Código: | THF500 | Sigla: | THF |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://esquerdadireitaesquerda.wordpress.com |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
AP | 33 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 3 | 34 | 81 |
4 |
Se todas as fotografias são por natureza ‘de história’, a questão que se coloca, no âmbito da sua historiografia é, qual a natureza dessa História e que metodologias se adequam ao tratamento do seu extenso e ilimitado arquivo. De outra forma, quais os enunciados adequados para investigar a imagem fotográfica como um intermédia disciplinar, a par da dispersão de técnicas, imagens e afinidades literárias e científicas que a compõem.
O objectivo da unidade curricular de Teoria e História da Fotografia é o de introduzir uma leitura política, ética e crítica sobre a imagem fotográfica, que decomponha essa dispersão interdisciplinar.
Invertendo e cruzando a cronologia da sua História, é possível reagir à sua condição anacrónica, contribuindo para distinguir os modos de ver que intersectam a sua Teoria e a sua História.
Nesse sentido pretende-se problematizar a crescente iliteracia visual que, com a celeridade da apropriação e circulação da imagem fotográfica, caracteriza a sua condição contemporânea.
São analisados os seus principais formatos de circulação — publicação, exposição, ecrã — e as lógicas de recepção crítica, em particular, as condições de produção que a definem, dentro e fora do contexto português.
1.«Olho de vidro, uma história da fotografia»: modos de ver depois de Walter Benjamin e John Berger
2. «A História da Fotografia, A história das Fotografias, As Histórias da Fotografia, e as histórias das Fotografias»: intersecções cronológicas e afinidades artísticas e científicas.
3. Livros de desassossego: Pessoa, Palla&Martins e a História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997 (António Sena, 1998).
4. A Fotografia na Estante: o livro ilustrado antes e depois de 1839.
5. Fotografia e Literatura: aventuras no país das maravilhas.
6. Fotografia e Pintura: instrumento auxiliar, pictorialismo e neo-pictorialismo.
7. Esculpir o Tempo: fotografar o tempo, decompor o movimento
8. Exposições fotográficas: uma pequena história com poucas imagens.
Aulas expositivas, intercaladas com aulas de apresentação e crítica dos trabalhos individuais.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação consiste na realização de dois ensaios críticos, de desenvolvimento individual, e respectiva apresentação pública em aula.
Para o cálculo da avaliação final são considerados os seguintes factores:
1. Aquisiçao, aplicação e articulação de conhecimentos específicos.
2. Curiosidade científica;
3. Cumprimento de prazos
4. Assiduidade (É obrigatória a frequência mínima de 75% das aulas.)
Selecção bibliográfica
Barthes, Roland (1980), La chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Gallimard.
Batchen, Geoffrey (1997), Burning with desire, the conception of photography. Cambridge, Massachusetts, London: mit Press.
Batchen, Geoffrey (2002), Each Wild Idea. Cambridge, Massachusetts, London: The mit Press.
Benjamin, Walter (1931), Pequena História da Fotografia in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
Cadava, Eduardo (1997), Words of Light, theses on the photography of history. New Jersey, Princeton University Press.
Crimp, Douglas (2000), On the Museum’s Ruins. Cambridge, Massachusetts, London, mit Press.
Debat, Michelle (2003), La photographie et le livre. Paris, Trans Photographic Press.
Edwards, Elizabeth; Hart, Janice (2004), Photographs Objects Histories, On the Materiality of Images. New York: Routledge.
Flússer, Vilém (1998), Ensaio sobre a fotografia, para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’Água.
Frade, Pedro Miguel (1992), Figuras de Espanto, a fotografia antes da sua cultura. Lisboa: Edições Asa.
Freund, Gisèle (1989), Fotografia e Sociedade. Lisboa,Vega.
Gernsheim, Helmut; Gernsheim, Alison (1969), The History of Photography 1685-1914: from the camera obscura to the beggining of the modern era. New York, McGraw Hill Books.
Ivins, William M. (1969), Prints and Visual Communication. Cambridge, Mass, The MIT Press.
Moholy-Nagy, Laszlo (1969), Painting, Photography, Film. London, Lund Humphries Publishers.
Newhall, Beaumont (1982), The history of photography: from 1839 to the present day, 5th and revised edition. NY, MoMA.
Sena, António (1991), Uma História da Fotografia. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Sena, António (1998), História da Imagem Fotográfica em Portugal 1839-1997. Porto, Porto Editora.
Sontag, Susan (1979) - On Photography. London: Penguin Books, Art&Applied Arts.
Tagg John (1988), The Burden of representation essays on photographic histories. London, Pallgrave MacMillan
Talbot, William Henry Fox (1844-46), The Pencil of Nature. New York, Da Capo Press, (2.ª edição, 1968).