Código: | LSI202 | Sigla: | LSI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design Comunicacao |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://lsi.fba.up.pt |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Design de Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DC | 70 | Licenciatura em Design de Comunicação | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Iniciação à programação, com Processing, no contexto das artes visuais com o objetivo de introduzir os estudantes a conceitos fundamentais da programação, e dar ferramentas para que sejam capazes de utilizar o software e a tecnologia como fonte de criação artística;
Serão explorados os fundamentos da programação (funções, variáveis, estruturas de controlo, aleatoriedade, etc..), a interação com som e a comunicação com outros outros softwares e interfaces.
Serão propostos exercícios que levem à exploração de peças visuais que tirem partido das características generativas, interativas e aleatórias do software. Serão também explorados diversos “outputs” desde digitais (como animações gráficas em vídeo, online ou aplicações stand-alone), como físicos (impressão em papel).
- Aulas de carácter essencialmente prático onde serão abordados passo a passo conceitos fundamentais de programação;
- Cada conteúdo programático e processo técnico será ensinado através de casos e exercícios práticos, sempre com objectivos de outputs visuais;
- Paralelamente aos conceitos técnicos será feita também uma abordagem à historia da arte interactiva e do uso do computador para resultados artísticos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 54,00 |
Estudo autónomo | 24,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 24,00 |
Total: | 162,00 |
Classificação final igual ou superior a 10 valores.
Média ponderada dos resultados quantitativos das várias componentes de avaliação. Os projetos que careçam de acompanhamento ou documentação terão avaliação nula.
Todas as situações em que os alunos possuam estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) terão tratamento específico, sendo fundamental o contacto atempado com o docente.
Apenas através de repetição da unidade curricular.