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Sociologia da Cultura

Código: SC311     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 84 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 34 81
DC 56 Plano Oficial do ano letivo 2017 3 - 3 34 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarização com a Sociologia enquanto Ciência Social, na sua génese e na actualidade.

Entender a Sociologia da Cultura enquanto ramo capaz de ler a sociedade nas suas dinâmicas de identidade, incorporação de sentido e poder.

Analisar sociologicamente práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Situar a experiência estética na realidade social captando a ressonância do campo artístico no contexto social mais vasto.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de recorrer às perpectivas teóricas e a conceitos da Sociologia para analisar práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Relacionar a produção, distribuição e consumo cultural com o desenvolvimento das sociedades

Reconhecer e descrever o lugar da cultura, da arte e dos artistas na sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Sociologia e perspectivação científica. Ciência, Senso Comum e a falsa transparência do social; Obstáculos epistemológicos. Problema social e problema sociológico. Objecto real e objecto científico. Fenómeno Social Total

Conceitos de Cultura.

A fraca operacionalidade das noções de cultura cultivada, cultura de massas e cultura popular. Superação do etnocentrismo.

O papel da cultura no desenvolvimento das sociedades.

Contributos da Sociologia para a análise das políticas culturais. Espaços sociais de cultura e modos de relação com bens culturais.

Pierre Bourdieu: habitus, campo e outros conceitos-chave. Revisão das obras O Amor pela Arte e As Regras da Arte. Críticas.

A influência dos objectos culturais.

Howard Becker e os mundos da arte.

Produção, recepção, consumo e práticas culturais.

Públicos da cultura e intermediários culturais.

Formas de mediação inovadoras: apresentação de casos.

Bibliografia Obrigatória

Bourdieu Pierre; As regras da arte. ISBN: 85-7164-522-1
Bourdieu Pierre; L. amour de l.art
Riutort Philippe; Primeiras Lições de Sociologia
Costa António Firmino da; "Políticas culturais: conceitos e perspectivas"
Santos Maria de Lourdes Lima dos; "Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas)"
Lopes João Teixeira; "Estranhos no Museu" (in Sociologia, série I, vol.16 (2006))
Lopes João Teixeira; "Reflexões sobre o arbitrário cultural e a violência simbólica" (in Sociologia Problemas e Práticas, nº49 (2005))

Bibliografia Complementar

Certeau Michel de; A^invenção do cotidiano. ISBN: 85-326-1148-6
Michel de Certeau; La culture au pluriel
Bourdieu Pierre; A Distinção

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e participativo.

Análise em grupo de práticas, objectos e discursos do campo cultural.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100%
ou
Assiduidade e participação: 20%+Trabalho de grupo: 80%
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