Código: | SDI211 | Sigla: | SDI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DC | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
. Leitmotif: “Design e Ecologia Humana - Temáticas para uma cultura de projeto”;
. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;
. Parceiros: Lipor.
. Cada um dos temas estruturais será decomposto em alguns dos seus subtemas em blocos de dez aulas, perspetivando-se em cada semana uma palestra de um convidado da área da indústria e/ou investigação ambiental, cuja atividade assuma o design como valor acrescentado no produto final, analisando-se o papel e implicações das decisões do designer;
Temas
#1. Responsabilidade social;
#2. Inovação;
#3. Sustentabilidade.
Subtemas fundamentais
#1. Direito do Ambiente;
#2. Desenvolvimento Sustentável;
#3. Prevenção de Resíduos;
#4. Comunicação Sustentável;
#5. Educação Ambiental;
#6. Alterações Climáticas;
#7. Gestão da Energia;
#8. Hortas Urbanas e Produtos Biológicos;
#9. Construção Sustentável;
#10. Inovação em contexto empresarial.
#11; #12; #13 Apresentação e discussão do relatório teórico e projetos práticos de reformulação ou conceção de produtos sustentáveis para avaliação e publicação anual, sob a chancela FBAUP-Lipor.
. As aulas assumirão uma abordagem expositiva sobre temas fundamentais do design como área de atividade profissional intrinsecamente relacionada com o Projeto. A intervenção do designer considerando a “razão do meio/contexto” humano e respetivas implicações ambientais;
. Os estudantes deverão trabalhar em grupo (até quatro elementos) sobre alguns dos temas e subtemas fundamentais da disciplina, com o objetivo de fundamentar a abordagem ao projeto, traduzindo-o no final num relatório teórico e num protótipo capaz de perspetivar a reformulação ou criação de um produto sustentável. Ambas as componentes (teórica e prática) serão apresentadas publicamente.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 34,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 33,00 |
Trabalho de investigação | 33,00 |
Total: | 100,00 |
. Como disciplina preponderantemente expositiva, a avaliação do estudante decorrerá do relatório entregue (50%) e pertinência do protótipo desenvolvido (50%), assumindo-se a apresentação pública como um elemento obrigatório e essencial na compreensão e validação da componente teórica e prática;
. Parâmetros específicos (qualidade do relatório e protótipo complementar). Grelha de avaliação a apresentar na aula de apresentação e publicada no Moodle da disciplina;
. Presença obrigatória em 75% das aulas: 10 sessões;
. A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% (8 Valores) a qualquer uma das componentes da avaliação.
. Relatório (50%) & protótipo complementar (50%);
. Esta unidade curricular, dada a sua forte componente expositiva, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.
. A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer a discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.
. Como previsto no Regulamento de Avaliação da FBAUP.
. Pela realização de trabalhos teórico e práticos.
. Todos os trabalhos devem ser apresentados ao docente, sob pena de não serem considerados no processo de classificação.