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Laboratório de Som e Imagem

Código: LSI202     Sigla: LSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://lsi.fba.up.pt
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 70 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 6 60 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-25.

Campos alterados: Bibliografia Complementar, Software de apoio à Unidade Curricular

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

-Aprendizagem dos fundamentos básicos de programação e interactividade para a criação de peças audiovisuais;
-Compreensão histórica da arte interactiva e do uso do computador como ferramenta de criação;
-Adquirir novas ferramentas para criação;

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes serão capazes de:
- De criar peças audiovisuais digitais através da exploração de código em Processing;
- De recorrer a estratégias algorítmicas para atingir múltiplos resultados visuais de um mesmo código fonte;
- Experimentar diferentes outputs para as peças visuais: impressão, animação/vídeo, aplicação interactiva.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Iniciação à programação, com Processing, no contexto das artes visuais com o objetivo de introduzir os estudantes a conceitos fundamentais da programação, e dar ferramentas para que sejam capazes de utilizar o software e a tecnologia como fonte de criação artística;

Serão explorados os fundamentos da programação (funções, variáveis, estruturas de controlo, aleatoriedade, etc..), a interação com som e a comunicação com outros outros softwares e interfaces.

Serão propostos exercícios que levem à exploração de peças visuais que tirem partido das características generativas, interativas e aleatórias do software. Serão também explorados diversos “outputs” desde digitais (como animações gráficas em vídeo, online ou aplicações stand-alone), como físicos (impressão em papel).

Bibliografia Obrigatória

Maeda, John; Maeda @ Media, 2000
Reas, C. & Chandler McWilliam; Form+Code in Design, Art, and Architecture, 2010
Shifman, Daniel; Learning Processing, 2008

Bibliografia Complementar

Bellos, Alex; Alex’s Adventures in Numberland, 2011
Maeda, John; Design By Numbers, 1999
Maeda, John; Creative Code: Aesthetics + Computation, 2004
Whitney, John; Digital Harmony: On the Complementarity of Music and Visual Art, 1980
Leavitt, Ruth; The Artist and the Computer, 1976

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas de carácter essencialmente prático onde serão abordados passo a passo conceitos fundamentais de programação;
- Cada conteúdo programático e processo técnico será ensinado através de casos e exercícios práticos, sempre com objectivos de outputs visuais;
- Paralelamente aos conceitos técnicos será feita também uma abordagem à historia da arte interactiva e do uso do computador para resultados artísticos.

Software

Processing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 54,00
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados quantitativos das várias componentes de avaliação. Os projetos que careçam de acompanhamento ou documentação terão avaliação nula.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todas as situações em que os alunos possuam estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) terão tratamento específico, sendo fundamental o contacto atempado com o docente.

Melhoria de classificação

Apenas através de repetição da unidade curricular.

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