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Arte, Comunicação e Cultura Visual

Código: ACCV01     Sigla: ACCV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 12 Plano de Estudos do MADEP_Publicação em DR de 19/10/2017 1 - 9 72 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos de operatividade da arte e do design, da comunicação e da cultura visual, ancorada no estudo do pensamento crítico da contemporaneidade a partir do final do séc. XX e tendo em conta as contaminações mútuas entre todos aqueles campos. Suportada pela ideia de que não existe território de visualidade fora do cultural e do político, a unidade curricular pretende-se como instigadora de uma pesquisa interdisciplinar no entendimento da cultura contemporânea de forma multifacetada e dinâmica. Os estudantes serão incentivados a investigar temas e a delimitar o seu campo de pesquisa, desenvolvendo conteúdos (artigo/ensaio/capítulo) de acordo com os seus interesses de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver conhecimentos no campo da reflexão teórica sobre arte contemporânea. Promover o pensamento sobre as questões de comunicação em arte e design. Produzir conexões entre a perspectiva criativa e o conhecimento dos processos perceptivos e comunicacionais em arte e design contemporâneo. Desenvolvimento de ferramentas críticas e analíticas de textos seminais na área da cultura visual e dos estudos culturais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Através de um conjunto de módulos procura-se problematizar a noção de espaço público, interrogando-a do ponto de vista histórico, económico, social, estético, comunicacional.
– a forma como a emergência do espaço e opinião públicos esteve ligada à reestruturação social, linguística e perceptiva que decorreu da transição das sociedades orais para as sociedades letradas, acelerando-se este processo com a invenção da imprensa e dos meios de comunicação audiovisual.
– através da história paralela da economia e da legislação de direitos de autor enquadra-se a modificação de carácter da esfera pública com o advento do capitalismo, que a tornaria numa forma de defender interesses e propriedades privados. Procura-se compreender a forma como estes interesses afectam a expressão intelectual.
– através da critica histórica de várias tentativas de alcançar e impor uma linguagem universal, procura-se compreender os usos narrativos e políticos da tradução, particularmente quando recorre a um discurso gráfico.
– procura-se entender o uso de espaço como metáfora e estrutura narrativa, bem como as novas geografias e teorias do espaço (Henri Lefebvre, Michel de Certeau, Edward Soja)
- são abordadas as questões basilares dos chamados Estudos culturais e da Cultura Visual, bem como a questão da representação e o Pós-feminismo para os discursos culturais contemporâneos.
- através do entendimento da importância do Pós-moderno será traçada uma Crítica da visão tida como crucial na contemporaneidade.

Bibliografia Obrigatória

Foster, Hal; Vision and Visuality, Bay Press, Seattle, 1988
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Foster Hal 340; The anti-aesthetic. ISBN: 0-941920-01-1
Krauss Rosalind; La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. ISBN: 84-206-7135-5
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Lyotard Jean-François; O pós-moderno explicado às crianças
Lyotard Jean-François; A^condição pós-moderna
Rose Gillian; Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6
Sturken Marita; Practices of looking. ISBN: 0-19-874271-1 36.65
Wallis Brian 340; Art after modernism. ISBN: 0-87923-632-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição e discussão dos temas apresentados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Aulas de exposição e discussão dos temas apresentados.

Fórmula de cálculo da classificação final

Debate de Bibliografia Obrigatória e Participação nas Aulas 15%                                                                          

Trabalho de Campo (1º Resumo + 2º Resumo) 40%                                                                                 

Trabalho Escrito Original (inclui Investigação + Discussão) 45%

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