Web Design I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Adquirir e desenvolver conhecimentos tecnológicos, teóricos e práticos sobre o design para a World Wide Web;
- Perceber a natureza integradora da WWW e o seu potencial para o desenvolvimento de projetos de design;
- Encorajar uma postura crítica e reflexiva, promovendo hábitos de argumentação e discussão de projetos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Domínio de princípios básicos do design e do projeto de design para a WWW;
- Domínio do HTML5 para a marcação e estruturação de documentos WWW;
- Domínio de CSS para o design visual de documentos para múltiplos browsers, tecnologias de acesso e dispositivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade curricular de Web Design I é dedicada à introdução a uma aprendizagem técnica, teórica e tecnológica do medium da WWW, acompanhada pelo desenvolvimento de exercícios e de um projeto de trabalho final. São estudadas as tecnologias HTML e CSS, sendo também introduzidas questões relativas à organização e gestão do projeto de design, à acessibilidade e usabilidade na Web e à integração com outras tecnologias e media.
Bibliografia Obrigatória
Duckett, Jon; HTML & CSS: Design and Build Websites, John Wiley & Sons, 2011. ISBN: 978-1-118-00818-8
Cederholm, Dan; CSS3 for Web Designers, A Book Apart, 2010. ISBN: 978-0-9844425-2-2
Keith, Jeremy, and Rachel Andrew; HTML5 for Web Designers, A Book Apart, 2016. ISBN: 978-1-9375572-5-6
Bibliografia Complementar
Brown, Daniel M.; Communicating Design. Developing Web Site Documentation for Design and Planning, New Riders, 2007. ISBN: 978-0-321-39235-0
Clark, Josh; Designing for Touch, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375572-9-4
Clarke, Andy; Transcending CSS. The Fine Art of Web Design, New Riders, 2007. ISBN: 0-321-41097-1
van Duyne, Douglas K.; Landay, James A.; Hong, Jason I.; The Design of Sites: Patterns for Creating Winning Web Sites, Prentice Hall, 2007. ISBN: 0-13-134555-9
Jehl, Scott; Responsible Responsive Design, 2014. ISBN: 978-1-937557-16-4
Kissane, Erin; The Elements of Content Strategy, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-5-3
Marcotte, Ethan; Responsive Web Design, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-0-9844425-7-7
Marcotte, Ethan; Responsive Design: Patterns & Principles, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-4-8
McGrane, Karen; Going Responsive, A Book Apart, 2015. ISBN: 978-1-9375573-1-7
Mathis, Lukas; Designed for Use: Usable Interfaces for Applications and the Web, The Pragmatic Bookshelf, 2011. ISBN: 978-1-93435-675-3
Nielsen, Jakob; Designing Web Usability, New Riders, 2000. ISBN: 1-56205-810-X
Nielsen, Jakob; Budiu, Raluca; Mobile Usability, New Riders. ISBN: 978-0-321-88448-0
Santa Maria, Jason; On Web Typography, A Book Apart, 2014
Scott, Bill; Neil, Theresa; Designing Web Interfaces: Principles and Patterns for Rich Interactions, O'Reilly, 2009. ISBN: 978-0-596-51625-3
Vinh, Khoi; Ordering Disorder: Grid Principles for Web Design, New Riders, 2011. ISBN: 978-0-321-70353-8
Walter, Aaron; Designing for Emotion, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-1-937557-01-1
Wroblewski, Luke; Mobile First, A Book Apart, 2011. ISBN: 978-1-937557-03-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolve-se segundo um modelo teórico-prático que alterna aulas formativas com aulas dedicadas ao desenvolvimento de exercícios e projetos. Os exercícios visam a exploração, solidificação e consolidação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas específicos, o projeto tem como objetivo a aplicação prática desses conhecimentos em articulação com a aprendizagem adquirida ao longo do curso. Procura-se desenvolver a capacidade crítica dos estudantes através da análise e discussão coletiva dos trabalhos desenvolvidos na aula e de outros projetos de design.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
24,00 |
Frequência das aulas |
92,00 |
Trabalho laboratorial |
24,00 |
Total: |
140,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
As classificações finais são calculadas a partir da média ponderada das avaliações dos exercícios (50%) e projetos (50%) realizados, e da sua articulação com uma avaliação qualitativa da assiduidade e participação dos estudantes nas aulas e demais atividades letivas.
Melhoria de classificação
Apenas por frequência posterior da disciplina.