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies.)
Fornäs, J., Klein, K., Ladendorf, M., Sundén, J., & Sveningsson, M. ; Into Digital Borderlands. In digital borderlands cultural studies of identity and interactivity on the internet., New York: Peter Lang., 2002
Hertz, P.; Synesthetic Art: An Imaginary Number?, Leonardo, 1999
Higgins, D.; Intermedia. The Something Else NEWSLETTER, 1966
Higgins, D.; Intending. The Something Else NEWSLETTER, 1966
Higgins, D.; Boredom and Danger, The Something Else NEWSLETTER, 1968
Higgins, D.; The Origin of Happening., American Speech, 1976
Higgins, D.; The New Humanism, PAJ: A Journal of Performance and Art, 1979
Higgins, D.; Horizons, Roof Books., 1998
Higgins, D., & Higgins, H. ; Intermedia, Leonardo, 2001
Higgins, D.; Manifestos - Great Bear Pamphlet by Something Else Press., Something Else Press., 1966
Higgins, D., & Zurbrugg, N. ; Looking Back, PAJ: A Journal of Performance and Art, 1999
Higgins, H.; Intermedial Perception or Fluxing Across the Sensory, The International Journal of Research into New Media Technologies, 2002
Kaplan, J. A., Hendricks, B., Hendricks, G., Higgins, H., & Knowles, A.; Flux generations., Art Journal, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, de demonstração, de discussão, oficinais e de apresentação dos trabalhos realizados.

 

É proposto aos estudantes a exploração de processos metodológicos iterativos, em que a própria metodologia seja continuamente analisada, reconsiderada e redesenhada para responder às necessidades de cada novo momento no processo de criação artística, ou seja, um processo de criação que integra, molda e determina a metodologia e em que a metodologia pode não determinar o processo de criação.

Software

Max, Proccessing e Arduino IDE

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 240,00
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 288,00
Total: 648,00

Obtenção de frequência

Presença em mais de 70% das aulas e média das classificações dos projetos desenvolvidos positiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada pela seguinte fórmula: (Assíduidade)*20% + (Média ponderada das classificações dos trabalhos realizados)*80%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-18 às 08:42:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais