Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > THCN500

Teoria e História do Cinema

Código: THCN500     Sigla: THCN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 10 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema no contexto ocidental, de modo a o aluno poder desenvolver uma perspectiva fundamentada sobre as linguagens massificadas que usam a imagem em movimento e outras abordagens da mesma matéria. 

Resultados de aprendizagem e competências

Compreensão do modo como, partindo do teatro, do cinema e da literatura, o cinema forjou princípios de organização conceptual e formal próprios.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Nomenclatura do cinema e impressão de realidade
2- Arqueologia do cinema : Lumière e Méliès
3- Imagem e movimento
4- Percepção sonora
5- A escola teórica francesa e o cinema soviético
6- As visões do Expressinonismo Alemão : estética, história social e política
7- O cinema de Hollywood : a dimensão industrial e os grandes géneros
8- A teoria realista: Sigmund Kracauer e André Bazin
9- O neo-realismo : Roberto Rossellini e o cinema italiano
10- Os Cineastas-Teóricos
11- O Cinema Português : Manoel de Oliveira, António Reis/Margarida Cordeiro, Pedro Costa

Bibliografia Obrigatória

GRILO, João Mário; As Lições de Cinema
BRESSON, Robert; Notas sobre o CInematógrafo
BAZIN, André; O que é o cinema?
DELEUZE, Gilles; O cinema (volumes 1 e 2)
MORIN, Edgar; O cinema ou o homem imaginário
TUDOR, Andrew; Teorias do cinema

Bibliografia Complementar

KRACAUER, Siegfried; De Caligari a Hitler
COSTA, João Benard da; Histórias do cinema

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cadeira teórica. As aulas contemplam a análise de textos teóricos fundamentais e o visionamento de trabalhos paradigmáticos da história do cinema, directamente relacionados com as temáticas leccionadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 16,00
Total: 16,00

Obtenção de frequência

Sim.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade e participação - 25%

Trabalho Escrito - 50%

Prova oral - 25%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 13:45:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias