Práticas da Escultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
28 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
3 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos
1- Promover e consolidar, em ambiente pluridisciplinar, o envolvimento dos alunos em projectos de produção e criação autónomos;
2- Diligenciar para que os referidos projectos sejam devidamente articulados com metodologias que favoreçam o estudo dos fenómenos relativos às práticas artísticas contemporâneas;
3 - Promover uma abordagem ecléctica relativamente a meios susceptíveis de enquadramento metodológico na área das práticas artísticas;
4- Fomentar o exercício das práticas artísticas preferencialmente em função de uma experiência prática, no sentido de que só se aprende a desenhar desenhando;
5- Consolidar competências ao nível do enunciado verbal e escrito.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante adquira capacidade para pensar, planear e construir um projecto em concordância com os princípios enunciados na sua proposta de trabalho e no seguimento das orientações previstas no âmbito do programa acordado para a disciplina.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 – O programa para a disciplina Práticas da Escultura é naturalmente flexível. Orienta-se para a realização de trabalhos de investigação autónomos, com base em propostas apresentadas pelos estudantes. Logo, as experiências no domínio teórico e teórico-prático que estruturam o âmbito dos temas a abordar na disciplina estão de algum modo dependentes ou pelo menos em função de cada uma daquelas propostas, salvaguardando-se abordagens que o docente tome como indispensáveis para o entendimento das práticas artísticas contemporâneas.
2 - Tratando-se de uma disciplina opcional oferecida a um universo alargado de estudantes procedentes de variadíssimos sectores da vida universitária, portuguesa e estrangeira (Mobilidade Erasmus e Mobilidade Interna de Estudantes U.P.), o programa da disciplina de Práticas da Escultura promove uma abordagem ecléctica relativamente a ambientes susceptíveis de enquadramento metodológico na área das práticas artísticas, com a ressalva, de que estas mesmas práticas devam obedecer a normativo que releve e investigue a importância do potencial plástico dos diferentes materiais empregues na produção dos artefactos.
Bibliografia Obrigatória
Kwon, M.; One place after another: Site-specific art and locational identity, Massachutts: MIT Press, 2004. ISBN: 0-262-1265-51
AA.VV.; Rodin y la revolución de la escultura. De Camille Claudel a Giacometti, Fundación la Caixa, 2004. ISBN: 84-7664-859-6-7664-859-6
AA.VV.; Constantin Brancusi and Richard Serra and Richard Serra , Beyeler Museum AG and Oliver Wick, 2011. ISBN: 978-3-7913-4562-8-3-7913-4562-8
Richard Serra; Richard Serra. EScritos Y entrevistas. 1972-2008, universidad Pública de Navarra/ Cátedra Jorge Oteiza, 2010. ISBN: 978-84-9769-262-578-84-9769-262-5
Barañano, Cosme María de; Alberto Giacometti. Dibujo, escultura, pintura, lunwerg Editores S. A., 1990. ISBN: 84-7782-111-9
Curtis, Penelope; Sculpture. vertical, Horizontal, closed,open., new Haven: Yale University Press, 2017. ISBN: 9780300227222
Paulino, Carla (Coord.); Curtis, Penelope; The very Impress of the Object, FCG, 2017. ISBN: 978-989-8758-38-5
Observações Bibliográficas
Será facultada extensa bibliografia complementar aos estudantes no decorrer dos trabalhos em desenvolvimento na UC,de acordo coma especificidade dos trabalhos individuais.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1 - Num primeiro momento, o aluno(a) apresenta, nos prazos designados, proposta de projecto individual de trabalho e do lugar da sua intervenção, esclarecedora da prática artística que deseja desenvolver ao longo de todo o semestre, obrigatoriamente em regime de avaliação contínua.
2 - O acompanhamento/orientação do projecto individual de trabalho, decorrerá preferencialmente por dentro do horário definido para a disciplina. Ao docente compete coordenar e regular metodologias que respeitem e melhor interpretem as ideias inerentes a cada um dos diferentes projectos, orientando os alunos para bibliografia e experiências artísticas específicas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho laboratorial |
121,50 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Em regime presencial, salvo outras combinações devidamente autorizadas pelo docente
Fórmula de cálculo da classificação final
1 - Em função do trabalho produzido e do empenho durante as aulas.
2 - São factores de ponderação para a classificação final:
i) a natureza e originalidade do projecto;
ii) o desempenho e capacidade de produção;
iii) a adequação da proposta aos objectivos definidos no âmbito da disciplina;
iv) concretização da exposição/instalação do(s) objecto(s);
v) argumentação;
vi) participação efectiva do estudante nos espaços de oficina
Observações
O atendimento aos estudantes será realizado às terças-feiras às 18h.00, sendo previamente agendadas com a docente com uma semana de antecedência.