Código: | V201 | Sigla: | V 1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 54 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 2 | - | 4,5 | 45 | 121,5 |
Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspectiva da concepção e realização. Aprendizagem técnica e tecnológica da video-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a concepção, realização audiovisuais: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e análise dos media no cinema e video, convenções e gramática, géneros e estruturas narrativas. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que o video é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.
Ser capaz de perceber e percorrer as três fases essenciais de produção video-cinematográfica: pré-produção, produção e realização, e pós-produção.
Para além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios e projectos práticos de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso audiovisual. 1. Concepção e realização. Iniciação à escrita cinematográfica, do guião à planificação. Organização da pré-produção, edição, produção e pós-produção. 2. Aspectos técnicos e tecnológicos. Câmara, luminância e crominância. Escala de planos, movimentos: espaço e ópticos. Registo e tratamento sonoro. Sistemas de edição video e audio. Edição como técnica narrativa fílmica. 3. Análise do video e do cinema. Plano sequência. Dramaturgia da luz e da cor. Mise-en-scéne (espaço\tempo). Montagem, continuidade, campo e contra-campo. Narrativa em mosaico e paralela. Narrativa linear e narrativa não-linear. Narrativa sincrónica e assincrónica. 4. História do video e do cinema Documentário e ficção. Do cinema clássico às vanguardas video-cinematográficas. Cinema e video de autor. Motion Graphics.
Aulas expositivas de introdução à gramática e história fílmica. Aulas práticas onde se desenvolve técnicas de filmagem, edição, escrita fílmica, realização e produção.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa. Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.
Média ponderada do trabalho desenvolvido e participação efectiva.