Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > WD302

Web Design I

Código: WD302     Sigla: WD 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 79 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Adquirir e desenvolver conhecimentos tecnológicos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;

  • Perceber a natureza integradora da WWW e o seu potencial para o desenvolvimento de projetos de design;

  • Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projetos.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Domínio de princípios básicos do design e do projeto de design para a WWW;

  • Domínio do HTML5 para a marcação e estruturação de documentos WWW;

  • Domínio de CSS para o design visual de documentos para múltiplos browsers, tecnologias de acesso e dispositivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A unidade curricular de Web Design I é dedicada à introdução a uma aprendizagem técnica, teórica e tecnológica do medium da WWW, acompanhada pelo desenvolvimento de exercícios e de um projeto de trabalho final. São estudadas as tecnologias HTML e CSS, sendo também introduzidas questões relativas à organização e gestão do projeto de design, à acessibilidade e usabilidade na Web e à integração com outras tecnologias e media.

Bibliografia Obrigatória

Duckett, Jon; HTML & CSS: Design and Build Websites, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-118-00818-8
Cederholm, Dan; CSS3 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 978-0-9844425-2-2
Keith, Jeremy, and Rachel Andrew; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2016. ISBN: 978-1-9375572-5-6

Bibliografia Complementar

Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007. ISBN: 978-0-321-39235-0
Clark, Josh; Designing for Touch, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375572-9-4
Clarke, Andy; Transcending CSS. The Fine Art of Web Design, New Riders, 2007. ISBN: 0-321-41097-1
van Duyne, Douglas K.; Landay, James A.; Hong, Jason I.; The Design of Sites: Patterns for Creating Winning Web Sites, Prentice Hall, 2007. ISBN: 0-13-134555-9
Jehl, Scott; Responsible Responsive Design, 2014. ISBN: 978-1-937557-16-4
Kissane, Erin; The Elements of Content Strategy, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-5-3
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Marcotte, Ethan; Responsive Design: Patterns & Principles, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-4-8
McGrane, Karen; Going Responsive, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-1-7
Mathis, Lukas; Designed for Use: Usable Interfaces for Applications and the Web, The Pragmatic Bookshelf, 2011. ISBN: 978-1-93435-675-3
Nielsen, Jakob; Designing Web Usability, New Riders, 2000. ISBN: 1-56205-810-X
Nielsen, Jakob; Budiu, Raluca; Mobile Usability, New Riders. ISBN: 978-0-321-88448-0
Santa Maria, Jason; On Web Typography, A Book Apart, 2014
Scott, Bill; Neil, Theresa; Designing Web Interfaces: Principles and Patterns for Rich Interactions, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-51625-3
Vinh, Khoi; Ordering Disorder: Grid Principles for Web Design, New Riders, 2011. ISBN: 978-0-321-70353-8
Walter, Aaron; Designing for Emotion, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-1-937557-01-1
Wroblewski, Luke; Mobile First, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-1-937557-03-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projetos. Os exercícios visam a exploração, solidificação e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos, o projeto tem como objetivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procura-se desenvolver a capacidade crítica dos estudantes através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de design.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 24,00
Frequência das aulas 92,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 140,00

Fórmula de cálculo da classificação final

As classificações finais são calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios (50%) e projetos (50%) realizados, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos estudantes nas aulas e demais atividades letivas.

Melhoria de classificação

Apenas por frequência posterior da disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:10:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias